Farofa-fa

Tenho que confessar uma coisa! Ao contrário da maioria dos brasileiros, eu NÃO curto farofa. Isso não quer dizer que a deteste, mas dispenso sem nenhum pesar. Uma vez até disse para a minha mãe que eu e a farofa não nos damos bem.

Acontece que sábado passado fui jantar no Bassi, alí na rua 13 de maio em São Paulo, e aquela farofa me fez suspirar. Ela é muito mais úmida que as farofas que encontramos por aí. Na hora pensei: vou tentar reproduzir esta delicinha.

E foi ontem a noite mesmo que resolvi tentar a proeza. Eu não me ative muito aos ingredientes da farofa original, tentei mesmo foi reproduzir a textura e umidade originais. Aproveitei que um colega de trabalho do meu marido havia nos presenteado com uma farinha de mandioca magnífica, vinda de Goiás, e coloquei as mãos à obra.

Farofa úmida

Farofa úmida

Coloquei numa panela um fio de óleo e manteiga e levei ao fogo para derreter. Juntei uma cebola grande em pedaços médios e, assim que ela estava transparente, juntei bacon picado e deixei que dourassem. Logo depois adicionei banana da terra já grelhada (e douradinha) e 3 ovos ligeiramente batidos. Mexi até os ovos cozinharem e ficarem quebrados.

Observei bem a quantidade de ingredientes que tinha na panela e coloquei aproximadamente a mesma quantidade de farinha de mandioca. Finalizei com um punhado de cheiro verde picado.

Para conseguir a textura da farofa que havia comido, coloquei uma xícara de água, corrigi o sal e servi com uma carninha.

Farofas são muito democráticas, você pode acrescentar vegetais, talos de verduras como de brócolis ou couve, linguiça, cenoura ralada ou o que encontrar na geladeira. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s