TOP 10: Molhos para salada

Salada não pode faltar nas nossas mesas. Porém, repetir sempre as mesmas coisas, sentir sempre o mesmo sabor, desanima qualquer um a comê-la.

Para dar um sabor especial à saladinha de todo dia é imprescindível mudar o molho que a acompanha. Muitas vezes as verduras chegam em maços grandes e acabamos comendo os mesmos ingredientes da salada por vários dias. Variando o molho, deixamos as refeições mais animadas.

1. Molho básico

molho básico

Molho básico

Um molho para salada, para ter um sabor equilibrado, tem uma regrinha infalível. Você coloca num frasco com tampa 3 medidas de azeite, uma medida de vinagre ou limão e sal a gosto. Dá uma bela chacoalhada e voilà, pode temperar sua saladinha.

Ao manter esta proporção você pode criar inúmeros molhos diferentes adicionando metade da medida de vinagre e metade de suco de maracujá para as três de azeite. E olha, você pode fazer molho para uma pessoa com 1/2 colher de sopa de vinagre para 1 1/2 de azeite ou para um batalhão colocando 1/2 xícara de vinagre para 1 1/2 de azeite.

 

2. Molho de manjericão

Bata no liquidificador o azeite com folhas de manjericão limpas e secas. Passe pela peneira.

Num vidro com tampa coloque o azeite batido com manjericão e a medida proporcional de vinagre, junte sal e chacoalhe bem e já pode servir. Este molho fica ótimo em saladas com queijos.

 

3. Molho da Cozinha da Clau

Molho da Cozinha da Clau

Molho da Cozinha da Clau

Comece colocando 2 colheres de sopa de alguma geleia, mel ou geleia diet que tiver em casa. Neste caso eu usei geleia de laranja mas, na Cozinha, servi com geleia de figo, de uva, de manga, de pera.. O que tiver.

Adicione 3 colheres de sopa de mostarda amarela ou Dijon. Aí vem a vez de 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico e 1 colher de chá de sal. Misture todo mundo muito bem.

Junte o azeite em fio, sem parar de bater. Bata como quem bate ovos para fazer omelete. Coloque azeite até que o molho fique grossinho e sedoso.

Guarde o molho num vidro com tampa e conserve na geladeira. Aí é só ter umas folhinhas lavadas e se servir.

 

4. Molho de gorgonzola

Bata no liquidificador o azeite gorgonzola esfarelado até ficar homogêneo. Junte metade da medida do vinagre e um pouquinho de mel. Bata novamente e sirva.

 

5. Molho de limão siciliano

Num vidro coloque o azeite e, no lugar do vinagre, coloque suco de limão siciliano. Junte também as raspinhas da casca do limão. Adicione sal e um tantinho de mel. Chacoalhe bem e sirva. Fica excelente em saladas com salmão defumado ou em saladas com algum peixe grelhado e em lascas.

 

6. Molho de nozes

Numa frigideira aquecida (sem nada) toste algumas nozes por 1 minutinho sem parar de mexer.

Retire as nozes da frigideira para que esfriem e não queimem.

Bata no liquidificador o azeite com as nozes tostadas. Passe pela peneira.

Num vidro com tampa coloque o azeite batido com nozes e a medida proporcional de vinagre, junte sal e chacoalhe bem e já pode servir.

 

7. Molho de iogurte

Molho de iogurte

Molho de iogurte

Bata no liquidificador iogurte natural adoçado (com mel, açúcar ou adoçante), azeite (1 colher de sopa para cada potinho de iogurte), sal e 1 colher de café de alho picado.

Coloque o molho obtido numa tigelinha ou molheira e misture ervas picadas. Pode ser cheiro verde, hortelã, dill… o que estiver à disposição.

Substitua as ervas por mostarda e bata junto no liquidificador. Fica delicioso também.

 

8. Molho de morango

Numa tigela coloque 2 colheres de sopa de geleia de morango (de preferência daquelas que tem pedacinhos da fruta), vinagre e sal. Misture tudo.

Junte o azeite em fio, mexendo sempre, como quem bate ovos para omelete. Adicione azeite até que o molho engrosse e fique sedoso.

Troque o sabor da geleia e varie o sabor do molho.

 

9. Molho de manga

Bata no liquidificador o azeite, cubos de manga madura, o vinagre e sal. Passe pela peneira e sirva.

Este molho fica excelente com abacaxi no lugar da manga.

 

10. Molho asiático

Num pote com tampa coloque 1/2 xícara de azeite, 1 colher de café de alho micropicado, 1/2 colher de chá de curry em pó, 1/4 de xícara de shoyu e 2 colheres de sopa de mel e 3 colheres de sopa de vinagre. Chacoalhe bem e sirva.

Conserve em geladeira.

 

 

 

 

Anúncios

3 pensamentos sobre “TOP 10: Molhos para salada

  1. Pingback: Início de ano é sempre assim | Com o que tem na geladeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s