TOP 10: pratos da Cozinha da Clau

Gente, estou muito emocionada com este post. Pela primeira vez vou compartilhar algumas das receitas dos pratos que servia na Cozinha da Clau. A emoção foi pela quantidade de pedidos e o tanto de gente saudosa da minha comida. Obrigada por tanto carinho e consideração.

O número de pratos pedidos foi tão grande que terei que fazer dois TOP 10 para dar conta de todos. Por isso, aguardem que já já vem mais receitinhas da Cozinha da Clau por aí.

Vamos às receitas?

1. Risoto de limão siciliano com queijo brie

Risoto de limão siciliano e queijo brie

Risoto de limão siciliano e queijo brie

Aqueça azeite numa panela grande, refogue nele 1 cebola média picada sem deixar dourar. Acrescente duas xícaras de arroz arbóreo e mexa até que o grão fique bem branco no centro mas com uma capinha transparente. Acrescente 2 xícaras de vinho branco e mexa até evaporar. Junte então suco de dois limões sicilianos, mexendo sempre.

Assim que o suco secar, adicione caldo de legumes aos poucos, adicionando mais caldo sempre que a mistura secar. Faça isso até que os grãos do arroz estejam al dente. Eles não podem ficar moles demais. O que deve durar de 15 a 20 minutos, dependendo do arroz.

Um pouquinho antes do arroz chegar no ponto acrescente as raspinhas dos 2 limões sicilianos utilizados e corrija o sal. Além disso, para equilibrar a acidez excessiva, acrescente também 1 colher de sopa de açúcar.

Sirva imediatamente com uma fatia generosa de queijo brie por cima.

Obs. O queijo não deve estar gelado para não esfriar o risoto.

Obs 2: Para o meu paladar, o brie combina melhor com este risoto do que o parmesão já que é mais untuoso e faz uma ótima harmonização com o azedinho do limão. Entretanto, se preferir o clássico parmesão, fica muito bom também.

Obs 3: Utilizo uma xícara de chá de arroz arbóreo cru para cada duas pessoas e 1 limão siciliano para cada xícara de arbóreo. Esta é a proporção secreta. Você pode reduzir ou aumentar a receita a vontade.

 

2. Filet de frango a milanesa

Filet de frango a milanesa

Filet de frango a milanesa

Comece comprando os filets de frango mais fininhos que encontrar. Se não conseguir, coloque os flilet mais grossinhos entre dois plásticos e bata com um martelinho até que fiquem bem finos mas sem quebrar.

Tempere os filets com sal, pimenta do reino, alho bem picado, um tico de vinagre e óleo. (segredo 1: para a casquinha grudar é necessário colocar óleo no tempero, caso contrário ela fica se soltando depois).

Passe os filets já temperados por farinha de trigo, depois por claras de ovos e por último em farinha de rosca. (segredo 2: utilize apenas as CLARAS, assim a fritura não espumará e não escurecerá. Já notaram que quando utililizamos as gemas os filets que fritamos por último ficam escuros demais? Assim você pode fritar muitos filets e todos ficarão douradinhos e lindos como os da foto).

Aqueça óleo em uma frigideira e frite os filets aos poucos. Se lotarmos a frigideira, o óleo esfria e, em vez de fritarmos, cozinharemos os filets em óleo.

Vire assim que estiverem dourados do lado de baixo e retire da frigideira quando estiverem completamente dourados e crocantes. Deixe em papel absorvente até a hora de servir.

 

3. Costelinhas suínas ao barbecue

Costelinha suína ao barbecue

Costelinha suína ao barbecue                                                                                               Foto: Henrique Peron

Compre costelinhas altas e carnudas.

Arrume as costelinhas num refratário e tempere-as com sal, pimenta do reino e alho picado. Pincele uma porção generosa de molho barbecue de boa qualidade em cada uma delas. Deixe marinar por 1h, pelo menos.

Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido por 40 minutos.

Retire o refratário do forno, retire o papel alumínio e pincele novamente as costelinhas, desta vez com uma mistura de 1 xícara de molho barbecue com meia xícara de açúcar mascavo.

Retorne o refratário para o forno e deixe por mais 30 minutos. Sirva bem quentinha com purê de batatas e legumes no vapor.

 

4. Banoffe pie

Banoffee pie

Banoffee pie

Esta é uma torta bem tradicional e muitas vezes encontramos receitas bem complexas dela. Como aqui gostamos de trabalhar com receitas para a vida real, vou dar uma verão mais simples e ainda assim deliciosa da banoffee.

Triture um pacote de bolacha maisena no liquidificador até irar uma farinha.

Coloque a bolacha triturada numa tigela e adicione meio tablete de manteiga derretida, mexendo com as pontas dos dedos até ficar homogênea e com aparência de uma farofa.

Corte 5 bananas maduras em rodelas e grelhe dos dois lados em um pouco de manteiga, só até ficar levemente dourada.

Bata o chantilly. Coloque na batedeira uma garrafinha de creme de leite fresco bem gelado (deixe uns 10 minutinhos no freezer antes de bater), 1 ou 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de chá de baunilha. Bata até fazer picos moles quando você encostar as costas de uma colher no creme e puxar para cima.

Montagem: forre a travessa em que for servir com a massinha de bolacha, apertando bem. Arrume as rodelas de banana sobre a massa e cubra-as com doce de leite (o melhor que conseguir). Nivele o doce de leite e, por cima dele, cubra com chantilly.

Muitas vezes sobra um pouco de chantilly. Você pode congelá-lo ou guardar na geladeira e consumir em 2 dias.

 

5. Crumble de maçãs

Cruble de maçã

Cruble de maçã                                                                                    Foto: Henrique Peron

Numa tigela pique 3 maçãs pequenas ou 2 grandes em cubos médios. Adicione suco de meio limão, 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1/2 colher de chá de canela e 1/3 de xícara de uvas passas sem sementes.

Misture tudo e reserve.

Numa outra tigela coloque 1 xícara de farinha e 1/2 xícara de açúcar e misture bem. Adicione 1 xícara de manteiga em cubos gelada. Misture com a ponta dos dedos até obter o ponto de uma farofa grossa. Não é necessário dissolver completamente a manteiga. Podem sobrar alguns pedacinhos pequenos.

Montagem: unte 6 ramekins pequenos. Coloque a mistura de maçãs até 2/3 da altura do ramekin. Polvilhe por cima a farofa e, por cima dela, amêndoas laminadas. Leve ao forno até que a farofa e as amêndoas estejam douradas (aproximadamente 20 minutos). Sirva quente com uma bola de sorvete de creme por cima.

 

6. Mousse de limão siciliano com ganache de chocolate branco

Mousse de limão siciliano com ganache de chocolate branco

Mousse de limão siciliano com chocolate branco

No liquidificador bata 1 lata de leite condensado com 1 lata de creme de leite gelado e 1 lata medida de suco de limão siciliano até que fique consistente (uns 5 minutinhos). Leve a mistura a uma tigela e junte raspas de 2 limões sicilianos. Coloque a mistura na travessa que irá servir e leve à geladeira por uma hora.

Enquanto isso derreta no microondas 200gr de chocolate branco e mistura com 1 caixinha de creme de leite. Deixe esfriar em temperatura ambiente.

Depois de 1 hora de geladeira, retire a mousse e cubra com o ganache já frio.

Retorne à geladeira até a hora de servir.

 

7. Polenta

Polenta

Polenta

Polenta é algo que não tem segredo mas dá trabalho. Para ter uma polenta gostosa, tem que se ter também um braço poderoso, já que a verdadeira polenta é feita com farinha italiana e deve ser mexida, no fogo, sem parar, por 45 minutos a 1 hora misturada em água ou caldo de legumes. Era esta que eu fazia na Cozinha da Clau e que sempre arrancava suspiros de quem comia lá.

Se não quiser ter este trabalho todo pode usar as misturas prontas. Igual, igual, não fica, mas o resultado é bem digno.

Coloque 1 1/2 litros de água ou caldo de legumes para ferver. Assim que borbulhar, junte 250 gramas de fubá ou mistura pronta para polenta misturada em água, na consistência de mingau grosso mexendo sem parar. (segredo: o fato da farinha estar misturada com água, impede que se formem os temidos caroços na polenta).

Cozinhe por 5 minutos, junte 1 xícara de parmesão ralado e 1 colher de manteiga. Mexa até que o queijo e a manteiga se dissolvam completamente.

Está pronta para servir.

 

8. Sobrecoxas ao molho

Numa panela grande aqueça um pouquinho de óleo. Deixe o fogo alto e junte as coxas e sobrecoxas dourando-as por todos os lados. Tempere a carne com sal e pimenta. Acrescente cebola e alho picados e deixe refogar. Adicione polpa de tomate ou tomates pelados com o suco até cobrir o frango. Junte um pouquinho de água.

Deixe a panela semi tampada, reduza para fogo baixo. Deixe cozinhar até o molho engrossar. Para saber se o frango está cozido, faça um furo na carne da coxa com uma faca fina até atingir o osso. Se a água que sair for rosada ou vermelha, ele está cru. Se estiver cozido a água sai transparente.

Corrija o sal, adicione açúcar se estiver azedinho e coloque um punhado de cheiro verde picado. Mexa, desligue o fogo e sirva.

 

9. Molho de calabresa

Fatie ou pique 1 ou 2 calabresas.

Leve a calabresa a uma panela aquecida com um fio de óleo e doure-a.

Adicione cebola e alho picados e deixe refogar até começar a dourar.

Junte polpa de tomate ou tomates pelados com o suco.

Deixe cozinhar até o molho engrossar. Corrija o sal (na maioria das vezes não acrescento sal neste molho porque a calabresa já é salgada). Adicione cheiro verde picado e sirva.

 

10. Bolo de coco com leite condensado

Bolo de coco com leite condensado

Bolo de coco com leite condensado

 

Bata no liquidificador: 4 ovos, 1 lata de leite condensado, 200 gr de coco ralado, 1 xícara de leite de coco, 3 colheres de sopa de farinha e 1 colher de sopa de fermento.

Coloque em forma de buraco no meio untada e enfarinhada.

Leve ao forno pré aquecido a 180 graus até dourar (faça o teste do palito).

Assim que sair do forno, coloque leite condensado sobre o bolo. Ele estará quente e absorverá o leite condensado.

Delicioso.

Anúncios

5 pensamentos sobre “TOP 10: pratos da Cozinha da Clau

  1. Clau vc e linda..parabéns e muito obrigado por nos fazer felizes na cozinha…suas receitas são maravilhosas….parabéns amiga..e muito obrigado por tudo….que posta….

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s