Menu da semana de 08 a 12/09 de 2014

E estamos nós em mais uma segunda-feira. Como o ano tem voado. Para facilitar a vida, vamos aproveitar as receitas do menu da semana?

SEGUNDA: Fraldinha na cerveja preta com arroz e purê de mandioquinha

Receita:

Tempere a fraldinha com sal e pimenta do reino. Coloque óleo na panela de pressão e, quando ele estiver bem quente, coloque a fraldinha. Doure-a de todos os lados.

Coloque na panela cebola e alho picados e uma folha de louro. Refogue até que os temperos comecem a dourar.

Junte 1 lata de cerveja preta ou malzebier (use malzebier se gostar de pratos mais adocicados), metade de uma lata de caldo de carne e feche a panela. Conte 30 minutos depois que começar a ferver. Tire a pressão, abra a panela e veja se a carne está macia. Se estiver, retire a carne da panela e deixe o molho ferver com a panela aberta para engrossar. Fatie a carne, coloque o molho por cima e polvilhe com bastante cheiro verde por cima. Se ainda estiver rígida, feche a panela novamente e observe de 5 em 5 minutos.

Sirva com arroz branco e purê de mandioquinha.

TERÇA: Panquecas

Panqueca

Panqueca

Receita

Bata no liquidificador 1 xícara de leite, 2 ovos, 2 colheres de sopa de óleo, 1 colher de café de fermento em pó, sal e 1 xicara de farinha de trigo. Deixe descansar por 10 minutos. Aqueça uma frigideira rasa e vá colocando a massa aos poucos e rodando a frigideira para formas os discos de massa.

Prepare o recheio: refogue a carne moída até ficar marrom, adicione cebola e alho picados e assim que estiverem cozidos, junte azeitonas verdes picadas e cheiro verde picado. Tempere com sal e pimenta. Adicione água até a metade do nível da carne na panela. Junta farinha de trigo (1 ou duas colheres) em forma de chuvinha e mexa vigorosamente para deixar o recheio cremoso. Cozinhe a farinha por uns 5 minutos e retire do fogo.

Coloque um pouco da carne no centro do disco de massa, enrole as panquecas e arrume-as num refratário. Aqueça em forno baixo na hora de levar à mesa. Sirva com molho de tomate e parmesão ralado.

QUARTA: Filet de st peter empanado no fubá com molho de camarão e arroz a grega

Peixe com molho de camarão

Peixe com molho de camarão

Receita

Tempere os filets de st peter com sal, pimenta do reino branca e um pouco de óleo.

Passe os filets pelo fuba e aperte bem. Aqueça bastante óleo numa frigideira e frite os filets aos poucos. Deixando-os bem dourados.

Em uma panela, aqueça um pouco de óleo e doure os camarões dos dois lados. Reserve.

Na mesma panela refogue cebola e alho picados, adicione polpa de tomate e deixe cozinhar até engrossar. Retorne os camarões para a panela, acrescente salsinha picada e corrija o sal. Sirva este molho sobre os filets de st peter.

Para o arroz refogue cebola, cenoura, pimentão e vagem picados bem miudinhos. Tempere com sal e, assim que os vegetais estiverem macios, junte arroz cozido e misture bem.

QUINTA: frango xadrez com arroz colorido

Frango xadrez com arroz colorido

Frango xadrez com arroz colorido

Receita

Numa tigela coloque os cubos de frango. Tempere-os com shoyu e maizena de modo que todos os cubos de frango fiquem envolvidos pelo “mingauzinho” que a mistura de shoyu com maizena formará.

Aqueça óleo numa wok ou panela grande e doure os cubos de frango aos poucos (se colocar tudo de uma vez, o frango liberará muito líquido e a maizena vai formar uma cola com ele). Reserve.

Na mesma panela coloque cenoura, cebola e pimentão cortados em pedaços médios. Acrescente um pouco mais de shoyu.

Com os vegetais ainda al dente, retorne o frango para a panela, junte um pouco de água e deixe ferver. Sirva com amendoins torrados e cebolinha picada por cima.

Para fazer o arroz colorido é só misturar presunto micro picado, ovos mexidos em pedaços bem pequenos e cebolinha picada no arroz recém cozido e ainda quente.

SEXTA: Chili con carne

Chili con carne

Chili con carne

Receita

Deixe feijão de molho de um dia para o outro (aproximadamente 250 gramas de feijão cru). Eu costumo usar feijão vermelho para fazer chili mas, se for difícil encontrar, utilize o carioquinha.

No dia seguinte, despreze a água do molho, coloque na panela de pressão coberto com água limpa, folhas de louro e um fio de óleo. Leve ao fogo por 15 minutos ou até o feijão amolecer mas sem desmanchar.

Numa panela aqueça um fio de óleo, coloque carne moída (aproximadamente 500 gramas) e refogue até que ela fique marrom. Junte alho e cebola picados e cozinhe até que amoleçam. Adicione cominho com moderação (cominho é muito forte. É melhor ir colocando bem aos poucos para sentir o paladar e adicionar mais, se necessário), sal e pimenta do reino.

Assim que o feijão estiver cozido, coloque a carne na panela de pressão e misture bem. Se ficar muito grosso, adicione água e deixe ferver.

Sirva com tortilhas de milho crocantes e pico de galo (vinagrete de cebola, pimentão, coentro e dedo de moça picadinhos temperado com sal, azeite e limão. Se não gostar apimentado, não coloque a pimenta).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s