Arroz de forno

Este post é mais uma lembrança do que uma receita. O arroz de forno é um prato que aparecia com frequência nos almoços de domingo da minha infância.

Morávamos em Santos e minha mãe deixava tudo preparado antes de irmos para a praia. Aí, quando chegávamos famintos, era só colocar no forno e matar a fome.

Minha mãe faz arroz de forno com camarões, presunto e queijo, calabresa e o de frango, cujo modo de preparo vou colocar abaixo. Tenho certeza que muitos de vocês têm lembranças de pratos como este nas mesas da infância.

Bom apetite.

Arroz de forno

Arroz de forno

Cozinhe 2 ou 3 ovos, deixe esfriar um pouco, descasque, fatie e reserve.

Cozinhe o frango e o desfaça em lascas. Pode ser qualquer parte do frango e sobras de um frango assado ou de churrasco são sempre muito bem vindas. Reserve.

Numa panela aqueça um pouquinho de óleo. Refogue cebola e alho picados até começarem a dourar. Junte as lascas de frango e um punhado de azeitonas sem caroço fatiadas e refogue rapidamente.

Acrescente tomate pelado com o caldo ou purê de tomate. Desfaça-os bem se usar o tomate pelado. Junte à mistura, ervilhas e milho verde.

Deixe o molho apurar em fogo baixo. Acrescente cheiro verde picado, corrija o sal.

O molho de frango tem que ficar bem grossinho para não encharcar arroz.

Num refratário faça camadas de arroz cozido, molho de frango, ovos cozidos e parmesão ralado até que terminem os ingredientes. Finalize com parmesão ralado e decore com uma rodela bem bonita de ovo cozido e algumas rodelinhas de azeitonas.

Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média até que as bordas do refratário fervam e o parmesão de cima doure levemente.

Bom apetite com sabor de comida de mãe.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Arroz de forno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s