TOP 10: Massas rápidas

Quando estou muito apressada, preparar um prato de massa é a primeira coisa que me vem à cabeça.

Massas são absolutamente democráticas. Você pode fazer um simples macarrão na manteiga, polvilhar um tico de noz moscada e servir com um bom parmesão ralado e já tem pronta uma refeição deliciosa em menos de 15 minutos.

Neste TOP 10 vou apresentar receitas de pratos que levam de 15 a 30 minutos para ficarem prontos. Nada mal para quem não tem tempo ou não quer passar horas cozinhando e ainda ficar com uma pia cheia de louça para lavar.

As quantidades aqui mencionadas são para 500gr de massa seca, certo? Se quiserem fazer mais ou menos é só manter a proporção. Outra coisa, algumas receitas foram adaptadas para que ficassem mais simples, tá?

Vamos às receitas?

1. Espaguete ao limone

Espaguete ao limone

Espaguete ao limone

Enquanto cozinha o espaguete faça o molho.

Numa panela derreta 1 colher de sopa de manteiga com 1 colher de sopa de azeite. Assim que derreter junte 1 cebola pequena ralada e deixe refogar por um instante. Junte 1 garrafinha de creme de leite fresco ou 3 caixinhas de creme de leite e deixe levantar fervura. Abaixe o fogo e adicione raspas e suco de 2 limões sicilianos. Mexa vigorosamente. Corrija o sal e, se ficou muito azedo, coloque um tiquinho de açúcar. Sirva sobre o espaguete polvilhado de parmesão ralado.

Na foto ele está acompanhado de filet de frango a milanesa porque eu amo esta combinação mas, nos dias de aperto, a massa sozinha é uma bela refeição.

Obs 1: as vezes, quando colocamos o limão no creme de leite a mistura talha. Não se desespere!!!  É só finalizar o molho e bater com um mixer o no liquidificador. Tudo volta a ser como era antes.

Obs 2: se usar creme de leite de caixinha pode ser que o molho fique um pouco ralo. Aí é só engrossar com uma colherinha de maizena diluída em água fria (pouca água, tá?)

2. Farfalle integral com iscas de filet e aspargos frescos ao molho rosé

Massa com iscas de filet e aspargos frescos ao molho rosé

Massa com iscas de filet e aspargos frescos ao molho rosé

Esta é uma receita rápida e chique! Enquanto cozinha a massa, prepare o molho.

Lave e separe as pontas de uma embalagem de aspargos. Reserve os talos picados em pedaços médios e cozinhe apenas as pontas no vapor por 2 minutos e reserve separadamente.

Numa panela aqueça um pouco de óleo. Tempere aproximadamente 2 xícaras de iscas de filet mignon com sal e pimenta do reino e leve a panela para dourar. Junte cebola e alho picados e refogue até que fiquem murchos.

Adicione 2 latas de tomate pelado batidas no liquidificador com o suco. Deixe ferver até engrossar o molho. Neste momento, coloque 1 ou 2 caixinhas de creme de leite (depende do seu gosto). Corrija o sal.

Assim que ferver, coloque os talos de aspargos e deixe ferver novamente.

Sirva o molho sobre a massa e decore com as pontas de aspargos que foram cozidas no vapor.

Um parmesão ralado cai muito bem aqui.

Obs 1: o tomate pelado é a solução ideal para quem quer fazer um molho de tomate rapidamente sem apelar para os molhos prontos. Se não quiser bater no liquidificador, desfaça os tomates com uma colher ou garfo e obtenha um molho pedaçudo e rústico.

Obs 2: costumo comprar os aspargos frescos em embalagens fechadas. Eles vêm amarrados com um elástico, como um buquê. Na hora de limpá-los, verifique se a base deles não está muito dura e difícil de cortar. Toda a parte fibrosa deve ser descartada. Geralmente esta parte são os primeiros 1,5 ou 2 cm da base.

3. Espaguete com salsa cruda

Neste prato o molho não vai ao fogo. A única panela utilizada é a que se cozinha a massa. Mais fácil e prático não existe.

Salsa cruda

Salsa cruda

Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem.

Enquanto a água ferve e a massa cozinha, pegue a travessa que você levará para a mesa.

Pique 4 tomates médios, maduros e firmes em cubinhos e 2 dentes de alho muito miudinho e coloque na travessa.

Junte 2 colheres de sopa de alcaparras inteiras e 1 xícara de folhas de manjericão (se estiverem grandes, rasgue-as). Tempere todo mundo com bastante azeite e sal (pouco porque a alcaparra é bem salgadinha).

Assim que a massa estiver cozida, retire uma concha da água do cozimento e coloque na travessa junto com os outros ingredientes. Misture bem.

Escorra a massa e coloque-a diretamente na tigela. Misture, coloque mais azeite se julgar necessário e sirva imediatamente com um parmesão ralado bem honesto por cima.

Obs: Adicione outras coisas na sua salsa cruda como azeitonas, atum desfeito, muçarela de búfala picada, etc.

4. Penne com salmão e alho poró

Penne com lascas de salmão e alho poró

Penne com lascas de salmão e alho poró

Enquanto cozinha o penne, faça o molho que é rapidíssimo.

Grelhe 1/3 de um filet de salmão, desfaça em lascas e reserve. Pode utilizar sobras de salmão assado ou grelhado que fica ótimo também.

Em uma panela derrete 1 colher de sopa de manteiga com um pouquinho de azeite. Coloque 1 alho poró fatiado em rodelas finas (só a parte branca) e refogue até começar a amolecer. Tempere com sal.

Retire a panela do fogo por um instante e junte 1/2 xícara de vinho branco seco. Assim que o vinho reduzir, junte 1 copo de requeijão e 1 caixinha de creme de leite. Mexa e deixe levantar fervura. Se ficar muito grosso, adicione leite até ficar na textura desejada.

Junte as lascas de salmão e deixe ferver novamente. Está pronto!

5. Espaguete com vegetais tostados e muçarela de búfala

Espaguete com legumes tostados e muçarela de búfala

Espaguete com vegetais tostados e muçarela de búfala

Cozinhe a massa enquanto prepara os vegetais.

Corte 1 cenoura, 1/2 meia berinjela, 1 abobrinha em fatias finas. Se a berinjela estiver grande, corte as fatias em 2 ou 4 partes.

Aqueça muito bem uma frigideira. Coloque um fio de azeite e vá tostando os vegetais aos poucos até que dourem dos dois lados. Reponha o azeite sempre que a frigideira secar. Não encha demais a frigideira para que ela não esfrie e cozinhe ao invés de tostar os vegetais.

Tempere os vegetais dourados com sal e pimenta do reino.

Coloque a massa cozida na tigela que for servir. Junte os vegetais tostados, um punhado de azeitonas sem caroço em rodelas e 2 xícaras de muçarela de búfala picada.

Se necessário, acrescente mais azeite. Sirva desta maneira ou polvilhada com parmesão ralado.

Obs 1: utilize outros vegetais como ervilha torta, couve-flor, quiabo, abóbora…

Obs 2: se gostar, adicione alguma erva como manjericão, tomilho ou manjerona.

6. Fetuccine com vieiras, camarões e tomatinhos

Fetuccine com vieiras, camarões e tomatinhos

Fetuccine com vieiras, camarões e tomatinhos

Eu sei que vieiras são bem caras e camarões não ficam muito atrás. Coloquei esta receita aqui com dois objetivos. O primeiro é para mostrar que é possível fazer um prato requintado em 15 ou 20 minutos. Se for receber uma visita, não precisa passar horas na cozinha para arrancar um UAU dos seus convidados.

O segundo objetivo é pelo modo de fazer em si. Cozinhar com tomatinhos, que são mais adocicados, permite fazer um “molho” atomatado em pouquíssimo tempo.

Para esta receita tempere as vieiras e os camarões com sal e pimenta do reino branca. Aqueça muito bem azeite numa panela e grelhe os frutos do mar aos poucos até ficarem dourados dos dois lados. Esta etapa é muito rápida, cerca de 1 ou 2 minutos de cada lado. Retire os frutos do mar e reserve.

Na mesma panela, aqueça mais um pouco de azeite, refogue cebola e alho picados até que murchem, adicione os tomatinhos (eu prefiro os sweet grape), um belo punhado de cheiro verde picado e um pouquinho de vinho branco. Tempere com sal.

Assim que os tomatinhos começarem a suar, retorne os frutos do mar para a panela e deixe-os aquecer.

Coloque a massa cozida na panela das vieiras, camarões e tomates juntamente com uma concha da água do cozimento da massa.

Misture e sirva.

Obs: utilize a proteína que quiser: iscas de filet ou de frango, só camarões, lulas, mexilhões e vôngole….

7. Penne parisiense

Penne parisiense

Penne parisiense

Enquanto cozinha a massa faça este molho rapidíssimo.

Numa panela aqueça um pouco de óleo. Refogue 1 cebola pequena picada até que fique transparente. Coloque 1 xícara de champignons fatiados, 1 xícara de ervilhas frescas ou congeladas e 1 xícara de presunto cozido cortado em cubinhos. Refogue por uns 3 minutos e acrescente 2 embalagens de cream cheese  e 2 caixinhas de creme de leite. Deixe ferver. Caso fique muito grosso, acrescente leite até atingir a textura desejada.

Verifique o sal (dificilmente eu coloco) e sirva com o penne cozido.

8. Espaguete com pesto de manjericão e crocante de presunto cru

Espaguete ao pesto com crocante de presunto cru

Espaguete ao pesto com crocante de presunto cru

Esta é uma outra receita facílima e muito chique. Ideal para servir para convidados legais.

Aqueça o forno a 180 graus. Numa assadeira e levemente untada com óleo (levemente mesmo) arrume 100 gr de presunto cru cortado em lascas de maneira que as lascas não se sobreponham.

Leve ao forno por aproximadamente 5 minutos ou até que fiquem tostadinhos. Enquanto quentes eles não ficam crocantes. Retire do forno e deixe esfriar.

Coloque a massa para cozinhar.

No liquidificador coloque 2 xícaras de folhas de manjericão, 1/2 xícara de nozes ou pinoles tostados, 1 dente de alho picado e 1/2 xícara de parmesão ralado. Junte inicialmente 1/2 xícara de azeite e bata. Adicione mais azeite aos poucos para que atinja a consistência de mingau mole. Tempere com sal e dê mais uma batida para misturar. No começo é necessário parar o liquidificador e ajudar com uma colher.

Coloque o pesto na travessa que for servir a massa juntamente com 1 concha da água de cozimento da massa. Junte o espaguete cozido e escorrido e misture bem. Decore com os pedaços crocantes de presunto cru e polvilhe com parmesão.

Obs. esta receita eu ganhei de presente da minha amiga Sandra. Obrigada, Sandrinha.

9. Fuzilli com pesto de tomate seco

Fuzilli com pesto de tomate seco e rúcula

Fuzilli com pesto de tomate seco e rúcula

Coloque a água para ferver e a massa para cozinhar.

Bata 2 xícaras de tomate drenado com um pouco de azeite no liquidificador até virar um purê. (como não gosto de encontrar sementes de tomate em molhos, passei o purê pela peneira para ele ficar lisinho).

Retorne o purê para o liquidificador e adicione 1/2 xícara de nozes tostadas e 1 dente de alho picado. Já com o liquidificador ligado, acrescente o azeite em fio até ficar da consistência do pesto de manjericão. Corrija o sal se necessário.

Coloque o pesto na tigela em que irá servir a massa.

Assim que o fuzilli estiver cozido, coloque-o sobre o pesto com 1 concha da água do cozimento.

Misture bem até que o pesto fique grudado na massa.

Sirva com um punhado da rúcula picada e alguns cubinhos da muçarela de búfala. Bom apetite

10. Fuzilli com molho de calabresa e berinjelas tostadas

Fuzilli com molho de calabresa e berinjela tostada

Fuzilli com molho de calabresa e berinjela tostada

Coloque o fuzzili para cozinhar.

Em outra panela aqueça um mínimo de óleo coloque a calabresa picada até que comece a dourar. Junte cebola e alho picados e deixe murchar.

Acrescente 2 latas de tomate pelado batido no liquidificador com o suco. Deixe ferver até engrossar um pouco. Corrija o sal com muito cuidado pois a calabresa já é bem salgadinha.

Enquanto o molho engrossa, corte uma berinjela em fatias, tempere com sal e pimenta do reino e doure em uma frigideira com pouco óleo.

Sirva o molho com o fuzilli cozido, decore com as berinjelas tostadas e parmesão ralado.

Anúncios

2 pensamentos sobre “TOP 10: Massas rápidas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s