Camarão na moranga

Camarão na moranga

Camarão na moranga

A Celina Madureira pediu esta receita lá no grupo do Facebook que tem o mesmo nome deste blog.

Muitas vezes, eu respondo ao post lá mesmo, sem foto, só uma receitinha nas respostas.

Acontece que quando li CAMARÃO NA MORANGA, imediatamente fiquei aguada.

Há anos não fazia este prato. Engraçado como alguns pratos caem no esquecimento, né?

Bem, fiz ontem para o jantar e o Antonio (marido) e o Pedro (filho adolescentes) comeram muito mais do que costumam porque, sem falda modéstia, ficou divino mesmo.

Celina, muito obrigada pelo pedido. Eu amo nosso grupo porque todo mundo se sente a vontade para pedir a receita que quer ou sente necessidade.

Então vamos ao trabalho por que o papo está longo hoje.

Camarão na moranga

Camarão na moranga

Compre uma moranga grande, bonita e alta. Há morangas que são bem baixinhas e que quase não deixam espaço para o recheio, aí não fica bom. Lave-a muito bem.

Retire a tampa da moranga com uma faca fina com cuidado porque a faca pode escapar e cortar feio. (a tampa não pode ter o diâmetro muito pequeno para que o acesso fique fácil na hora de rechear).

Com uma colher de metal, raspe e retire todas as sementes e fiapos de dentro da moranga. Deixe-a o mais lisinha possível.

Besunte a moranga com óleo por dentro e por fora e salpique um pouco de sal somente por dentro.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido a 180 graus por 45 a 50 minutos (ela deve ficar razoavelmente macia mas não desmanchando. Retire a moranga do forno, remova o papel alumínio e deixe esfriar.

Enquanto a abóbora assa, prepare os camarões. Eu comprei 400 gr de camarões grandes para a decoração (na verdade utilizei 6 camarões na decoração mas experimente servir apenas isso. O pessoal vai reclamar). Por isso, sirva o que sobrar à parte.

Tempere os camarões grandes com sal e pimenta do reino e leve à panela com óleo aquecido apenas até começar a dourar. Faça a operação dos dois lados. Reserve.

Na mesma panela coloque os camarões médios (utilizei 800 gr) e faça a mesma coisa. Se precisar, coloque um pouco mais de óleo. Retire os camarões médios e reserve separados dos grandes.

Ainda na mesma panela, refogue cebola e alho picados até que fiquem murchos. Junte 2 latas de tomates pelados ou 1 caixa de polpa de tomate e deixe apurar até ficar bem grosso. Praticamente um creme de tomate. Adicione cheiro verde picado e tempere com sal.

Quando o molho chegar ao ponte desejado, adicione apenas os camarões médios e deixe ferver novamente. Corrija o sal e desligue o fogo.

Assim que a moranga esfriar um pouco, faça um revestimento de catupiry em toda a cavidade dela. Reserve um pouquinho para cobrir a abertura.

Coloque o molho de camarões sobre o catupiry. Eu faço assim, com uma escumadeira coloco apenas os camarões até chegar à abertura. Só depois completo com o molho de tomate.

Cubra toda a abertura com catupiry e retorne a moranga ao forno para reaquecer. Eu deixei quase 30 minutos. Tirei quando o catupiry de cima começou a dourar.

Retire do forno, decore com os camarões grandes e sirva com arroz branco.

Na hora de servir, leve a colher até o fundo para servir em cada prato pedaços da moranga, o catupiry derretido e o molho de camarões.

Isso é uma perdição!!!

Anúncios

3 pensamentos sobre “Camarão na moranga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s