TOP 10: Molhos para carnes

Muitas vezes temos amnésia culinária. Fazemos sempre os mesmos pratos deixando outros no esquecimento. Recebi no grupo um pedido de sugestão para variar o bife de todo dia porque a tendência é alternar bife simples e bife acebolado e só.

Neste TOP 10 apresento sugestões de molhos para acompanhar carne, frango e peixe. Você pode mudar alguns ingredientes ou usar um molho para frango no peixe ou um para carne no frango. As possibilidades são inúmeras.

Em todas as preparações eu temperei a carne, frango ou peixe apenas com sal e pimenta do reino, já que o molho será o responsável pelo sabor.

Vamos conhecer as sugestões?

1. Molho ao curry com manga grelhada

Molho ao curry com manga grelhada

Molho ao curry com manga grelhada sobre filet de frango

Corte uma manga bem firme em cubinhos e grelhe-os em manteiga por todos os lados. Reserve.

Numa panela coloque 1 vidro de leite de coco e 1 caixinha de creme de leite e leve ao fogo baixo. Deixe ferver até reduzir à metade do volume inicial. Retire do fogo e adicione 2 colheres de chá de curry em pó e 1/2 colher de chá de gengibre em pó. Tempere com sal, misture bem té o curry se desmanchar totalmente.

Volte ao fogo baixo até ferver novamente. Sirva sobre a carne escolhida com os cubinhos de manga por cima.

2. Molho de champignons frescos

Molho de cogumelos frescos sobre medalhão de filet

Molho de cogumelos frescos sobre medalhão de filet

Para este molho eu utilizei cogumelos paris mas você pode utilizar qualquer tipo de cogumelo. Shitake, shimeji, branco, porcini ou uma mistura deles são bem vindos.

Higienize os cogumelos para retirar toda a terra que esteja grudada neles mas cuidado para não deixá-los encharcar com água. Corte-os em pedaços de tamanho médio.

Numa panela aqueça manteiga com um pouquinho de óleo, só para não queimar. Quando estiver bem quente, junte os cogumelos cortados e mexa. Assim que eles começarem a suar, tempere-os com sal. Junte duas caixinhas de creme de leite e deixe apurar um pouco. Adicione cheiro verde picado. Corrija o sal e sirva.

Se quiser mais encorpado, engrosse com um tico de maizena.

3. Molho cremoso e picante

Molho cremoso picante

Molho cremoso picante sobre espetinhos de salmão

Este molho é o mais simples de todos os apresentados aqui hoje. Ele sequer vai ao forno. E o sabor é surpreendente.

Numa tigelinha coloque 2 colheres de sopa de maionese de boa qualidade, 2 colheres de sopa de leite condensado e 1 colher de sopa de molho de pimenta. Eu usei sriracha, aquele molho de pimenta oriental que é mais grossinho que os nossos e tem um saborzinho que eu amo.

Misture tudo muito bem e coloque numa bisnaga tipo aquelas para servir ketchup. Faça riscos sobre a carne pronta.

Este molhinho fica ótimo para acompanhar linguiças ou carnes em iscas no aperitivo. Neste caso, coloque num potinho para as pessoas mergulharem suas carninhas espetadas num palito.

4. Molho de mostarda

Molho de mostarda sobre escalopes de filet

Molho de mostarda sobre escalopes de filet

O segredo deste molho é prepará-lo na mesma panela em que grelhou a carne, para que a ele se agreguem os sabores dos sucos que a carne soltou e que caramelizaram no fundo da panela.

Sendo assim, logo depois que grelhar a carne e reservá-la, coloque na mesma panela uma quantidade razoável de mostarda. Eu costumo utilizar 1 colher de sopa para cada bife ou filet. Mexa bem para retirar todos os grudadinhos do fundo. Coloque um pouco de creme de leite e um toque de mel. Misture tudo, deixe ferver e sirva sobre a carne.

Varie a mostarda. Use amarela, a dijon, a ancienne (que tem grãozinhos), a escura… Cada uma resultará em um paladar diferente.

5. Molho de tomatinhos, ervas e azeitonas pretas

Molho de tomatinhos, ervas e azeitonas pretas sobre filet de frango

Molho de tomatinhos, ervas e azeitonas pretas sobre filet de frango

Numa panela aqueça um pouco de azeite. Junte uma cebola bem picada. Assim que ela ficar translúcida, adicione um splash de vinho branco e deixe evaporar. Junte os tomatinhos lavados e, assim que a pele deles começar a abrir, junte as ervas escolhidas e picadas (eu usei salsinha, cebolinha, manjericão e tomilho). Coloque azeitonas pretas sem caroço em fatias, tempere com sal e pimenta e sirva.

6. Molho de gorgonzola

Molho de gorgonzola sobre medalhão de filet

Molho de gorgonzola sobre medalhão de filet

Mais um molho facílimo e delicioso. Os homens costumam adorar este molho.

Esfarele um pedaço de gorgonzola com o garfo. Coloque 1 caixinha de creme de leite e 1/2 xícara de leite numa panela e leve ao fogo.

Assim que ferver, deixe a chama do fogão baixinha e junte o gorgonzola esfarelado e mexa até que ele se derreta. Sirva sobre a carne escolhida.

Normalmente este molho não precisa de sal porque o queijo é bem salgadinho.

Obs. Teste a quantidade de gorgonzola de acordo com seu paladar. Eu normalmente utilizo 1 xícara de queijo esfarelado mas aqui gostamos do sabor do gorgonzola bem acentuado.

7. Molho de vinho tinto

Molho de vinho tinto sobre escalopes de filet

Molho de vinho tinto sobre escalopes de filet

Este molho, para ficar mais saboroso, também deve ser feito na mesma panela em que grelhou a carne.

Retire a panela do fogo, coloque 2 xícaras de vinho tinto e raspe bem o fundo para retirar o caramelizado da carne. Se ficarem alguns pedacinhos pretos inteiros, recomendo passar o vinho por uma peneira e retorná-lo à panela.

Adicione 1 xícara de caldo de carne e leve a panela ao fogo alto até que o molho se reduza à metade do volume original.

Tempere com sal e pimenta, engrosse com um pouquinho de maizena e sirva.

Este molho eu recomendo que seja servido sobre carne bovina, suína ou de cordeiro. Acredito que não combine muito com frango ou peixe. Mas essa é a  minha opinião, certo?

8. Manteiga composta

Manteiga composta

Manteiga composta sobre medalhão de filet

Retire 1 tablete de manteiga da geladeira, coloque numa tigela e deixe-a repousar até atingir  a consistência de pomada.

Adicione um dente de alho esmagado (se ele virar uma pastinha, melhor) e aproximadamente 2 colheres de sopa de ervas picadas (eu usei alecrim e tomilho). Se a manteiga for sem sal, tempere com ele. Misture tudo muito bem.

Abra um filme plástico numa bancada e espalhe a manteiga temperada.

Enrole o filme de maneira que a manteiga pareça um salame com o diâmetro aproximado de uma moeda de 1 real. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas.

Grelhe a carne e, assim que sair do forno, corte uma fatia da manteiga e coloque sobre ela para que derreta e saborize a carne.

9. Molho de laranja

Molho de laranja sobre filete de st peter

Molho de laranja sobre filete de st peter

Esprema e coe 6 laranjas. Coloque o suco numa panela e deixe ferver até reduzir a 1/3 do volume inicial. Tempere com sal e pimenta do reino e desligue o fogo.

Adicione aos poucos 2 colheres de sopa de manteiga bem gelada e mexa vigorosa e rapidamente até a manteiga sumir no molho. Com este processo você não consegue ver a manteiga derretendo e escorrendo. no meio do molho, ela simplesmete reduz de tamanho até sumir. Assim a acidez do molho emulsionará a gordura da manteiga e engrossará o molho.

10. Molho de frutas vermelhas

Molho de frutas vermelhas sobre medalhão de filet

Molho de frutas vermelhas sobre medalhão de filet

Para este molho eu utilizei um mix de frutas vermelhas congeladas mas as frescas também são muito bem vindas.

Numa panela aqueça um pouquinho de manteiga. Junte as frutas vermelhas que for utilizar (pode ser um único tipo de fruta ou uma mistura delas) e mexa bem (eu usei aproximadamente 2 xícaras de frutas vermelhas). Adicione 3 colheres de sopa de açúcar para esta quantidade de frutas.

As frutas soltarão bastante líquido. Deixe ferver até o líquido reduzir e engrossar um pouquinho (aproximadamente 15 minutos). Não deixe que as frutas se desmanchem, o charme é reconhecê-las no prato.

Tempere com sal e pimenta e, caso o molho demore demais a engrossar, acrescente um pouco de maizena para que fique mais viscoso. Sirva sobre a carne.

Anúncios

3 pensamentos sobre “TOP 10: Molhos para carnes

  1. Pingback: Refeição para impressionar: purê de batatas com rúcula, medalhão de filet com crosta de gruyere e molho de vinho tinto | Com o que tem na geladeira

  2. Pingback: Salada Oriental | Com o que tem na geladeira

  3. Pingback: Ceia de Natal V: marinadas e molhos para carnes | Com o que tem na geladeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s