Menu da semana de 22 a 26/09 de 2014

Semana se inicia  com um friozinho gostoso. Só falta a chuva aqui em São Paulo, né gente?

Mas mesmo sem chuva a gente vai levando.

Eu acho que preparar refeições gostosas para quem amamos é um privilégio e para ajudar um pouquinho nesta tarefa, aí vai a sugestão de menu para esta semana.

SEGUNDA: Creme de mandioquinha

Receita

Refogue cebola e alho picado em um pouco de óleo. Junte a mandioquinha e pelo menos 1 ou 2 batatas descascadas e picadas e refogue até que a mandioquinha comece a mudar de cor (amarelo mais escuro). Cubra com caldo de legumes até que o líquido fique 3 dedos acima da mandioquinha. Deixe ferver até que a mandioquinha e as batatas estejam bem macias. Bata no liquidificador ou com um mixer até que vire um creme bem lisinho. Volte para a panela, corrija o sal e tempere com pimenta do reino. Sirva bem quentinho com um bom parmesão ralado por cima.

Bife a rolê

Bife a rolê

TERÇA: Bife a rolê com arroz branco e purê de batatas

Receita

Se os bifes estiverem grossos, coloque-os entre duas folhas de plástico e bata até que fiquem finos (cuidado para não furar a carne). Tempere os bifes com sal e pimenta (para esta receita geralmente uso coxão duro). Abra-os sobre uma tábua e recheie com o que gostar mais. Eu costumo usar bacon, azeitonas sem caroço, cenoura em palitos, cebola em pétalas e salsinha). Enrole-os e prenda com palito ou barbante (eu gosto mais de enrolar com barbante, acho que fica mais firme e que é mais fácil de tirar).

Aqueça óleo na panela de pressão. Doure os bifes já enrolados por todos os lados. Faça esta operação com poucos bifes de cada vez para garantir que eles fiquem bem douradinhos. Reserve os bifes.

Na mesma panela, refogue cebola e alho picados raspando bem o fundo para retirar o queimadinho delicioso do fundo.

Junte polpa de tomate ou tomate pelado batido com o suco. Retorne os bifes para a panela, tampe e cozinhe por 15 minutos contados a partir do momento que começar a chiar. Retire a pressão, abra a panela e espete a carne para ver se está macia. Se não estiver, feche a panela novamente e deixe por mais 5 minutos e repita a operação.

Quando a carne estiver macia, retire os bifes da panela e reserve. Corrija o sal do molho, adicione cheiro verde picado e deixe o molho ferver com a panela aberta até ficar bem grossinho.

Sirva com arroz branco e purê de batatas.

QUARTA:  Coxinhas da asa orientais com couscous marroquino de legumes e limão

Receita

Coxinhas da asa:

Pré aqueça o forno a 180 graus.

Para 1 kg de coxinhas misture numa tigela 4 colheres de sopa de shoyu, 2 colheres de sopa de óleo (se tiver de gergelim, fica delicioso), 2 colheres de sopa de mel, 2 colheres de sopa de ketchup e 1 colher de sopa de vinagre. Junte 1/4 colher de chá de gengibre ralado e 2 dentes de alho picados. Se gostar, coloque meia pimenta dedo de moça picada ou 1/4 de colher de chá de pimenta caiena em pó.

Coloque as coxinhas da asa na tigela e misture bem até que todas fiquem cobertas pela marinada.

Forre uma assadeira com papel manteiga e unte-o com óleo. Arrume as coxinhas na assadeira e leve ao forno pré aquecido por 30 minutos. Na metade do tempo de forno, misture as coxinhas para que o molho não fique todo no fundo da assadeira.

Assim que ficarem prontas polvilhe gergelim colorido sobre elas e deixe-as repouar por 5 minutinhos para que o molho fique grudentinho sobre elas.

Couscous marroquino

Aqueça azeite numa panela, coloque os legumes que tiver em casa cortados em cubinhos (se quiser usar misturas de legumes congeladas, fica bom também). Tempere os legumes com sal e pimenta e refogue-os até que fiquem al dente. Se começarem a dourar antes de chegar ao ponto, coloque um pouquinho de água. Reserve.

Coloque 1 xícara do trigo para couscous numa tigela. Ferva 1 xícara de água ou de caldo de legumes.

Leve a água ou o caldo para a tigela do couscous, misture bem e tampe com um pano de prato limpo. Deixe repousar por 5 minutos e solte o couscous com um garfo. Se utilizar água, tempere-o com azeite e sal. Misture os legumes refogados e as raspas e o suco de 1 limão.

SIrva com as cozinhas da asa.

Lasanha a bolonhesa

Lasanha a bolonhesa

QUINTA: Lasanha a bolonhesa

Receita

Faça um molho de tomate com carne moída. Reserve.

Faça um molho branco ou utilize cream cheese no lugar dele. Reserve.

Montagem: No fundo de um refratário coloque um pouco de molho bolonhesa. Por cima arrume fatias de massa para lasanha (eu costumo comprar massa fresca que cozinha no próprio molho). alterne camadas de molho branco ou cream cheese, muçarela, presunto e molho bolonhesa. Repita as camadas até encher o refratário finalizando com uma camada de muçarela.

Leve ao forno médio até que tido esteja bem quente e a muçarela de cima gratinada.

SEXTA: Espetinhos de frango com vegetais com molho de tahine e arroz com macarrão cabelo de anjo

Receita

Espetinhos: corte peito de frango em cubos grandes e tempere com sal, pimenta e alho. Coloque os cubos de frango em espetinhos de madeira alternando com pétalas de cebola e pimentão. Grelhe os espetos até que fiquem douradinhos. Reserve.

Molho de tahine: 3 colheres de sopa de tahine, 2 colheres de sopa de azeite, 3 colheres de sopa de suco de limão. Se gostar, adicione 1 dente de alho bem picadinho. Misture bem e sirva sobre os espetinhos.

Arroz com macarrão cabelo de anjo: numa panela aqueça 1 colher de óleo e duas colheres de manteiga.  Junte uma xícara de macarrão cabelo de anjo quebrado. Frite até que fique bem dourado. Retire o macarrão da panela, refogue ali mesmo alho e cebola e junte 2 xícaras de arroz. Frite o arroz por um minuto, retorne o macarrão para a panela, tempere com sal, misture e adicione 5 xícaras de água. Deixe cozinhar com a panela semi tampada até que o arroz esteja macio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s