TOP 10: aproveitamento de sobras de arroz

Bolinhos de arroz

Bolinhos de arroz

Toda casa vive o dilema sobre o que fazer com sobras de arroz que ficam perambulando pela geladeira.

Jogar fora é coisa que nem deve passar pela cabeça, a não ser que o alimento esteja deteriorado.

Para deixar a sobrete de arroz com cara de comida novinha em folha, trago agora dez maneiras de aproveitá-la com muita elegância.

Vamos lá:

1. Arroz com abobrinha grelhada, limão e castanha de caju

Numa panela, aqueça um pouco de azeite e coloque 1 abobrinha média cortada em cubos.

Mexa de vez em quando até que a abobrinha esteja bem dourada de todos os lados.

Junte 2 xícaras de arroz cozido, raspas e suco de 1 limão. Mexa delicadamente para não desmanchar os pedaços de abobrinha.

Assim que estiver bem quente, salpique castanhas de caju por cima e sirva.

2. Salada de arroz

Numa tigela misture 2 xícaras de arroz, 1/2 pimentão vermelho picado, 1 cenoura pequena ralada, 1 xícara de presunto em cubos, 1 xícara de muçarela ou queijo branco em cubos, 1/2 xícara de damascos secos picados e 1/2 xícara de ervilhas frescas ou congeladas. Misture bem.

Tempere tudo com azeite e 1 colher de mostarda dijon . Misture novamente e sirva.

3. Arroz das arábias

Aqueça um fio de óleo numa frigideira e coloque 1 cebola grande cortada em fatias finas. Mexa de tempos em tempos até que a cebola fique bem dourada (de 15 a 20 minutos). Reserve.

Enquanto a cebola doura, aqueça azeite numa panela. Junte 2 xícaras de berinjela em cubos, tempere com sal e pimenta síria (se não tiver pimenta síria, substitua por 1/4 de colher de chá de canela) e mexa até que aberinjela esteja cozida.

Junte 2 xícaras de arroz cozido, 1/2 xícara de nozes grosseiramente picadas, 1/4 de xícara de passas sem sementes, misture bem e deixe que tudo se aqueça.

Espalhe a cebola frita por cima e sirva.

4. Bolinho de arroz com espinafre

Numa tigela grande coloque 2 xícaras de arroz cozido, 2 ovos ligeiramente batidos, 1 cebola pequena picada, 1 xícara de folhas de espinafre cozidas no vapor, espremidas e bem picadinhas, 1/2 xícara de parmesão ralado e 1/2 xícara de leite. Misture bem.

Adicione farinha de trigo às colheradas até dar liga, isto é, toda a mistura deve ficar grudada, e não mais parecer uma salada de arroz.

Numa panela pequena aqueça óleo suficiente para fritar os bolinhos por imersão.

Coloque delicadamente com o auxílio de duas colheres pequenas porções da massa no óleo quente. Vire os bolinhos assim que estiverem dourados do lado de baixo.

Retire-os da panela quando estiverem totalmente dourados e deixe-os repousar sobre papel absorvente antes de servir.

Dica da Clau 1: se quiser adicione bacon picadinho e frito e/ou azeitona sem caroço picada.

Dica da Clau 2: se não gostar, omita o espinafre.

5. Arroz completo

Cozinhe 2 ovos, deixe esfriar, descasque e pique grosseiramente. Reserve.

Refogue 300 gr de carne moída em óleo até que fique escura e solta. Adicione cebola e alho picados e, assim que a cebola estiver translúcida, tempere com sal e pimenta do reino e junte azeitonas sem caroço picadas e cheiro verde picado. Reserve.

Corte bananas nanica (não muito maduras ou da terra no sentido do comprimento de doure-as dos dois lados em frigideira untada em óleo. Reserve.

Em um refratário faça uma camada de arroz cozido no fundo (2 ou 3 xícaras). Cubra com o refogado de carne moída, depois faça uma camada com com os ovos cozidos picados e, por cima, com as fatias de banana fritas.

Cubra tudo com muçarela e leve ao forno para gratinar.

6. Torta de arroz I

Massa: coloque no liquidificador 1 1/2 xícaras de leite, 1/2 xícara de óleo, 2 1/2 xícaras de arroz cozido, 3 ovos, 1/2 xícara de parmesão ralado e 1 colher de sopa de fermento em pó. Bata tudo até que fique homogêneo.

Numa forma untada e enfarinhada coloque metade da massa de arroz. Coloque por cima frango desfiado (ou presunto e queijo picadinhos), tomate picado, cebola picada e cheiro verde picado. Cubra com o restante da massa de arroz e polvilhe com parmesão ralado.

Leve ao forno pré-aquecido até que fique dourado e firme (aproximadamente 40 minutos). Faça o teste do palito para ver se está bem assada no meio.

7. Arroz amarelinho

Numa wok ou panela grande, leve o suco de 6 laranjas ao fogo até que se reduza à metade do volume inicial.

Junte 1 colher de chá de cúrcuma ou açafrão da terra, meia xícara de champignons picados e 1 xícara de manga (não muito madura picada.

Quando voltar a ferver, junte 2 xícaras de arroz cozido e misture bem.

Deixe no fogo até estar tudo bem aquecido e sirva.

8. Torta de arroz II

Numa tigela misture 2 xícaras de arroz cozido, 1/2 xícara de parmesão ralado e 2 colheres de manteiga em temperatura ambiente.

Coloque esta mistura no fundo de uma forma de aro removível untada de aproximadamente 25 cm de diâmetro.

Por cima, espalhe o recheio. Eu costumo colocar alho poró refogado com um pouquinho de vinho branco ou um refogado de bacalhau desfiado, cebola, alho azeite e cheiro verde.

Por cima do recheio coloque uma mistura bem batida de 1 caixinha de creme de leite, 1/2 xícara de leite, 1 ovo e uma pitada de sal.

Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.

9. Muffins vegetarianos de arroz

Numa tigela misture bem: 1 lata de milho verde escorrida, 3/4 de xícara de farinha de trigo, 2 xícaras de arroz cozido, 1 cenoura pequena ralada, 1 xícara de palmito picado, 1/2 xícara do líquido da lata do palmito, 1 cebola pequena picada, 1 xícara de iogurte natural, 1/4 de xícara de parmesão ralado, cheiro verde picado e sal.

Leve a mistura a forminhas de empada ou de muffins untadas e enfarinhadas e leve ao forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos ou até que fiquem bem douradinhos.

10. Hamburguer de arroz com atum

Esta receita nada mais é que de um bolinho de arroz assado. O formato de hambúrguer é para atrair a atenção das crianças.

Misture bem numa tigela: 2 xícaras de arroz cozido, 1 cebola pequena picada, 1 lata de atum bem escorrido e esfarelado, 1 ovo grande, 1/2 xícara de parmesão ralado e 3 colheres de sopa de farinha de trigo.

Se a mistura ficar muito mole, acrescente mais farinha de colher em colher, misturando a cada adição.

Cubra uma assadeira com papel manteiga e unte-o com óleo.

Molde os hambúrgueres com auxilio de um aro, pressionando bem para não despedaçar enquanto assa.

Pincele cada hambúrguer com azeite e leve ao forno pré aquecido a 180 graus por 15 minutos. Retire do forno, vire os hambúrgueres e asse por mais 10 minutos.

Retire do forno e sirva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s