Berinjela a parmegiana do Romano’s Macaroni Grill

Berinjela a parmegiana

Berinjela a parmegiana

Sempre que vou aos Estados Unidos, tenho que fazer uma parada no Macaroni Grill para comer o eggplant parmesan deles. Amo de paixão este prato que é tão simples e leve.

Desta vez só passei por cidades onde não havia Macaroni Grill. Voltei aguada.

Por isso, nesta primeira semana após o meu retorno, resolvi reproduzir este prato.

Não peguei receita em lugar algum. Elaborei esta com base na memória que tenho do prato. E garanto que ficou muito bom e bem próximo do que costumo comer lá.

No restaurante a berinjela é servida com capellini e o mesmo molho da berinjela. Como não tinha capellini, fiz com espaguete.

Antes da receita umas dicas sobre como escolher as berinjelas: 1. prefira as menores, elas são mais tenras e têm menos sementes; 2. escolha as mais firmes, as amolecidas tendem a desmanchar quando cozidas ou assadas; 3. observe bem a casca, ela deve estar brilhante e sem nenhum furinho, os furinhos indicam que entraram larvinhas que se alimentam da polpa, e aí você compra buraquinhos cheios de larvas e não berinjela.

Berinjela a parmegiana

Berinjela a parmegiana

Faça um molho ao sugo: refogue bastante cebola e alho picados, junte 3 latas de tomate pelado batidas no liquidificador, tempere com sal e deixe em fogo baixo até ficar bem encorpado, quase um creme de tomate. Adicione folhas de manjericão, mexa e tampe a panela. Reserve.

Faça uma mistura com 1/2 xícara de parmesão ralado fino e 1 xícara de farinha de rosca. Misture bem e reserve.

Corte as berinjelas em fatias de aproximadamente 1 cm de espessura. Tempere com sal e pimenta do reino. pincele óleo vegetal nas duas faces e na casca, passe pela mistura de parmesão e farinha de rosca e coloque numa assadeira forrada com papel manteiga.

Leve ao forno pré-aquecido até a farinha começar a dourar (ela não fica extremamente crocante mas fica bem douradinha). Isso leva uns 15 a 20 minutinhos.

Retire do forno e coloque uma pequena quantidade de molho sobre cada rodela de berinjela. Por cima, arrume pedaços de muçarela de búfala (eu não usei aquelas bolinhas que vêm na água, achei que eram muito moles. Utilizei uns palitos de muçarela de búfala que vêm sem água e são mais apropriados para a função). Retorne ao forno até a muçarela derreter. Mais uns 8 a 10 minutos de forno.

Arrume a massa em metade do prato, coloque um pouco do molho sobre a massa e mais um pouco no fundo da metade vazia do prato. Arrume as fatias de berinjela sobre o molho, polvilhe parmesão ralado sobre a massa e decore com folhinhas de manjericão.

Sirva o prato acompanhado de um bom vinho tinto.

Isso é bom demais. Garanto que ninguém sentirá falta de carne.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Berinjela a parmegiana do Romano’s Macaroni Grill

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s