Uma refeição leve para os dias quentes

Jantar árabe

Jantar árabe

Preciso confessar uma coisa: eu detesto calor. Não é um simples desgostar, é detestar mesmo. Se eu pudesse viveria em constante inverno.

Meu marido não se conforma com isso, sei que muitos ficarão incrédulos também. Mas fazer o quê? Gosto não é algo que se discuta e muito menos se julgue, não é mesmo?

Mas uma coisa é certa, há algumas comidinhas para os dias mais quentes que me fazem bem feliz.

Um pouco antes de ir viajar, fiz este prato para o jantar e meus rapazes aprovaram com louvores. Achei também que ficou bem gostoso. E o melhor, não precisa servir fumegante. Morno ou até mesmo em temperatura ambiente ele fica igualmente delicioso.

árabe 2

Eu o fiz com linguiça de cordeiro fresca mas você pode usar linguiça de frango ou porco que dá certinho.

Aqueça um mínimo de óleo numa panela, coloque as linguiças inteiras e deixe-as em fogo alto até que dourem de todos os lados. Retire-as da panela, fatie as linguiças e retorne à panela, para que cozinhem no centro e fiquem bem douradinhas. Neste momento, tempere com 1 pitada de canela em pó e raspinhas de 1 limão. Assim que estiverem douradas, retire-as da panela e, ali mesmo, coloque cebolas fatiadas. Deixe as cebolas ficarem bem douradas, mexendo de vez em quando. Assim que estiverem no ponto, retorne as linguiças para a panela. Reserve.

Enquanto as linguiças e cebolas são preparadas, você pode preparar as abobrinhas também.

Aqueça azeite numa panela e junte as abobrinhas cortadas em cubos médios. Deixe-as dourar de todos os lados. Tempere-as com sal, pimenta do reino e pimenta síria.  Assim que estiverem prontas, adicione bastante hortelã e salsinha picadas e tampe a panela. Reserve.

árabe 3

Faça o pão bem no momento de servir, assim ele fica mais gostoso.

Como tinha comprado pão folha, resolvi utilizá-lo mas você pode usar pão sírio, cortando-o em 4 e preparando da mesma forma.

Pincele azeite em um dos lados do pão. Polvilhe zaatar (tempero árabe) e um tico de sal. Leve ao forno pré-aquecido até começas a ficar crocante. No caso do pão folha é muito rápido, cerca de 5 minutinhos. O pão sírio leva uns 10, mas isso depende da potência do forno.

Sirva todo mundo junto e seja feliz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s