Risoto de carne seca com moedinhas douradas de banana da terra

Risoto de carne seca com banana da terra

Risoto de carne seca com banana da terra                                                                                Foto: Henrique Peron

A Flavia Curty pediu, lá no grupo do Facebook,  uma receita com carne seca que não não seja escondidinho. Sugiro esta delicinha que faz muito sucesso aqui em casa, Flavia. Espero que goste.

Faça assim:

Dessalgue 500 gr de carne seca. Cozinhe na panela de pressão por aproximadamente 25 minutos ou até a carne ficar macia. Desfie e refogue com cebola fatiada e bastante cheiro verde. Corrija o sal, se necessário e reserve.

Corte 2 bananas da terra em rodelas de aproximadamente 0,5 cm de expessura. Aqueça bem uma frigideira com um fiozinho de óleo e doure as rodelas de banana dos dois lados. Reserve.

Os risotos são feitos sempre da mesma maneira, o preparo básico do arroz e a introdução dos saborizantes no final do cozimento. Por isso, esta receita pode virar um risoto de qualquer sabor. É só seguir os passos.

Aqueça azeite em uma panela de fundo grosso. Adicione cebola bem picadinha e refogue até ficar transparente. Junte o arroz arbóreo (eu uso a medida de uma xícara de café de arroz arbóreo cru por pessoa) e refogue até que o centro de cada grão fique branco e a parte externa dele fique transparente. Cubra a mistura com vinho branco e, mexendo sempre, deixe o vinho evaporar.

A partir desta etapa junte caldo de legumes aos poucos (mais ou menos 2 conchas a cada adição), mexa até que a mistura comece a secar para novamente adicionar caldo. Repita a operação até que o arroz arbóreo esteja quase cozido mas ainda fazendo um leve creck quando você o morde (mais ou menos 10 minutos de cozimento).

Quando o arroz estiver neste ponto, junte os saborizantes. Neste caso coloquei carne seca refogada e as moedinhas douradas de banana da terra. Adicione mais caldo e continue mexendo por mais ou menos 5 minutos ou até o arroz ficar al dente.

Sirva imediatamente pois risoto não espera.

Dicas da Clau: se quiser um risoto de frutos do mar ou só de camarão, adicione-os já pré-cozidos, no momento de adicionar os saborizantes. Experimente a combinação alho poró e iscas de filet mignon ou pera com gorgonzola, ficam deliciosos também.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s