Farro com iscas de filet, abobrinhas e champignons

Risoto de farro

Risoto de farro

Comi em Los Angeles uma salada de farro e achei o grãozinho uma delícia. Não perdi tempo e trouxe uma caixa de farro para casa. Aliás, se minhas malas tivessem sido abertas haveria a desconfiança de que havia viajado para um supermercado. Nunca vi tantos alimentos e temperos numa bagagem.

Fui pesquisar sobre o farro e descobri de que ele é um trigo ancestral, cultivado no mediterrâneo e utilizado há milênios pelos romanos. Ele é um trigo rico em fibras, vitaminas A, B, C e E, sais minerais e proteínas. Além de ter baixo teor de glúten.

Ele tem um sabor que lembra castanha e, ao ser cozido, libera um caldo cremoso. A textura, após cozimento, é al dente.  Por estas características, resolvi fazer uma espécie de risoto com ele. Um risoto sem arroz. E vou dizer para vocês, ficou divino.

Farro

Farro

A receita é assim:

Tempere iscas de filet mignon com sal, pimenta, um tico de óleo e um pouquinho de alho picado.

Aqueça uma panela e refogue a carne até que fique completamente cozida. Reserve.

Corte 2 abobrinhas em rodelas e grelhe-as, temperadas com sal e pimenta do reino, até que fiquem douradas dos dois lados. Reserve.

Corte cogumelos Paris em 4, aqueça manteiga numa panela, acrescente os cogumelos e deixe-os começar a amolecer. Eu coloquei uns raminhos de tomilho fresco e, quando o prato estava pronto, descartei-os. Desligue o fogo e tempere com sal. Reserve.

Numa panela maior, refogue cebola picada, acrescente o farro e refogue-o. Junte vinho branco até cobrir os grãos e, mexendo, deixe o vinho evaporar. Acrescente caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre, até que o grão esteja al dente (você precisa experimentar para saber, ele não pode estar crocante mas também não deve ser mole demais). O farro fica pronto entre 15 e 20 minutos de cozimento.

Junte a carne, a abobrinha e o cogumelo, mexa, coloque mais um pouquinho de caldo e deixe ferver novamente. Corrija o sal, jogue os ramos de tomilho fora e esprema 1 limão. Mexa bem e sirva imediatamente.

Risoto de farro

Risoto de farro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s