Menu da semana de 27 a 31/10 de 2014

Voltei com mais um menu semanal. Desta vez, aderimos ao movimento segunda sem carne.

Espero que gostem e que aproveitem.

SEGUNDA: Panquequinhas de abobrinha com cenoura e parmesão, salada de pepino com iogurte e couscous marroquino com raspas e suco de limão

Receita

Numa tigela bata 1 ovo. Misture nele 1/2 xícara de farinha, 1/3 de xícara de parmesão ralado, 1 dente de alho espremido, 1 colher de chá de fermento em pó, sal e pimenta do reino. Adicione 2 xícaras de abobrinhas raladas (sem as sementes) e 1 xícara de cenoura ralada.

Aqueça uma frigideira anti aderente. Unte todo o fundo com óleo. Coloque colheradas da massa das panquequinhas na frigideira e achate-as levemente com uma espátula. Assim que o fundo estiver dourado, vire-as para que dourem do outro lado.

Retire do fogo e repita a operação até que a massa acabe. Se necessário, unte novamente a frigideira com óleo.

TERÇA: Barquinhas de berinjela recheadas com atum e queijo branco, arroz, feijão e saladinha

Receita

Numa tigela misture atum, cebola picada bem miudinha, tomate picado em cubinhos pequenos, queijo branco em cubinhos e orégano seco. Reserve.

Corte as berinjelas no sentido do comprimento. Retire as sementes deixando a polpa, para que forme uma barquinha. Leve as barquinhas de berinjela à água fervendo com sal e um pouquinho de vinagre. Deixe ferver por 1 minuto, retire a berinjela da água e deixe-a escorrer por 5 minutos com a parte cortada virada para baixo.

Arrume as barquinhas de berinjela num refratário, tempere-as com sal, pimenta e azeite. Recheie com o atum preparado e cubra com bastante parmesão ralado.

Leve as berinjelas ao forno pré-aquecido até que fique bem quente e o queijo gratinado.

Sirva imediatamente.

QUARTA: Charuto de repolho recheado com carne moída e arroz

Receita

Separe as folhas de repolho e passe-as por água fervendo para que amoleçam. Deixe algumas folhas de repolho cru (as mais feinhas) para forrar a panela do cozimento. Reserve.

Faça uma mistura de carne moída (crua), arroz (cru), (eu uso 1/2 xícara de arroz para cada 500 gr de carne), tomate picado, hortelá picada, alho picado, um pouco de óleo, um pouquinho de suco de limão, 1 pitada pequena de canela em pó, sal e pimenta. Misture com as mãos para que fique bem homogêneo.

Abra as folhas de repolho numa tábua, coloque um pouco do recheio dobre a parte superior, enrole 1 vez (como quem começa a enrolar uma panqueca), dobre as laterais e termine de enrolar. Não aperte demais os charutos porque o arroz ainda vai cozinhar e crescer. Este processo é para que o recheio não escape durante o cozimento.

Forre uma panela grande com as folhas cruas separadas. Arrume os charutos bem juntinhos para que não se desenrolem durante o cozimento. Coloque por cima óleo, sal, tomate e alho picados. Coloque um prato com a boca para baixo sobre os charutos e cubra com água fervendo.

Cozinhe até que fiquem macios, uns 10 ou 15 minutos, aproximadamente. Tampe a panela e deixe-os repousar por mais uns 5 minutos.

Retire-os da água e sirva com molho de tomate.

QUINTA: Espaguete com molho cremoso de frango e champignons

Receita

Cozinhe o espaguete de acordo com as instruções da embalagem.

Numa panela grande aqueça um pouco de óleo. Adicione iscas de frango, tempere com sal e pimenta e deixe o frango cozinhar sem dourar. Retire da panela e reserve.

Na mesma panela derreta um pouco de manteiga. Junte cebola picada bem miudinho a refogue até que fique translúcida. Adicione cogumelos frescos picados (eu gosto muito de fazer esta receita com cogumelo paris). Quando os cogumelos começarem a amolecer, junte (fora do fogo) um pouquinho de vinho branco e deixe evaporar. Tempere com sal e pimenta e adicione creme de leite (fresco ou de caixinha).

Assim que a mistura recomeçar a ferver, volte o frango para a panela e coloque bastante queijo ralado. Misture a adicione o espaguete cozido para aquecer.

Polvilhe salsinha sobre a massa e sirva imediatamente.

SEXTA: Salmão grelhado com molho de mostarda, batatas sauté e salada de funcho ralado com vinagrete de limão siciliano.

Receita

Numa panela aqueça creme de leite até começar a formar bolinhas na borda da panela. Junte mostarda (eu costumo usar Dijon), misture e deixe levantar fervura. Adicione um pouco de mel e corrija o sal (lembre que a mostarda já é salgada). Reserve.

Tempere os toletes (pedaços individuais) de salmão com sal dos dois lados. Unte uma frigideira anti aderente com óleo e, em fogo médio, grelhe o peixe. O salmão resseca quando muito cozido. Procure não deixar ficar passado demais, a não ser que você goste dele ressecadinho.

Aqueça o molho e sirva sobre o peixe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s