Jantar de aniversário: Prato principal (risoto de filet mignon com aspargos frescos)

Risoto de filet mignon e aspargos frescos

Risoto de filet mignon e aspargos frescos

Este risoto ficou especialíssimo. Pena que a foto só mostra o parmesão que coloquei por cima. Mas garanto que todos comeram e a maioria repetiu.

Resolvi servir na panelinha da foto porque o jantar não foi com os convidados sentados. Assim, com a panelinha fica mais fácil para comer. Fora que fica bem charmoso, não é?

Este risoto é feito assim:

Tempere iscas de filet mignon com sal e pimenta do reino. Aqueça um fio de óleo numa panela e coloque uma pequena porção das iscas. Refogue até dourar. Repita a operação até que a carne acabe. Não encha a panela para que o óleo não esfrie e, em vez de dourar, a carne cozinhe e fique acinzentada. Para 8 pessoas eu usei aproximadamente 1 Kg de iscas de filet. Reserve.

Tire a parte dura da base de cada aspargo. Corte em pedaços de aproximadamente 2 cm de comprimento. Separe as pontas. Cozinhe as partes do talo no vapor por 1 minuto. Desligue o fogo, tire a tampa e coloque as pontas dos aspargos sobre os talos. Tampe novamente e deixe repousar por 3 minutos (fora do fogo). Retire os aspargos da panela do vapor e reserve.

Os risotos são feitos sempre da mesma maneira, o preparo básico do arroz e a introdução dos saborizantes no final do cozimento.

Aqueça azeite em uma panela de fundo grosso. Adicione cebola bem picadinha e refogue até ficar transparente. Junte o arroz arbóreo (eu uso a medida de uma xícara de café de arroz arbóreo cru por pessoa) e refogue até que o centro de cada grão fique branco e a parte externa dele fique transparente. Cubra a mistura com vinho branco e, mexendo sempre, deixe o vinho evaporar.

A partir desta etapa junte caldo de legumes aos poucos (mais ou menos 2 conchas a cada adição), mexa até que a mistura comece a secar para novamente adicionar caldo. Repita a operação até que o arroz arbóreo esteja quase cozido mas ainda fazendo um leve creck quando você o morde (mais ou menos 10 minutos de cozimento).

Quando o arroz estiver neste ponto, junte os saborizantes. Neste caso coloquei as iscas de filet e os aspargos cozidos no vapor. Adicione mais caldo e continue mexendo até que o risoto volte a ferver e o arroz estiver al dente.

Sirva imediatamente pois risoto não espera.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s