Menu da semana de 03 a 07/11 de 2014

Frango xadrez com arroz colorido

Frango xadrez com arroz colorido

E entramos em novembro. Nossa, estamos quase no final do ano. Daqui a pouco já pensaremos nos quitutes das festas de final de ano. Enquanto esta preocupação não vem, pensamos no menu para esta semana. Espero que gostem e aproveitem.

SEGUNDA: Filet de frango ao limão com purê de batata doce e saladinha

Receita

Tempere os filets de frango com sal e pimenta. Leve-os a uma frigideira untada com óleo e pré aquecida. Doure os filets dos dois lados. Quando estiverem prontos, jogue na frigideira uma mistura de suco e raspas de limão, um pouquinho de mel e de água de maneira que o líquido cubra os filets. Deixe ferver até reduzir e o líquido se tornar uma espécie de caldinha que envolve o frango. Sirva com purê de batata doce e salada.

TERÇA: Quibe assado, salada de pepino com iogurte e arroz integral

Receita

Obs: eu uso 250 gr de trigo para 500 gr de carne moída.

Lave o trigo para quibe e coloque mergulhado em água quente (não fervendo) para hidratar por aproximadamente 1 hora. Escorra a água e esprema o trigo num pano limpo para que toda a água absorvida seja descartada. Reserve.

Enquanto o trigo hidrata, refogue bastante cebola bem picada numa panela com azeite até que ela fique bem macia mas sem dourar. Reserve.

Faça um refogado com azeite, manteiga e cebola picada. Assim que a cebola ficar translúcida, adicione nozes e damascos picados. Reserve.

Numa tigela grande coloque a carne moída, o trigo hidratado, a cebola, um pouco de hortelã picada e azeite. Tempere com sal, pimenta do reino e pimenta síria (se não tiver, substitua por uma pitadinha de canela em pó). Misture bem.

Arrume metade da massa num refratário untado. Deixe bem lisinho. Coloque sobre a carne a refogado de cebola, nozes e damascos. Por último, complete com a segunda metade da carne. Alise, faça losangos na superfície e coloque pelotinhas de manteiga sobre a carne.

Leve ao forno pré aquecido em temperatura média por aproximadamente meia hora ou até ficar bem douradinho.

QUARTA: Frango xadrez com arroz colorido

Receita

Numa tigela coloque os cubos de frango. Tempere-os com shoyu e maizena de modo que todos os cubos de frango fiquem envolvidos pelo “mingauzinho” que a mistura de shoyu com maizena formará.

Aqueça óleo numa wok ou panela grande e doure os cubos de frango aos poucos (se colocar tudo de uma vez, o frango liberará muito líquido e a maizena vai formar uma cola com ele). Reserve.

Na mesma panela coloque cenoura, cebola e pimentão cortados em pedaços médios. Acrescente um pouco mais de shoyu.

Com os vegetais ainda al dente, retorne o frango para a panela, junte um pouco de água e deixe ferver. Sirva com amendoins torrados e cebolinha picada por cima.

Para fazer o arroz colorido é só misturar presunto micro picado, ovos mexidos em pedaços bem pequenos e cebolinha picada no arroz recém cozido e ainda quente.

QUINTA: Lasanha de bacalhau com azeitonas

Receita

Em um refratário faça camadas de molho branco (não muito grosso), massa fresca para lasanha, refogado de bacalhau desfiado (com azeite, alho picado, cheiro verde picado e azeitonas verdes em rodelas) e muçarela. A última camada deve ser se muçarela. Leve ao forno pré-aquecido até começar a ferver e a muçarela de cima a dourar.

SEXTA: Panqueca de queijo brie com alcachofras e damascos 

Receita

Para a massa, bata no liquidificador 1 xícara de leite, 2 ovos, 2 colheres de sopa de óleo, 1 colher de café de fermento em pó, sal e 1 xícara de farinha de trigo. Deixe descansar por 10 minutos. Aqueça uma frigideira rasa e vá colocando a massa aos poucos e rodando a frigideira para formas os discos de massa.

Para o recheio prepare um refogado de alho, cebola, fundos de alcachofras frescos ou congelados picados e tempere com sal.

Na hora de rechear coloque um pouco do preparado de alcachofra, cubos de queijo brie e damascos picadinhos.

Cubra com cream cheese dissolvido no leite até ficar com consistência de mingau leve, polvilhe com parmesão ralado e leve ao forno até gratinar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s