Menu da semana de 10 a 14 de novembro de 2014

E vamos abrir o coração para mais uma semana que se inicia!! Nada como uma segunda-feira para renovar as energias e seguir em frente. Eu comecei meu faxinão de final de ano. Vou mexendo em todos os armários de um ambiente da minha casa por dia. Assim podemos doar o que não usamos mais, jogar fora o que não se aproveita e liberar a casa de tantas coisas que acumulamos durante o ano. Gosto de começar o ano novo com a casa levinha.

Mas como a fome parece que fica maior em dia de faxina, não pude esquecer do nosso menu da semana.

Aí estão as sugestões. Espero que gostem e aproveitem.

SEGUNDA: Lagarto ao molho escabeche com arroz branco e mostarda refogada

Receita

Amarre a peça de lagarto com barbante para que ela permaneça redondinha depois de cozida. Tempere a carne com sal e pimenta do reino. Aqueça um fio de óleo na panela de pressão e doure o lagarto de todos os lados. Cubra o lagarto com caldo de carne (caseiro ou de cubinhos). Tampe a panela e cozinhe até o lagarto ficar macio, algo em torno de 20 a 25 minutos depois que a panela começar a chiar.

Enquanto a carne cozinha, prepare o escabeche. Numa panela aqueça um fio de óleo. Adicione 3 cebolas em rodelas médias. Assim que começarem a ficar translúcidas junte 3 colheres de sopa de vinagre, 3/4 de xícara de polpa de tomate, 4 folhas de louro. Tempere com sal e deixe a cebola cozinhar até ficar bem macia.

Fatie finamente o lagarto e faça camadas com as fatias de carne alternadas com o escabeche.

Este lagarto fica divino no meio de um pão francês bem crocante. E também pode ser consumido frio.

TERÇA: Moqueca de cação, arroz branco e salada

Receita

Unte uma panela funda (se for de barro mais gostoso ainda) com óleo (ou dendê, se gostar) faça camadas de cebolas em rodelas, tomates em rodelas, postas de cação temperadas com sal e pimenta do reino, rodelas de pimentão (eu gosto de por de várias cores). Tempere com sal, pimenta do reino, cheiro verde, coentro (se gostar) e pimenta dedo de moça picada sem sementes (também se gostar).

Tampe a panela e leve ao fogo baixo. Quando os vegetais começarem a ficar macios, adicione 1 garrafinha de leite de coco com 1 colher de sopa de maizena diluída nela. Aumente o fogo e deixe ferver até os vegetais ficarem macios e o peixe cozido.

Se não gostar de cação, use outro peixe. Adicione camarões para a gostosura ficar completa.

QUARTA: Bife a rolê com arroz e purê de batatas

Receita

Se os bifes estiverem grossos, coloque-os entre duas folhas de plástico e bata até que fiquem finos (cuidado para não furar a carne). Tempere os bifes com sal e pimenta (para esta receita geralmente uso coxão duro). Abra-os sobre uma tábua e recheie com o que gostar mais. Eu costumo usar bacon, azeitonas sem caroço, cenoura em palitos, cebola em pétalas e salsinha). Enrole-os e prenda com palito ou barbante (eu gosto mais de enrolar com barbante, acho que fica mais firme e que é mais fácil de tirar).

Aqueça óleo na panela de pressão. Doure os bifes já enrolados por todos os lados. Faça esta operação com poucos bifes de cada vez para garantir que eles fiquem bem douradinhos. Reserve os bifes.

Na mesma panela, refogue cebola e alho picados raspando bem o fundo para retirar o queimadinho delicioso do fundo.

Junte polpa de tomate ou tomate pelado batido com o suco. Retorne os bifes para a panela, tampe e cozinhe por 15 minutos contados a partir do momento que começar a chiar. Retire a pressão, abra a panela e espete a carne para ver se está macia. Se não estiver, feche a panela novamente e deixe por mais 5 minutos e repita a operação.

Quando a carne estiver macia, retire os bifes da panela e reserve. Corrija o sal do molho, adicione cheiro verde picado e deixe o molho ferver com a panela aberta até ficar bem grossinho.

Sirva com arroz branco e purê de batatas.

QUINTA: Penne com shitake, tomatinhos, abobrinha e rúcula

Receita

Coloque o penne para cozinhar de acordo com as instruções da embalagem.

Enquanto a massa cozinha, aqueça manteiga com um fiozinho de óleo numa panela. QUando estiver bem quente coloque duas bandejas de shitake cortado em fatias. Quando começar a suar, tempere com sal e 3 colheres de sopa de vinho branco. Deixe ferver por 2 minutos e reserve.

Na mesma panela aqueça azeite. Coloque 2 abobrinhas pequenas picadas, tempere com sal e pimenta e deixe que refoguem até começarem a dourar, junte os tomatinhos e deixe-os até que a casca deles comece a romper. Retorne o shitake para a panela, junte o espaguete já cozido e 1 concha da água do cozimento da massa.

Misture delicadamente. Junte ainda 1 maço médio de rúcula picada temperada com sal e azeite e misture mais uma vez.

Sirva com um bom parmesão ralado.

Estrogonofe de filet

Estrogonofe de filet

SEXTA: Estrogonofe de filet com arroz e batata palha

Receita

Numa panela aqueça manteiga e um pouco de óleo. Adicione uma cebola bem picada (ou ralada) e mexa até ficar translúcida (ela não deve dourar). Junte as iscas de filet mignon e deixe-as cozinhar completamente.

Tempere com sal, ketchup, mostarda e molho inglês.

Deixe a mistura ferver novamente e junte 1 caixa de polpa de tomate. Cozinhe por una 10 minutos. Junte champignons picados ou fatiados. Adicione conhaque e flambe. (observação importante: se você não tem prática ou não se sente a vontade para flambar, não ateie fogo no conhaque. Deixe a mistura ferver até que o álcool evapore. É mais seguro).

Por último junte o creme de leite (fresco ou de caixinha), deixe ferver até engrossar um pouco e sirva com arroz e batata palha..

Anúncios

2 pensamentos sobre “Menu da semana de 10 a 14 de novembro de 2014

  1. Tenho dificuldade qdo vejo aqueça manteiga e um pouco de óleo. Que quantidade é esse pouco? Essa pitada? Sou muitas mal na cozinha, morro de vontade de fazer, mas qdo vou nunca sai bom ou como esperado!

    Curtir

    • Oi Cris. A proporção é aproximadamente 2 para 1. Se coloco 2 colheres de manteiga, uso 1 de óleo. Para 1 de manteiga, 1/2 de óleo. Para as 2 bandejas de shitake eu usaria 2 colheres de manteiga e 1 de óleo. Obrigada por perguntar. As vezes o que é automático para mim gera uma dúvida para quem lê. Fique sempre a vontade. Um beijo.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s