Menu da semana de 17 a 21/11 de 2014

Enfim teremos um feriado no meio da semana. E é agora, na quinta-feira. Mas isso não nos isenta de colocarmos comidinhas gostosas na nossa mesa, não é mesmo?

Então vamos arregaçar as mangas que o menu desta semana está especialíssimo!

creme de palmito 2

SEGUNDA: Sopa creme de palmito

Receita

Coloque aproximadamente 1/2 litro de caldo de galinha para ferver. Cozinhe nele 3 batatas médias. Assim que estiverem macias, bata a mistura com o mixer e reserve.

Coloque no liquidificador a água de 1 vidro de palmito juntamente com metade dos palmitos. Bata até virar um creme. O restante dos palmitos devem ser costados em rodelas. Reserve.

Numa panela derreta 2 colheres de sopa de manteiga com 1 colher de chá de óleo. Refogue na mistura 1 cebola média ralada sem deixar dourar. Junte a mistura de batata e caldo e o palmito batido. Misture bem.

Assim que começar a ferver, adicione creme de leite até ficar na consistência desejada.

Deixe ferver novamente. Corrija o sal (lembre que há sal na água do palmito) e tempere com um tico de pimenta do reino branca.

Junte o palmito em rodelas e sirva em pratos ou cumbucas decorado com salsinha picada.

TERÇA: St Peter ao molho de laranja com gengibre com arroz de salsinha

Receita

Prepare a marinada numa travessa. Junte 2 dentes de alho amassados, 2 colheres de chá de gengibre fresco ralado ou 1 colher de chá de gengibre em pó, raspas e suco de 2 laranjas, 3 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta do reino branca. Misture bem e arrume de 4 a 6 filets de St Peter na marinada. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por aproximadamente 1 hora.

Pré aqueça o forno em 200 graus. Coloque papel manteiga e unte-o com azeite no fundo de um refratário em que caibam os filets sem sobreposição.

Coloque a marinada sobre os filets de peixe e asse por aproximadamente 15 minutos ou até que o peixe esteja cozido.

Sirva o filet de St Peter com arroz branco misturado com salsinha picada regado com o molho que se formou na assadeira.

QUARTA: Filet de frango com molho cremoso de brócolis com purê de batata com cenoura

Receita

Tempere 6 filets de frango com sal, pimenta, 2 dentes de alho espremidos e um pouquinho de óleo. Grelhe-os até que fiquem dourados dos dois lados. Reserve mantendo aquecidos.

Na mesma panela em que grelhou o frango, derreta 2 colheres de manteiga com 1 colher de azeite. Coloque a chama no mínimo, polvilhe 2 colheres de sopa de farinha em forma de chuvinha e mexa vigorosamente até que a farinha esteja cozida (uns 2 ou 3 minutos). Junte 1 e 1/2 xícara de leite gelado e misture até que volte a ferver. Adicione 2 xícaras de brócolis cozido e picado (eu utilizo folhas e talos neste tipo de preparação) e deixe ferver novamente. Tempere com sal e pimenta.

Bata o molho com um mixer. Sirva sobre os filets de frango grelhados acompanhados de purê de batata com cenoura.

Se gostar, polvilhe parmesão ralado sobre os filets.

Polpetone com capelletti verde

Polpetone com capelletti verde

QUINTA: Polpetone recheado de muçarela com capelletti verde

Receita

Numa tigela coloque 1/2 kg de carne moída, 1 cebola média ralada, 1 dente de alho espremido, 1/2 xícara de farinha de rosca, 1 ovo, 3 colheres de sopa de cheiro verde picado, sal e pimenta do reino.

Misture tudo muito bem, com as mãos, até formar uma massa homogênea.

Pegue aproximadamente 1/2 xícara da carne, abra em círculo, coloque no centro 1 cubo de muçarela e feche a carne, moldando o polpetone. Deixe a muçarela bem fechada no centro da carne para que não haja vazamento.

Unte uma assadeira com óleo, arrume os polpetones moldados nela, pincele-os com shoyu e leve-os ao forno pré-aquecido a 180 graus até que dourem (uns 15 ou 20 minutos).

Sirva-os cobertos com molho ao sugo, de preferência com manjericão, polvilhados com parmesão e acompanhados por capelletti verde cozido e passado na manteiga.

Roulet de frango

Roulet de frango

SEXTA: Roulets de frango recheados com ricota e tomate ao molho de cream cheese com arroz e espinafre refogado ao alho e óleo

Receita

Passe pela peneira 1 xícara de ricota. Tempere com sal, pimenta e azeite. Junte 1 tomate sem semente picado e uma pitada de orégano. Misture bem e reserve.

Utilize 6 filets de frango. Coloque-os um a um entre 2 plásticos e, com um martelinho, deixe-os bem fininhos. Tempere os filets com sal e pimenta.

Coloque 1 colherada do recheio de ricota no meio dos filets e enrole como uma panqueca, prendendo com 1 ou 2 palitos. Aqueça óleo numa frigideira grande ou numa panela e doure os filets de todos os lados. Retire-os da panela e reserve. Com um pouco de vinho branco, raspe o fundo da panela para soltar todos os grudadinhos que o frango deixou, junte 1 embalagem de cream cheese e 1 caixinha de creme de leite. Misture bem até o cream cheese derreter. Assim que começar a ferver, volte o frango para a panela. Deixe ferver até que esteja cozido (aproximadamente 20 minutos). Se o molho começar a ficar muito grosso, adicione leite. Polvilhe cheiro verde picado e sirva. (varie o recheio de acordo com os ingredientes que vc tem em casa).

Sirva com arroz e espinafre alho e óleo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s