Menu da semana de 24 a 28/11 de 2014

Os dias tem corrido rápido demais. Estamos aqui com um novo menu semanal. A partir de amanhã não percam as postagens sobre a ceia de Natal. Você vai aprender a organizar e fazer pratos que todos vão amar.

Vamos às receitas da semana:

Creme vegetariano

Creme vegetariano

Tortinha de chancliche

Tortinha de chancliche

SEGUNDA: Creme vegetariano com tortinhas de chancliche

Receita

Cozinhe 2 batatas, 2 mandioquinhas, 2 cenouras, 1 cebola, 3 dentes de alho amassados, 2 talos de salsão salsão e sal até ficar tudo bem macio. Bata com um mixer em pratos fundos um fio de azeite com trufas negras por cima.
Para as tortinhas de chancliche faça um recheio com 200 gr de queijo chancliche amassado (pode ser substituído por queijo branco ou ricota), 1 colher de café de pimenta síria, 1 colher de chá de azeite e um punhado de passas brancas que foram deixadas por 15 minutos na água quente.

Unte as forminhas, forre com um quadrado de massa folhada, polvilhe o fundo com farinha de rosca e coloque 1 colher de sopa de recheio. Feche a massa, pincele com ovo batido e coloque para assar até a massa folhada ficar crocante.
Sirva tudo junto e bem quentinho.
TERÇA: Escalopes de filet mignon ao molho holandês com purê de batatas e vagem refogada
Escalope ao molho holandês

Escalope ao molho holandês

Receita
Faça o Molho Holandês: coloque uma caçarola em banho maria (fogo baixo) e aqueça o 100ml de vinho branco seco, em seguida adicione 3 gemas e com um Fouet (batedor) bata sem parar até obter uma consistência cremosa. Neste ponto junte 2 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de mostarda, sal e  pimenta do reino a gosto e bata por mais dois minutos. Retire a caçarola do banho maria e reserve o molho em um recipiente.
Tempere os escalopes com sal e pimenta e grelhe-os em frigideira quente e untada com óleo até que dourem dos 2 lados.
Sirva o molho sobre o escalope acompanhado de purê de batatas e vagem refogada.
QUARTA: Pimentões recheados de carne moída com salada verde com figos grelhados
Pimentão recheado e salada verde com figos grelhados

Pimentão recheado e salada verde com figos grelhados

Receita
Coloque um pouquinho de óleo numa panela, refogue carne moída até que ela fique bem marronzinha. Adicione cebola e alho e deixe no fogo até que amoleçam. Junte azeitonas verdes picadas, manjericão e salsinha picadinhos. Deixe no fogo por mais ou menos 5 minutos. Corrija o sal e adicione uma colher de sopa rasa de amido de milho dissolvida em meia xícara de chá de água, para emulsificar a carne. Deixe o amido cozinhar e desligue o fogo.
Lave os pimentões e retire com cuidado a parte do talo, fazendo um orifício. Retire as sementes e os fios brancos que ficam dentro dos pimentões. Coloque a carne refogada dentro de cada pimentão dando uma pancadinha em seu fundo para que não fiquem buracos sem carne.
Feche o orifício com uma fatia de pão (que fica uma delícia, diga-se de passagem). Depois de fechado, passe óleo nas mãos e besunte todo o pimentão, especialmente nas reentrâncias. Ajeite os pimentões num refratário e leve ao forno em temperatura alta até que a pele dele esteja bem marronzinha.
O óleo no exterior do pimentão faz com que a pele se solte facilmente quando se retira os pimentões do forno.
QUINTA: Nhoque de mandioquinha com molho de frango
Nhoque com molho de frango

Nhoque com molho de frango

Receita
Nhoque de mandioquinha
Cozinhe 1,5 kg de mandioquinhas e passe-as pelo espremedor de batatas. Junte a farinha até dar o ponto de enrolar (aproximadamente 1 xícara). 1/2 xícara de parmesão ralado, 2 ovos, o sal e a noz-moscada. A massa deve ficar numa consistência que não grude nas mãos. Numa superfície enfarinhada faça “cobrinhas” com aproximadamente 1 dedo de espessura e corte em pedaços de 3 cm. Cozinhe aos poucos, em água fervente até que subam à superfície. Retire, coloque em um refratário e reserve.
Para o molho pique um peito de frango em iscas pequenas. Refogue em duas colheres de sopa de azeite, junte 2 alhos porós fatiados finamente e duas xícaras de molho de tomate. Depois de ferver por uns 10 minutos, junte uma embalagem de cream cheese e deixe ferver mais uns dois minutos. Corrija o sal e pronto.

Aí é só por o molho por cima do nhoque, polvilhar de queijo ralado e comer. Ficou divino, desmanchando na boca.
SEXTA: Coxas de frango com crosta de parmesão com arroz com raspas e suco de limão
Receita
Tempere as coxas do jeito que gosta (sal, pimenta, alho…). Reserve.
Numa travessa misture partes iguais de parmesão ralado fino e farinha de rosca. Se gostar, coloque também alguma erva bem picadinha (tomilho ou alecrim caem muito bem).
Numa outra travessa tempere iogurte natural com sal e um pingo de azeite e misture bem.
Passe as coxas de frango pelo iogurte e chacoalhe para retirar os excessos.
Leve-as à mistura de queijo e farinha de empane-as completamente.
Arrume as coxas numa assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno médio até que fiquem douradas (entre 35 e 40 minutos).
Faça o arroz normalmente. No momento em que desligar o fogo, adicione raspas e suco de 1 limão. Misture e tampe a panela por pelo menos 5 minutos.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s