Menu da semana de 01 a 05/12 de 2014

Chegou dezembro!!! Que o final do ano seja doce e cheio de esperança!!!

Mas, doce ou não, esperançoso ou não, o que nunca deixa de acontecer é a fome da família. Por isso, apresento a vocês as sugestões para o menu desta semana.

SEGUNDA: Omelete de linguiça de frango com brócolis, arroz, feijão e saladinha de pepino com tomate

Receita

Em uma tigela coloque 5 ovos inteiros, 1 pitada de sal, pimenta do reino (opcional), 1/2 xícara de leite e 1/2 colher de chá de fermento em pó. Bata com um garfo ou batedor de arame até que a mistura fique homogênea. Reserve.

Numa frigideira grande, doure bem 2 xícaras de linguiça de frango cortada em cubinhos (como a linguiça é fresca ela vai se desmanchar mas isso não é problema, ela ficará como uma carne moída depois de douradinha).

Adicione 3 colheres de sopa de cebola picada. Refogue até que a cebola fique translúcida. Depois, junte 2 xícaras de brócolis pré cozido (se for do congelado nem precisa cozinhar, é só deixar descongelar numa peneira para ele perder a água). Misture bem.

Junte a mistura de ovos e leite e deixe que a parte em contato com a frigideira fique dourada. Vire o omelete para que doure a parte que inicialmente ficou para cima. Se não tiver uma omeleteira, utilize um prato grande para a operação.

Retire o omelete da frigideira e sirva com arroz, feijão e saladinha.

Obs. Esta é uma excelente receita para utilizar talos de verduras (brócolis, espinafre, couve e até agrião ficam deliciosos no omelete.

TERÇA: Bacalhau fresco assado com tomatinhos e manjericão com orzo (risoni)

Receita

Unte uma assadeira com azeite. Reserve.

Tempere 4 filets de bacalhau fresco como sal e pimenta do reino (opcional). Arrume-s na assadeira untada.

Entre os filets do peixe coloque 2 xícaras de tomates cereja inteiros e, por cima de tudo, jogue folhinhas de manjericão.

Regue tudo com 1/2 xícara de azeite e leve ao forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 20 minutos (ou até o bacalhau começar a dourar nas bordas).

Para servir, coloque o orzo (massa em formato de arroz ou qualquer massa bem miudinha, como as que usamos em sopa) cozido no fundo do prato, arrume o peixe e os tomatinhos por cima e regue com o azeite da assadeira.

QUARTA: Espetinhos de filet e abacaxi com arroz verde e amarelo.

Receita

Caso vá utilizar espetinhos de madeira, deixe-os de molho em água por pelo menos 30 minutos para que não queimem.

Numa tigela faça uma marinada com 1 xícara de mostarda, 2 dentes de alho picados, 1/2 xícara de shoyu, 2 colheres de sopa de mel e pimenta do reino, se gostar). Misture e mergulhe 750 gramas de filet mignon cortado em cubos de aproximadamente 3 cm de lado. Deixe na marinada por 1 hora na geladeira.

Pegue os cubos de carne da tigela, retire o excesso de marinada, espete no espetinho e alterne com cubos de abacaxi do mesmo tamanho que os da carne.

Leve os espetos a uma frigideira untada com óleo e grelhe os espetos até que a carne esteja dourada de todos os lados.

Sirva com arroz cozido misturado com milho verde e ervilhas pré refogadas em um tico de azeite.

QUINTA: Ravioli de queijo com polpetinhas ao molho ao sugo gratinado com muçarela

Receita

Faça os bolinhos: numa tigela misture bem  500gr de carne moída, 2 dentes de alho amassados, 3 colheres de sopa de cebola picada bem miudinha, sal e pimenta do reino (opcional) e 1/2 xícara de chá de maisena.

Unte uma assadeira com óleo. Molde bolinhas pequenas (do tamanho de uma uva Italia, aproximadamente) com a massa de carne e arrume-as na assadeira untada.

Pincele as bolinhas com shoyu e leve ao forno pré aquecido até que estejam douradas (aproximadamente 20 minutos).

Retire as bolinhas do forno e misture-as em molho de tomate já pronto.

Coloque um pouco do molho no fundo do refratário, arrume o ravioli de queijo levemente cozido (se a embalagem disser que vai direto ao forno, nem precisa cozinhar), junte o restante do molho com as polpetinhas. Cubra com muçarela e leve ao forno para gratinar.

SEXTA: Filets de frango com crosta de amêndoas com molho de iogurte acompanhado de 7 cereais

Receita

Tempere 500 gramas de filet de frango com sal, pimenta e um tico de óleo.

Passe os filets temperados por farinha de trigo, depois por claras de ovos batidas levemente com o garfo e, por último, por amêndoas sem pele picadas.

Frite em óleo quente até que os filets estejam dourados dos dois lados. Se quiser fazer no forno, também dá certo, mas não fica tão gostoso.

Para o molho de iogurte misture bem 1 copo de iogurte natural, 1/2 dente de alho bem picado, 1 colher de chá de raspas de limão, 2 colheres de sopa de salsinha picada, 2 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta.

Sirva os filets de frango com 7 cereais cozidos de acordo com a embalagem e o molho servido separadamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s