Ceia de Natal II: petiscos e finger foods

Mesa de aperitivos

Mesa de aperitivos

Olá meus queridos. Vamos dar continuidade aos preparativos da ceia de Natal? Na pauta de hoje estão os petiscos e os finger foods. Aquelas comidinhas que servimos enquanto esperamos a chegada de todos os convidados e dar o horário para iniciarmos a ceia propriamente dita.

Inicialmente gostaria de dar algumas dicas:

  • Espalhe pratinhos, travessinhas, tigelinhas por todo o ambiente onde acontecerá a festa. É gostoso podermos sentar, conversar e petiscar sem a necessidade de levantarmos do lugar onde estamos acomodados;
  • Conforme nosso primeiro post da ceia de natal, escolha 4 a 6 tipos de comidinhas;
  • Lembre das quantidades: patês e pastinhas (100gr/pax); castanhas e frutas secas (100gr/pax); queijos e frios (100gr/pax), finger foods (4 a 6 unidades/pax);
  • Dê preferência às comidinhas que não necessitem de refrigeração. Lembre-se que a geladeira costuma ficar abarrotada neste dia;
  • Prefira comidinhas que não necessitem de pratinhos individuais. Comer utilizando apenas os dedos é uma alternativa que reduz muito o trabalho na cozinha e ainda libera a pia de pilhas de louça suja.

Agora vamos às sugestões:

Damascos recheados

Damascos recheados

1. Damascos recheados com gorgonzola e nozes: faça uma pastinha de gorgonzola esfarelado com creme de leite de caixinha, abra os damascos ao meio, passe e pastinha e finalize com um pedaço de noz.

 

Queijos picadinhos

Queijos picadinhos

2. Queijos variados picadinhos só para espetar o palitinho, castanhas e frutas secas.

 

Uvas recheadas

Uvas recheadas

3. Uvas red globe recheadas com queijo de cabra e nozes: é só ter paciência de tirar as sementes da uva (eu uso o cabo de uma colherinha de café bem pequena), colocar o queijo de cabra amassadinho e enfeitar com um pedaço de noz.

 

Queijo coalho com melaço

Queijo coalho com melaço

4. Cubos de queijo coalho e melaço de cana: corte o queijo em cubinhos, passe numa frigideira bem quente até que esteja dourado de todos os lados e sirva acompanhados de melaço de cana.

 

Espetinhos de antepasto

Espetinhos de antepasto

5. Espetinhos de antepasto: cozinhe levemente capeletes verdes, monte espetinhos com muçarela de búfala, azeitona preta, tomate seco e os capeletes cozidos. Sirva com pesto de manjericão.

 

Crudites

Crudites

6. Crudites: corte cenouras, salsão e pepinos em palitos. Sirva com sal grosso ou com homus.

 

Camarão e dip

Camarão e dip

7. Camarões com dip rosé: cozinhe camarões limpos (apenas com o rabinho). Sirva com um dip feito com maionese, ketchup e páprica picante.

 

Mini hamburguer sobre batata

Mini hamburguer sobre batata

8. Mini hamburgueres sobre batatas chips: pensando nas crianças, grelhe os mini hamburgueres e sirva sobre batatas chips compradas prontas. Acompanha ketchup e mostarda. Certeza que a garotada vai amar.

 

Bolinha de melão com presunto

Bolinha de melão com presunto

9. Bolinhas de melão com cubinhos de presunto: simples e delicioso, é só bolear melão e espetar junto com um cubinho de presunto.

 

Canapés de salmão defumado

Canapés de salmão defumado

10. Canapés de salmão defumado com creme azedo e dill: fazer o creme azedo é muito simples, é só misturar cream cheese com raspas e suco de limão. Depois é só montar os canapés passando o creme sobre uma torradinha e arrumando o salmão defumado e as folhinhas de dill sobre ele.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s