Caponata de berinjela

Caponata de berinjela

Caponata de berinjela

Fizeram um pedido de receita de caponata de berinjela lá no grupo do Facebook. Eu costumo fazer este prato de maneira quase intuitiva. Amo ter um pote de caponata na geladeira. Ela serve de salada, de recheio para sanduíche, para montar canapés ou barquetinhas folhadas ou um ótimo acompanhamento para o churrasco do final de semana. Uma delicinha muito versátil.

Para fazer a caponata eu corto 2 berinjelas em cubos, pimentões coloridos em fatias médias, 2 cebolas em cubos do tamanho dos cubos da berinjela (depois a cebola se separa e ficam pequenas pétalas). Coloco tudo numa assadeira grande. Junto azeitonas picadas e uvas passas (opcional). Tempero todo mundo com azeite, orégano e sal. Levo ao forno e deixo lá até secar praticamente toda a água que os vegetais soltarão (uns 40 ou 45 minutos), mexo delicadamente umas duas vezes durante o tempo de forno.

Retiro do forno, se ficou muito seco coloco mais azeite, corrijo o sal e adiciono um pouco de vinagre (2 ou 3 colheres de sopa, depende do seu gosto). Assim que esfria eu coloco nozes picadas, misturo e guardo em um pote bem fechado na geladeira.

Esta caponata que vocês veem na foto foi feita com mini berinjelas, da mesma forma que descrevi acima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s