Menu da semana de 08 a 12/12 de 2014

Olá queridos, o menu desta semana está recheado de pratos frescos e leves, bem propícios para o clima quente destes dias e para pegar mais leve para poder folgar um pouco nas festas que se aproximam.

As sugestões são:

Salada de feijão branco

Salada de feijão branco

SEGUNDA: Salada de feijão branco com linguiça de frango, alcaparras e cebolas caramelizadas

Receita

Deixe 250 gr de feijão branco por pelo menos 2 horas.

Cozinhe o feijão em panela normal em água temperada com um fio de azeite e folhas de louro até que fique al dente (aproximadamente 30 minutos) mas vai depender muito do feijão, pode ser mais ou menos tempo, o importante é que não fique duro nem desmanche. Escorra e deixe esfriar.

Retire a carne da linguiça de frango da tripinha que a envolve e leve à uma frigideira levemente untada com óleo.Deixe a carne da linguiça refogar até começar a dourar. Se houver pedaços grandes, quebre-os com uma colher. Reserve.

Na mesma frigideira adicione 2 cebolas cortadas em rodelas e, mexendo de tempos em tempos, deixe que dourem. Tempere com sal e pimenta do reino no final do cozimento.

Rale 1 cenoura, fatie 1 pepino japonês e pique 1 tomate em cubos.

Na hora de montar, misture todos os ingredientes pré preparados, exceto a cebola, com 2 colheres de sopa de alcaparras. Misture delicadamente para não desmanchar o feijão. Tempere tudo com azeite e sal.

Coloque a cebola dourada por cima e sirva em temperatura ambiente ou gelada.

Abóbora assada com medalhão de filet

Abóbora assada com medalhão de filet

TERÇA: Medalhão de filet com abóbora assada e salada verde

Receita

No fundo de um refratário coloque uma camada fina de azeite e tempere com sal e pimenta do reino. Sobre o azeite, coloque a abóbora cortada em cubos médios (eu usei abóbora paulista mas qualquer tipo funciona muito bem aqui).
Misturados aos cubos de abóbora acrescente dentes de alho inteiros e com casca.
Por cima de tudo arrume ramos de sálvia fresca (alecrim ou tomilho também ficam deliciosos).
Tempere novamente com sal, pimenta do reino e azeite e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 45 minutos. Retire do forno na metade do tempo e mexa a abóbora com delicadeza para que ela não desmanche. Pode ser que demore até 1 hora, dependendo da quantidade de água da abóbora.
Retire do forno quando a parte da abóbora em contato com o refratário começar a ficar bem dourada. Neste cozimento os dentes de alho ficam muito macios e adocicados.

Aí é só servir com sua carninha preferida ou com o churrasquinho de final de semana.
Eu servi com medalhões de filet mignon e com uma saladinha verde bem simples.

Torta de champignons frescos com coxas assadas e salada de couve

Torta de champignons frescos com coxas assadas e salada de couve

QUARTA: Torta de champinhons frescos, coxas assadas e salada de couve crua

Receita

Peguei a receita da massa desta torta no nosso grupo no Facebook. Nunca tinha feito. O resultado final fica bem próximo à consistência da massa de empadinha. Desmancha na boca. Esta é uma ótima dica para os dias de pressa.

Faça primeiro o recheio para que esfrie. Limpe e fatie ou separe 2 bandejas de cogumelos variados (cada uma tem entre 250 e 300gr).

Pique uma cebola bem miudinho. Derreta manteiga numa panela, junte a cebola e refogue até que fique translúcida. Junte os cogumelos limpos e, assim que eles começarem a suar, adicione 1/4 de xícara de vinho branco seco. Assim que o álcool já tiver evaporado (cerca de 3 minutos), tempere com sal e pimenta.

A mistura certamente vai formar líquido. Com o fogo na temperatura mínima, junte farinha de trigo às colheradas, fazendo chuvinha de farinha, para que não empelote. Mexa vigorosamente enquanto adiciona a farinha.

Assim que o líquido se tornar um creminho com a presença da farinha, desligue o fogo e coloque num prato para esfriar.

A massa não pode sem mais simples. Misture 1 pote de 500gr de margarina Qualy (me falaram que com outra não dá certo) com 500gr de farinha de trigo. Amasse até que a massa desgrude das mãos.

Forre o fundo e as laterais de uma forma com a massa, apertando com os dedos (reserve umas 2 colheres de sopa da massa). Ajeite o recheio e esfarele a massa reservada sobre o recheio.

Leve ao forno médio, pré-aquecido até que comece dourar as bordas (aproximadamente 30 minutos).

Servi com franguinho assado e salada feita com couve crua finamente fatiada temperada com sal e lâminas de alho fritas em azeite (use o azeite que fritou o alho para temperar a salada).

Fuzilli ao pesto com filet de frango

Fuzilli ao pesto com filet de frango

QUINTA: Fuzilli ao pesto com filet de frango grelhado

Receitas

Enquanto cozinha a massa e grelha os filets de frango faça o pesto:

Bata no liquidificador 1 maço de manjericão, 3 colheres de sopa de parmesão, 3 colheres de sopa de nozes picadas, 1 colher de chá de alho picado e vá adicionando azeite até ficar um creminho leve. Mais fino que um patê. Experimente e veja se precisa de sal, depende do queijo.

Coloque o pesto no fundo da travessa em que irá servir a massa. Coloque o fuzilli sobre o pesto e 1 concha da água do cozimento do macarrão.

Misture bem e sirva com um bom parmesão ralado por cima e com os filets de frango bem temperadinhos.

Ceviche

Ceviche

SEXTA: Ceviche de St Peter, manga e leite de coco

Faça o tempero: misture 1 garrafinha de leite de coco, suco de 3 limões, 4 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta dedo de moça picada sem sementes (se gostar bem picante, deixe as sementes). Experimente e veja se quer alterar algum sabor. Reserve na geladeira.

Numa tigela grande coloque 500gr de St Peter em cubos grandes, 250 gr de camarões médios cozidos, 1 maço de coentro, 1 cebola roxa cortada em fatias finas, 1 manga não muito madura cortada em cubos,

Misture bem e adicione o tempero reservado. Misture e deixe repousar por 15 minutos na geladeira.

Sirva com tortillas de milho crocantes ou batata doce cozida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s