Ceia de Natal V: marinadas e molhos para carnes

Molho madeira

Para variar o sabor dos assados, temos duas opções: modificar a marinada em que são temperados ou servi-los acompanhados de molhos diferentes.

Dou continuidade ao tema carnes para a ceia de Natal com algumas sugestões de marinadas e molhos para os astros principais da nossa ceia.

Ah, e não esqueçam que já publiquei aqui um TOP 10 com sugestões de molhos para carnes que também traz ótimas ideias (para visualizá-lo é só clicar na expressão Top 10) .

Chutney

Chutney

Marinadas

1. Oriental: 1 xícara de vinagre de arroz, 1 xícara de óleo vegetal, 1/4 de xícara de óleo de gergelim torrado, 3 colheres de sopa de gengibre ralado, 1/2 xícara de shoyu, 2 colheres de sopa de alho amassado, 2 colheres de sopa de açúcar.

2. Indiana: 1 xícara de iogurte natural, 3 colheres de sopa de alho amassado, 1/2 xícara de cebola picada, 2 colheres de sopa de curry, 1/2 xícara de óleo, suco e raspas de 1 limão, 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado.

3. Italiana: 1 xícara de azeite, 1/2 xícara de vinagre balsâmico, 3 colheres de sopa de alho picado, 3 colheres de sopa de alecrim picado, 3 colheres de sopa de manjericão picado, 2 colheres de sopa de mel.

4. Francesa: 1 xícara de mostarda Dijon, 1/2 xícara de azeite, 1/4 de xícara de vinagre branco, 3 colheres de sopa de alho amassado, 3 colheres de sopa de tomilho fresco picado.

5. Vinho tinto (não recomendado para carnes brancas): 1 xícara de vinho tinto, 1 xícara de óleo, 3 colheres de sopa de alho amassado, 1/2 xícara de cebola picada, 4 folhas de louro, 3 colheres de sopa de salsinha picada.

Molhos

1. Do fundo da assadeira (na minha opinião, o melhor de todos): retire a carne da forma onde foi assada. Se usou folhas de alface ou papel manteiga para não grudar, despreze. Coloque a forma sobre a boca do fogão. Acrescente 1 xícara de água e 1 xícara de vinho branco. Ligue o fogo no mínimo (cuidado para não se queimar, utilize um pano para segurar a forma). Com o auxílio de uma colher de pau, desprenda todos os queimadinhos e grudadinhos que estiverem no fundo ou nas bordas da forma. Deixe ferver por 3 minutos. Assim que esfriar um pouco, passe o molho por uma peneira vertendo o líquido que se formou numa panela. Experimente o molho e corrija o que for necessário (se estiver ácido, coloque açúcar; se estiver insosso, coloque sal e assim por siante). Volte a panela para o fogo e engrosse o molho com um poco de maisena. Sirva quente.

2. Vinagrete de manga: misture numa tigela 2 mangas não muito maduras cortadas em cubos pequenos, 1/2 xícara de salsinha picada, 1/2 pimentão verde picado (opcional), 2 pimentas dedo de moça sem sementes picadas (opcional), suco de 1 limão,  1/4 de xícara de azeite, sal e pimenta do reino.

3. Chutneys:  1kg do ingrediente principal (cebola roxa, manga, abacaxi, tomate, pêssego… – a fruta ou vegetal de sua preferência), 1 xícara de açúcar mascavo, 3 colheres de sopa de gengibre fresco ralado (opcional), 1/2 xícara de vinagre, 1 cebola picada, 1 colher de sopa de pimenta dedo de moça picada (opcional), sal e pimenta do reino. Levar ao fogo médio até atingir ponto de geleia. Se gostar, acrescente passas e/ou um pouquinho de curry.

4. Tzatziki (molho de iogurte com pepino): Descasque e retire as sementes de 1 pepino. Pique-o e leve a uma tigela. Misture 1 xícara de iogurte natural, 3 colheres de sopa de hortelã picada, 1 dente de alho bem amassadinho, 2 colheres de sopa de azeite e sal. Misture bem e conserve na geladeira até a hora de servir.

5. Molho de damascos com limão siciliano:  Coloque 1 e 1/2 xícaras de damascos picados numa panela. Cubra-os com água que deve ultrapassas os damascos em 1 dedo. Leve ao fogo baixo e deixe ferver até que os damascos estejam bem macios. Bata-os com um mixer ou liquidificador até que virem um purê bem liso.

Em uma panela refogue 1/2 cebola ralada em 1 colher de sopa de óleo, sem deixá-la dourar. Junte o purê de damasco e coloque 1/2 xícara de vinho branco, raspas e suco de 1 limão siciliano. Deixe ferver até perceber que o álcool do vinho evaporou (aproximadamente 5 minutinhos) (se começar a ficar muito grosso, coloque água). Experimente e tempere com sal, pimenta do reino e, se os damascos não forem docinhos, corrija o açúcar.  Sirva frio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s