Lanches escolares

Lanches escolares

Lanches escolares.  Na foto, torta de escarola com ricota temperada.

Muitas escolas reiniciam suas aulas nesta semana as demais reiniciarão muito em breve. Pensando nisso, resolvi fazer este post dedicado aos lanches que mandamos para nossos filhos durante o período escolar.

Como mãe, sei da dificuldade que é dedicar um tempo do dia e pensar em algo criativo, gostoso e saudável para colocar na lancheira das crianças. Então elaborei esta espécie de guia para facilitar este trabalho.

Antes das opções, gostaria de dar duas sugestões:

Mande água para sua criança. Sim, nossos filhos passam um mínimo de 4 a 5 horas por dia na escola e, muitas vezes, o único líquido que ingerem é algum suco industrializado e açucarado. Mande uma garrafinha de água com umas pedrinhas de gelo, isso animará a molecada a consumi-la;

Invista numa lancheira térmica. Você só conseguirá mandar alimentos frescos para as crianças se tiver certeza de que eles estarão bons na hora que forem consumidos. Essa certeza só conseguimos com o auxílio de uma lancheira térmica.

Darei sugestões de lanches e, em outros posts colocarei algumas receitas.

1. Frutas

Frutas são saudáveis, frescas doces e deliciosas. Ter um potinho, mesmo que pequeno, de frutas na lancheira é muito gostoso e saudável. Envie-as bem geladinhas.

Frutas que podem ir inteiras: uvas sem sementes, maçã, banana, pera, morango, mirtilo (blueberrie), pêssego, ameixa, etc.

Frutas que devem ir picadas: melão, melancia, manga, kiwi, abacaxi, gomos de tangerina, mamão com raspinhas de limão, salada de frutas, etc.

Experimente fazer espetinhos com frutas. É sucesso garantido.

Bisnaguinha integral com queijo branco, tomate cereja e manjericão

Bisnaguinha integral com queijo branco, tomate cereja e manjericão

2. Sanduíches

Todo mundo enjoa do tradicional sanduíche de presunto e queijo. Podemos variar o tipo de pão, a pastinha para umedecer e o recheio dos sanduíches. Olhem quantas coisas interessantes:

Pão: integral, de forma, bisnaguinha, bisnaguinha integral, sírio, wrap, pão australiano, bagel, etc.

Pastinhas para umedecer o pão: manteiga, requeijão, creme de ricota, coalhada seca, homus, pasta de abacate (com sal, limão e azeite), cream cheese, pasta de tofu, geleia caseira, pasta de amendoim, maionese, etc.

Recheios: presunto, peito de peru, queijos de vários tipos (muçarela, prato, ementhal, brie, muçarela de búfala, minas padrão….), mortadela, rosbife, carne assada desfiada, frango desfiado, cenoura ralada, espinafre com ricota, atum em água, etc

3. Frutas desidratadas e secas

No mercado encontramos uma grande variedade de frutas desidratadas (maçã, banana, manga, ameixa, abacaxi, damasco, uva, figo…). Além disso temos as frutas secas como nozes, castanhas em geral, macadâmias, amêndoas e avelãs. Faça um potinho com as que sua criança mais gostar e coloque na lancheira. Elas são nutritivas e diminuem a vontade de comer doce.

Palitinhos de vegetais com requeijão

Palitinhos de vegetais com requeijão

4. Vegetais

É estranho pensar em vegetais no lanche mas pense em abrir um potinho com tomatinhos sweet grape na hora do fome. Ou encontrar palitinhos de vegetais como cenoura, pepino e salsão com um potinho de requeijão ou homus para mergulhá-los.

Outra boa ideia é fazer espetinhos de tomate cereja com cubos de queijo branco ou muçarela, ou ainda mandar cenourinhas baby ou grãos de milho cozido. Tenho certeza que serão boas surpresas.

Torta de carne com azeitona e ovo cozido

Torta de carne com azeitona e ovo cozido

5. Salgados

Pasteizinhos assados com recheios variados como frango com requeijão, pizza, ricota com escarola e nozes, peito de peru com catupiry… A massa você encontra pronta nos supermercados. Experimente pincelar com gema e polvilhar gergelim ou parmesão abtes de levá-la ao forno.

Tortas e bolos salgados com recheios variados como carne moída com azeitona e ovo cozido, escarola com ricota, frango, atum…. Tanto as tortas quanto os bolos salgados podem ser integrais. Substitua aproximadamente 1/3 da farinha da receita por farinha integral.

Enroladinhos de frios (presunto e queijo, peito de peru com emental…) enviados junto com torradinhas integrais ou biscoito de polvilho SEM gordura trans.

Ovinhos de codorna cozidos só polvilhados com um tico de sal.

Bolo de coco

Bolo de coco

6. Doces

Bolo de vó: natural, iogurte, laranja, cenoura, limão, maçã, banana, fubá… Dica: estes bolos viram muffins deliciosos, é só colocar a massa nas forminhas e assar por menos tempo (de 15 a 20 minutos são suficientes).

Cookies integrais com ou sem frutas secas.

Pasteis assados de banana com um tico de chocolate, de maçã com canela, de morango com bem pouco açúcar.

Iogurtes.

7. Bebidas

Água, água de coco, suco de uva integral (pode diluir um pouco que ele é bem concentrado, chás variados, limonada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s