Menu da semana da 09 a 13 de fevereiro de 2015

Estamos na semana que antecede o carnaval! Todo mundo pensando em festa ou em descanso. Mas como fome é algo que aparece todos os dias, não podemos nos isentar das nossas refeições. Preparei um cardápio de pratos bem práticos. A maioria deles leva no máximo 30 minutos para ficar pronta. Espero que gostem e aproveitem.

Abobrinhas crocantes

Abobrinhas crocantes

SEGUNDA: Carne moída refogada com milho verde e ervilhas, arroz, feijão e salada verde com pepino

Receita

Aqueça 1 colher de sopa de óleo numa panela. Junte 500 gr de carne moída e mexa até que ela esteja completamente seca e cozida (marrom). Junte 1/2 cebola picada e 2 dentes de alho amassados. Deixe refogar até que a cebola esteja translúcida. Tempere com sal e pimenta do reino. Junte 1/2 xícara de ervilhas frescas ou congeladas, 1/2 xícara de milho verde, 1/4 de xícara de azeitonas verdes picadas e 3 colheres de sopa de cheiro verde picado. Experimente e veja se precisa colocar mais sal. sirva com arroz, feijão e salada verde com pepino.

TERÇA: Toletes de salmão assado em cama de legumes com couscous cítrico.

Receita

Unte uma assadeira com azeite de oliva ou óleo neutro (canola, milho ou girassol), salpique sal e pimenta sobre o azeite. Corte os vegetais que tiver na geladeira em rodelas ou fatias (abobrinha, cenoura, berinjela, salsão, cebola….). Arrume as fatias levemente sobrepostas, como escamas, até forrar a assadeira. Tempere os vegetais com sal, pimenta do reino e azeite (se quiser coloque também uns raminhos de alecrim ou tomilho). Sobre os vegetais coloque os toletes de salmão. Tempere com sal, pimenta, 1 colher de sopa de vinho branco ou saquê e 1 colher de chá de mel ou maple syrup. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 15 minutos. Retire o papel alumínio e retorne ao forno por mais 10 minutos.

Couscous: Coloque 1 xícara de trigo para couscous numa tigela. Ferva 1 xícara de água temperada com 1 colher de sopa de azeite e sal. Assim que ferver, verta a água sobre o trigo, misture e cubra com um pano limpo. Deixe repousar por 5 minutos. Retire o pano e solte o couscous com um garfo. Adicione 2 colheres de sopa raspas de limão/limão siciliano/ laranja/ tangerina (faça a combinação que quiser) junte também 1/4 de xícara de suco dos cítricos que utilizar (1/4 de xícara no total!). Mexa e sirva com o salmão.

QUARTA: carne de panela com batata e cenoura com arroz, feijão e escarola refogada

Receita

Aqueça 2 colheres de óleo na panela de pressão. Coloque 750 gr de músculo, acém ou paleta (cortes bovinos) em cubos e refogue até que fiquem dourados por todos os lados. Tempere com sal e pimenta do reino. Adicione 1 xícara de purê de tomate e 1 xícara de caldo de carne. Feche a panela de pressão e conte 20 minutos depois que começar a chiar. Retire a pressão da panela, abra a tampa e coloque 3 batatas e 2 cenouras em pedaços médios. Adicione 2 colheres de sopa de cheiro verde picado. Tampe a panela novamente e conte 5 minutos depois que a panela começar a chiar. Retire a pressão e veja a maciez da carne e dos legumes. Se a carne não estiver macia, retire os legumes da panela e retorne ao fogo com a panela tampada por mais 5 ou 10 minutos. Retorne os legumes para a panela, corrija o sal, se necessário e sirva.

QUINTA: Filet de frango ao catupiry, arroz de salsinha e abobrinha crocante ao forno

Receita

Tempere 500 gr de filet de frango cortado fino com sal e pimenta do reino. Passe os filets em uma frigideira untada com óleo até que fiquem dourados dos dois lados. Reserve.

Na mesma frigideira, sem lavar, adicione 2 colheres de sopa de cebola ralada e 2 colheres de sopa de vinho branco. Com uma colher, raspe todo o grudadinho do frango que tenha ficado na frigideira. Adicione 1 xícara de catupiry (ou requeijão) e 1/2 xícara de leite (se usar requeijão de copo, que é mais líquido, utilize apenas 1/4 de xícara de leite). Mexa bem e deixe levantar fervura. Na hora de servir, retorne os filets de frango para a frigideira e deixe ferver novamente.

Abobrinhas crocantes ao forno

Ingredientes

3 abobrinhas médias cortadas em palitos
2 colheres de sopa de óleo
Sal
Pimenta do reino
1 xícara de chá de panko (veja observação abaixo)
1/2 xícara de parmesão ralado

Modo de preparo

Coloque os palitos de abobrinhas numa tigela e tempere com sal, pimenta e óleo.

Misture o panko e o parmesão num prato.

Passe os palitos de abobrinha temperados na mistura de panko e queijo, pressionando para que grude nas abobrinhas.

Arrume as abobrinhas numa assadeira de bordas baixas e leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 15 minutos ou até que estejam douradas e crocantes. Sirva imediatemente.

Dica da Clau

  • Panko é aquela farinha de rosca japonesa gorssa, se não encontrá-lo, substitua por farinha de rosca comum. Mas adianto que as abobrinhas não ficarão tão crocantes nem com esta aparência felpuda com ela.

SEXTA: Coxinhas da asa picantes com palitos de salsão e molho de gorgozola com batatas rústicas ao alecrim

Receita

Faça um tempero com 2 colheres de manteiga derretida, 3 colheres de molho de pimenta, 2 colheres de mel, sal e pimenta do reino. Coloque 500 gr de coxinhas da asa numa assadeira e jogue todo o tempero sobre elas. Misture bem de modo que as coxinhas fiquem envolvidas pelo tempero. Deixe marinar por 15 minutos.

Pré aqueça o forno a 180 graus e leve as coxinhas para assar até ficarem douradas (cerca de 30 minutos).

Faça o molho de gorgonzola com 1/2 xícara de gorgonzola esfarelado, 1 caixinha de creme de leite e 1/2 xícara de maionese. Misture bem até ficar homogêneo. (amasse os gruminhos de gorgonzola com um garfo para o molho ficar liso)

Sirva as coxinhas com o molho e talos de salsão cortados em palitos acompanhados de batatas cortadas com casca e assadas com sal, pimenta, azeite, dentes de alho com casca e ramos de alecrim até que as batatas fiquem douradas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s