Molho de tomate caseiro

Molho de tomate caseiro

Molho de tomate caseiro

A Tati pediu uma receita de molho de tomate para fazer em casa sem químicos e sem conservantes e que não seja aquelas que demoram um dia inteiro para ficarem prontas.

Seu pedido é uma ordem, Tati. Se você usar tomates orgânicos, fica melhor ainda.

Molho de tomate caseiro

Molho de tomate caseiro

Coloque numa panela grande 12 tomates sem pele e sem sementes grosseiramente picados (para o molho ficar bonito e saboroso eles devem estar bem vermelhos e firmes), junte a eles 4 cebolas médias também cortadas grosseiramente. Ligue o fogo baixo com a panela tampada. Não me confundi, nesta etapa vão só estes dois ingredientes.

Os tomates e as cebolas começarão a soltar líquidos. Deixe que cozinhem nestes líquidos, mexendo de vez em quando. Deixe os líquidos evaporarem parcialmente e os vegetais cozinharem. Esta etapa dura em média 30 minutos se os tomates estiverem bem maduros.

Assim que os vegetais estiverem bem macios, desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador ou com o mixer. Ligue o fogo novamente e deixe apurar mais um pouco. Você verá que o molho mudará de cor e ficará num vermelho mais intenso. Reserve.

Assim que o molho estiver na consistência desejada, tempere-o.

Numa panela pequena aqueça 3 colheres de sopa de azeite de oliva, junte 4 dentes de alho amassados e deixe que refoguem até que comecem a dourar.

Ligue novamente o fogo da panela do molho e, assim que voltar a ferver, verta o refogado de alho nela. Tempere com sal, pimenta do reino e alguma erva de sua preferência como folhinhas de manjericão ou salsinha picada (opcional).

Experimente o molho, corrija o sal se necessário e, caso ache que está azedo (isso depende do tomate), adicione açúcar aos poucos, experimentando em cada adição.

Deixe ferver por uns 2 ou 3 minutos e sirva.

Se tiver uma panela bem grande e quiser fazer o dobro da receita, o molho de tomate congela muito bem e é um curinga dentro do freezer.

Molho de tomate para congelamento

Molho de tomate para congelamento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s