Menu semanal de 02 a 06 de março de 2015

Semana passada estava fora e não consegui publicar nada. Desculpem.

Hoje publico uma sugestão de menu para a semana. Assim todo mundo consegue se programar e variar as refeições do dia a dia.

Desejo uma ótima semana a todos.

SEGUNDA: Arroz, feijão, linguiça de frango acebolada e saladinha

Quer uma dica para a linguiça ficar muito gostosa? Quando estiver quase pronta, um pouco antes de colocar a cebola, retire a panela do fogo, coloque 1/2 xícara de cachaça ou vinho branco, volte para o fogo e deixe o líquido evaporar. Junte a cebola fatiada e deixe-a refogar até murchar.

TERÇA: Tilápia ao molho de alcaparras, tomates recheados com couscous marroquino e salada verde.

Receitas

Comece com os tomates que devem estar vermelhos e firmes. Retire a tampa deles e, com o auxílio de uma colher pequena, cave toda a semente e polpa, deixando os tomates totalmente vazios. Retire uma fina fatia do fundo para que este fique reto e os tomates parem em pé. Reserve.

Faça 1 xícara de couscous marroquino hidratado por 5 minutos com 1 xícara de água fervendo temperada com azeite, sal e pimenta do reino. Depois dos 5 minutos de hidratação, solte o couscous com um garfo e adicione raspas de limão.

Tempere as cavidades dos tomates com sal, pimenta do reino e um pouquinho de azeite. Preencha-os com o couscous preparado e leve ao forno por 10 minutos. Só para os tomates amolecerem um pouquinho.

Faça o molho do peixe. Derreta duas colheres de manteiga. Adicione 3 colheres de alcaparras escorridas, lavadas e escorridas novamente. Assim que a manteiga ferver novamente, desligue o fogo e adicione suco de 2 limões.

Grelhe os filets de tilápia temperados com sal e pimenta e sirva com o molho por cima acompanhados dos tomates recheados.

Contra filet abobora e arroz de brócolis

QUARTA: contra-filet ao molho de mostarda com arroz de brócolis e abóbora assada

Receitas

Tempere a abóbora em cubos com azeite, sal e pimenta do reino. Misture bem para que todos os cubos fiquem cobertos pelo tempero. Leve ao forno por aproximadamente 1 hora.

Para o arroz de brócolis, prepare o arroz branco como de costume. Cozinhe os floretes de brócolis no vapor e pique-os em pedaços bem pequenos (este prato é ótimo para usar talos e folhas de brócolis, ja que é tão picadinho que ninguém fica sabendo que parte da verdura é).

Aqueça um pouco de azeite numa panela, refogue o brócolis picado por 2 minutos, tempere com sal e adicione o arroz cozido e solto. Misture e reserve aquecido.

Numa panela bem pequena aqueça um pouco de óleo e adicione alho cortado em lâminas. Deixe fritar até que as lâminas fique da cor de guaraná. Escorra o alho em papel absorvente e jogue as lâminas de alho crocantes sobre o arroz de brócolis.

Para o contra-filets, tempere os bifes com sal e pimenta. Grelhe-os numa frigideira, deixando-os dourados dos dois lados. Na mesma frigideira, sem lavar, adicione 2 colheres de sopa de mostarda Dijon, 1 caixinha de creme de leite e 1 colher de sopa de mel. Leve ao fogo baixo e raspe todos os grudadinhos que a carne deixou. Assim que ferver tempere com sal e sirva sobre os bifes de contra-filet.

QUINTA: Espaguete ao molho de parmesão e filet de frango grelhado.

Receita

Este molho fica pronto no tempo em que a massa cozinha. Portanto, quando quiser uma refeição pronta em menos de meia hora, pode recorrer a esta receita.

Coloque numa panela 1 xícara de leite, meia xícara de vinho branco, 1 copo de requeijão (pode ser light) e 1 caixa de creme de leite. Tempere com sal e noz moscada ralada, se gostar. Assim que a mistura ferver adicione 2 xícaras de parmesão ralado, reduza o fogo, e mexa até o queijo derreter completamente. Sirva sobre a massa acompanhada de filet de frango grelhado.

Berinjela a parmegiana

Berinjela a parmegiana

SEXTA: Berinjela a parmegiana com arroz e batata palha

Receita

Faça um molho ao sugo: refogue bastante cebola e alho picados, junte 3 latas de tomate pelado batidas no liquidificador, tempere com sal e deixe em fogo baixo até ficar bem encorpado, quase um creme de tomate. Adicione folhas de manjericão, mexa e tampe a panela. Reserve.

Faça uma mistura com 1/2 xícara de parmesão ralado fino e 1 xícara de farinha de rosca. Misture bem e reserve.

Corte as berinjelas no sentido do comprimento em fatias de aproximadamente 1/2 cm de espessura. Tempere com sal e pimenta do reino. pincele óleo vegetal nas duas faces e na casca, passe pela mistura de parmesão e farinha de rosca e coloque numa assadeira forrada com papel manteiga.

Leve ao forno pré-aquecido até a farinha começar a dourar (ela não fica extremamente crocante mas fica bem douradinha). Isso leva uns 10 a 15 minutinhos.

Retire do forno e, num refratário faça camadas de berinjela, molho e muçarela ralada. Deixe que a última camada seja de muçarela. Retorne ao forno até a muçarela derreter. Mais uns 10 minutos de forno.

Sirva com arroz branquinho e batata palha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s