Menu semanal: de 09 a 13 de março de 2015

Nossa, já é segunda-feira novamente. A semana passada passou voando. As sugestões desta semana estão bem diferentes das usuais. Afinal precisamos surpreender de vez em quando, não é mesmo?

Vamos às receitas!

SEGUNDA: Quibe de abóbora acompanhado de arroz com macarrão cabelo de anjo e salada de pepino com iogurte

Receitas

Para o quibe: coloque 1 xícara de trigo para quibe numa tigela e cubra com 1 1/2 xícara de água fervendo. Deixe hidratar por aproximadamente 1 hora.

Enquanto o trigo hidrata, arrume cerca de 4 xícaras de abóbora num tabuleiro (eu prefiro a japonesa), tempere tudo com sal, pimenta do reino e azeite e leve ao forno pré aquecido até ficar macia mas sem dourar (uns 45 minutos).

Esprema o trigo com a ajuda de um pano de prato limpo para que todo o excesso de água seja eliminado e volte para a tigela. Junte ao trigo 1 xícara de cheiro verde picado, 3 dentes de alho picados, 1 cebola média picada, 1 pitada de pimenta síria (opcional), azeite e a abóbora já assada.

Misture tudo até ficar homogêneo e leve a uma assadeira média untada com azeite.

Faça diagonais com a ponta de uma faca de maneira a formar losangos na superfície da massa do quibe. Pincele tudo com azeite e coloque um pedaço de noz no centro de cada losango.

Leve ao forno pré aquecido por 30 minutos ou até dourar e deixe repousar por 15 minutos antes de servir.

Para o arroz: aqueça 2 colheres de óleo numa panela. Junte 1 xícara de macarrão cabelo de anjo quebrado e deixe fritar até que fique bem dourado. Junte 2 dentes de alho amassados e 1/2 cebola média picada e refogue até a cebola ficar translúcida. Adicione 1 xícara de arroz, refogue um pouco, tempere com sal e cubra com 3 xícaras de água.

Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela semi tampada.

Caso note que a água está secando e o arroz ainda está duro, adicione mais água aos poucos.

Desligue o fogo assim que o arroz estiver cozido.

TERÇA: salmão grelhado com vinagrete de manga e arroz com limão e abobrinha.

Receitas

Vinagrete de manga: corte 1 manga não muito madura em cubos pequenos e coloque numa tigela. Adicione 1/2 cebola rocha em cubinhos, 1/2 xícara de cheiro verde picado, 1/4 de xícara de coentro picado (opcional), 1 colher de sopa de pimenta dedo de moça sem sementes picada bem miudinha (opcional). Tempere tudo com sal, azeite e suco de limão a gosto. Sirva sobre o salmão grelhado.

Arroz com limão e abobrinha: refogue uma abobrinha cortada em cubinhos junto com a cebola e o alho do arroz. Cozinhe o arroz da maneira que costuma. No final do cozimento junte raspas e suco de 1 limão. Esta preparação fica ótima com arroz integral também.

QUARTA: Bife a milanesa, purê de batata doce e salada de folhas com pepino e tomate

Receita

Eu costumo temperar os bifes com sal, pimenta do reino, alho picado e um fio de óleo. Passo por farinha de trigo, depois em clara (somente clara) batida e, por último, em farinha de rosca. Frito em óleo moderadamente quente já que se ele estiver quente demais, queima a crosta e deixa a carne crua. Pronto.

QUINTA: Espaguete a la norma

Receita

Corte 2 berinjelas, com casca e tudo, em palitos, eliminando o excesso de sementes (se tiver). Coloque os palitos num escorredor e polvilhe com 2 colheres de sopa de sal. Deixe repousar por 1 hora.

Depois do período de repouso, esprema as berinjelas e lave-as em água corrente para eliminar o excesso de sal. Esprema novamente e seque os palitos de berinjela com papel absorvente.

Enquanto a berinjela repousa, prepare um molho de tomate como costuma. Adicione folhas de manjericão no final do cozimento.

Depois de secas, vá colocando azeite numa panela e fritando aos poucos a berinjela neste azeite. Não encha demais a panela porque queremos que os palitos de berinjela fiquem bem dourados.

Quando terminar de dourar a última porção de berinjela, volte as já douradas para a panela e junte o molho de tomate.

Deixe ferver, corrija o sal e sirva este molho sobre uma massa cozida com folhas de manjericão e ricota fresca esfarelada por cima.

SEXTA: Espetinhos de carne e linguiça, geleia picante de tomate, farofa, arroz e vinagrete

Dicas

Para dourar os espetinhos de madeira na frigideira ou no forno se correr o risco de que eles queimem, deixe-os de molho em água fria por 1/2 hora antes de espetar as carnes ou os legumes.

A receita da geleia picante de tomate você encontra aqui: geleia de tomate.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s