Sopa de grão de bico com atum

Sopa de grão de bico com atum

Sopa de grão de bico com atum

Ontem estava bem mais fresquinho aqui em São Paulo, né?

Este clima sempre me dá vontade de fazer (e comer) uma sopinha gostosa.

Tinha me programado para fazer uma salada de grão de bico mas, com esta mudança de clima, resolvi fazer uma sopa utilizando os mesmos ingredientes.

Quer fazer na sua casa também?

Comece no dia anterior.

Escolha, lave e coloque de molho 250 gramas de grão de bico e deixe de um dia para outro em água. O grão de bico absorve muita água e, por isso, aumenta muito de tamanho durante este processo. Por isso, coloque-o numa tigela com bastante espaço para ele crescer.

No dia seguinte, descarte a água em que o grão ficou de molho. Coloque os grãos numa panela de pressão e cubra com água limpa de maneira que o nível de água fique uns 2 dedos acima do nível do grão de bico.

Tempere com 2 colheres de sopa de óleo e 3 folhas de louro. Tampe a panela e leve ao fogo baixo até que fique macio mas sem desmanchar. (com este tempo todo de molho o meu ficou no ponto ideal com menos de 10 minutos de pressão. Para não correr o risco dele virar purê, o ideal é deixar 5 minutos na pressão, tirar a pressão, abrir a panela e ver a consistência do grão. Repetir a operação a cada 5 minutos). Desligue o fogo assim que estiver no ponto e reserve com a tampa da panela de pressão aberta.

Numa outra panela faça um refogado com 3 dentes de alho amassados, 1 cebola pequena picada, 1 cenoura pequena ralada, 1 tomate picado, 2 colheres de sopa de salsinha picada e 2 latas de atum. Para refogar eu utilizei o óleo que vem na lata do atum, para dar mais sabor. Caso utilize atum em água, utilize azeite.

Retire as folhas de louro do grão de bico e retorne-o ao fogo sem a tampa da panela. Adicione o refogado e misture. Experimente para temperar com sal, já que o atum é salgado.

Sirva a sopa bem quentinha com uma colherada de tapenade de azeitonas verdes no centro do prato.

Viram como o que era para ser uma salada virou uma sopinha especial ?

Ficou realmente deliciosa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s