Lasanha de funghi

Lasanha de funghi

Lasanha de funghi

Meu filho estava com muita vontade de comer lasanha de funghi. Vinha me pedindo há tempos. Até que no domingo passado consegui atendê-lo. Agora divido a receita desta lasanha fácil de fazer, chique e deliciosa. Antecipem-se nas compras e façam este prato no final de semana. O sucesso é garantido.

Esta lasanha também é uma boa opção para servir na sexta-feira santa para as pessoas que não comem carne nesse dia mas que também não apreciam peixes.

lasanha de funghi 2

Vamos à receita:

Coloque aproximadamente 60 gramas de funghi secchi numa tigela (se quiser por mais, pode). Jogue água fervendo por cima de maneira que o nível da água fique uns 4 ou 5 dedos acima do nível do funghi no fundo da tigela. O funghi vai boiar. Dê uma mexida para que todos os pedaços de funghi fiquem molhados e deixe repousar. A partir de agora não mexa mais na tigela. O funghi vem coberto com uma terra fina e queremos que ela de deposite no fundo da tigela.

Assim que a água estiver morna, retire o funghi da tigela com todo o cuidado. Agite a água o menos possível.

Assim que retirar todo o funghi, dobre um pano de prato limpo em dois, coloque sobre uma outra tigela e coe a água em que o funghi ficou de molho no pano. Você vai ver quanto resíduo indesejável ficará no pano. Reserve a água.

Pique o funghi em pedaços pequenos. Aqueça 1 colher de óleo numa panela pequena, refogue 2 colheres de sopa de cebola ralada até secar o líquido. Junte o funghi picado, refogue por 2 minutos e adicione 1/2 xícara de vinho branco seco. Deixe o vinho evaporar. Tempere com sal e pimenta. Reserve.

Numa panela grande derreta 3 colheres de sopa de manteiga. Adicione 4 colheres de sopa de farinha de trigo jogando-as na panela em forma de chuvinha. Misturem bem e rapidamente até que a farinha cozinhe (cerca de 2 ou 3 minutos). Junte metade do caldo do funghi e mexa rapidamente. Assim que voltar a ferver e engrossar, adicione mais caldo aos poucos até atingir a consistência de molho branco.

Coloque o funghi refogado na panela e deixe levantar fervura novamente.

Tempere com sal e pimenta do reino e desligue o fogo.

Coloque um pouco do molho no fundo de um refratário médio. Faça camadas intercaladas de massa para lasanha (eu uso Barilla que não fica molenga depois de assada), molho e muçarela ralada. Repita a operação até completar o refratário. A última camada deve der de muçarela.

Leve ao forno médio até o queijo derreter e o molho ferver.

Sirva imediatamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s