Menu semanal: de 30/03 a 02/04 de 2015

Estrogonofe de filet

Estrogonofe de filet

Semana curta se inicia. Desta vez darei sugestões até a quinta-feira já que a sexta é santa e costumamos fazer um almoço especial para a família. Que seja uma semana de paz.

SEGUNDA: Arroz integral, omelete de champignons e salada de cenoura, beterraba e salsão crus.

Receita

Omelete: Refogue aproximadamente 300gr de cogumelos frescos, da sua preferência, em 1 colher de manteiga e temepre com sal e pimenta do reino. Reserve.

Bata 4 ovos até que fiquem homogêneos. Adicione 1/4 de xícara de leite, 1/4 de xícara de parmesão ralado fino e 2 colheres de sopa de cheiro verde picado; misture novamente. Tempere com sal.

Aqueça manteiga numa frigideira anti aderente. Coloque os ovos batidos e assim que começarem a coagular nas bordas, adicione os cogumelos. Deixe que a parte em contato com a frigideira fique cozida e dourada. Vire a preparação com ajuda de um prato ou utilize a omeleteira.

Assim que o segundo lado estiver dourado, retire da frigideira e sirva.

TERÇA: Coxas marinadas na geleia de laranja, purê de mandioquinha e salada verde

Receita

Coxas: arrume aproximadamente 1kg de coxas de frango num refratário. Tempere-as com sal e pimenta. Reserve.

Em uma tigela coloque 2 colheres de sopa de geleia de laranja (ou outra geleia de sua preferência), 2 colheres de sopa de mostarda (usei Dijon), 1 colher de sopa de alho picado e 1/4 de xícara de vinho branco. Misture bem (vai formar um tempero cremoso) e espalhe sobre as coxas com auxílio de uma colher.

Deixe marinar por pelo menos 1 hora e depois leve ao forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 45 minutos ou até ficar bem dourado.

QUARTA: escalopes com molho de palmito, arroz de cenoura com passas e salada de pepino.

Receitas

Escalopes: tempere de 750gr a 1kg de escalopes (ou algum tipo de bife que lhe agrade) com sal e pimenta. Grelhe em frigideira bem quente untada com óleo e reserve em lugar aquecido.

Na mesma frigideira, sem lavar e com o fogo desligado, acrescente 1/2 xícara de vinho branco. Retorne a frigideira ao fogo e raspe o fundo dela para que solte todos os grudadinhos da carne. Adicione 1/2 cebola bem picadinha e deixe-a cozinhar até ficar translúcida e macia. Junte 1 vidro grande de palmito em rodelas e, em seguida, 1/2 xícara do líquido que veio no vidro de palmito. Assim que começar a ferver, adicione 1 caixinha de creme de leite, tempere com sal e pimenta do reino e deixe ferver. Se achar que está ralo, engrosse com uma colher de chá de maisena diluída no mínimo de água possível.

Retorne os escalopes para a frigideira e deixe que a mistura volte a ferver. Polvilhe salsinha picada sobre o molho e sirva.

Arroz: faça o arroz branco como de costume. Em outra panela aqueça 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de azeite. Adicione 1/2 cebola picada. Assim que a cebola estiver translúcida junte 1 cenoura ralada e 1/4 de xícara de passas (brancas ou pretas). Acrescente 1/4 de xícara de água e, assim que evaporar, tempere com sal e pimenta.

Coloque o arroz branco na panela do refogado de cenoura e passas e misture bem.

QUINTA: Estrogonofe de filet com arroz branco e batata palha

Receita

Numa panela aqueça 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de óleo. Adicione uma cebola bem picada (ou ralada) e mexa até ficar translúcida (ela não deve dourar). Junte as 750gr de iscas de filet mignon e deixe-as cozinhar completamente.

Tempere com sal, ketchup, mostarda e molho inglês.

Deixe a mistura ferver novamente e junte 1 caixa de polpa de tomate. Cozinhe por uns 10 minutos. Junte 1 xícara de champignons picados ou fatiados. Adicione conhaque e flambe. (observação importante: se você não tem prática ou não se sente a vontade para flambar, não ateie fogo no conhaque. Deixe a mistura ferver até que o álcool evapore. É mais seguro).

Por último junte o creme de leite (fresco ou de caixinha), deixe ferver até engrossar um pouco e sirva com arroz e batata palha..

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s