Menu semanal de 06 a 10/04 de 2015

Espaguete de abobrinha

Espaguete de abobrinha

Depois de todas as extravagâncias alimentares das festas da Semana Santa, resolvi elaborar um menu semanal com sugestões bem levinhas para não pesar na consciência, nem no corpo, de ninguém. Acredito que a comida leve não precisa ser sem graça. Precisamos carregar um pouco mais nos temperos e especiarias para deixar a comida mais gostosa. Vejam o que preparei:

SEGUNDA: Filet de frango grelhado, arroz integral e caponata de berinjela

Receita

Caponata: corte 2 berinjelas médias em cubos pequenos, espalhe-os num tabuleiro grande e tempere com sal. Por cima da berinjela espalhe 2 pimentões (da cor que quiser) cortados em tiras, 2 cebolas médias cortadas em cubos, 1/4 de xícara de azeitonas verdes picadas, 1 punhado de passas (opcional). Tempere novamente com sal e adicione pimenta do reino, orégano e cerca de 1/4 de xícara de azeite do oliva. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 45 minutos ou até os vegetais ficarem macios e os pedaços de cebola que ficarem por cima, dourados. Retire da forma, coloque numa tigela que tenha tampa, tempere com 4 colheres de sopa de vinagre (ou menos, se preferir), misture, tampe e conserve na geladeira.

TERÇA: Salmão o molho de maracujá, batata doce assada e salada verde

Receita

Salmão: molho: coloque numa panela 2 xícaras de suco de maracujá e leve ao fogo baixo. Deixe ferver até reduzir à metade do volume inicial. Desligue o fogo e tempere o maracujá com sal, pimenta do reino, 1 colher de sobremesa de açúcar (se estiver muito azedo) e 1/2 colher de sopa de manteiga. Mexa vigorosamente até a manteiga desaparecer. Volte a mistura ao fogo e, se estiver muito rala, engrosse com 1 colher de sobremesa de maisena diluída em um tico de água. Reserve.

Arrume toletes de salmão numa assadeira, tempere com sal, pimenta do reino e um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 20 minutos. Sirva o molho sobre os toletes de salmão.

QUARTA: kafta assada com salada de lentilhas

Receitas

Kaftas: coloque de 6 a 8 palitos de madeira para churrasco num tabuleiro com água por pelo menos 30 minutos para que não queimem no forno. Numa tigela coloque 500 de patinho moído, 1/2 xícara de salsinha picada, 1/2 xícara de cebolinha picada, 1/4 de xícara de hortelã picada,  1 colher de sopa de alho picado, 1/2 xícara de cebola picada bem miudinha, 1/2 colher de chá de pimenta síria e sal.  Misture tudo muito bem, sovando com as mãos.

Molde a carne temperada nos palitos de churrasco, fazendo do formato de uma linguiça fina. Aperte bem no palito. Arrume as kaftas numa assadeira untada com óleo. Leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos, vire as kaftas e deixe no forno por mais 15 ou 20 minutos ou até ficarem douradas.

Salada: cozinhe 250 gr de lentilha numa panela com tampa aberta por cerca de 20 minutos (experimente durante o cozimento e desligue o fogo assim que os grãos estiverem ao dente, não queremos a lentilha desmanchando neste prato). Escorra a lentilha e coloque numa tigela para esfriar.

Leve duas cebolas grandes cortadas em rodelas ao fogo numa panela untada com óleo. Mexa de vez em quando até a cebola ficar dourada. Tempere com sal e reserve.

Assim que estiver fria adicione 2 tomates picados em cubos, 1 pepino japonês picado, 1/4 de xícara de salsinha picada, 1/4 de xícara de cebolinha picada, 1/8 de xícara de nozes picadas. Tempere com sal, azeite e suco de limão. Arrume a cebola dourada por cima e sirva com as kaftas.

Se quiser, prepare um molho de iogurte natural, azeite, sal e pimenta para acompanhar as kaftas.

QUINTA: espaguete de abobrinha com molho bolonhesa

Receita

Para o espaguete de abobrinha utilize um cortador específico para isso ou corte as abobrinhas em fatias finas no sentido do comprimento e, cada fatia, em fios da largura de um espaguete.

A abobrinha reduz muito. Utilizei  8 abobrinhas para 3 pessoas e não sobrou.

Aqueça 3 colheres de sopa de azeite numa panela grande. Acrescente 3 dentes de alho inteiros, apenas descascados. Quando o alho começar a dourar, junte o espaguete de abobrinha e mexa delicadamente para não quebrar (eu utilizei uma pinça grande para isso). Assim que a abobrinha amolecer, retire-a da panela com a pinça para não levar junto o líquido que se formou no fundo da panela. Coloque o molho a bolonhesa por cima e sirva polvilhado com parmesão ralado.

Carpaccio

Carpaccio

SEXTA: Carpaccio com salada verde e torradinhas

Arrume as fatias de carpaccio num prato raso, no meio do prato, sobre o carpaccio, arrume folhas e outros vegetais. Polvilhe com parmesão ralado e tempere com o molho. Sirva com torradinhas.

Para o molho: numa tigela coloque 1/4 de xícara de alcaparras picadas, 2 colheres de sopa de mel, 1/2 xícara de azeite, 1/4 de xícara de mostarda, suco de 2 limões. Misture bem com um garfo e experimente para ver se necessita de mais sal (depende das alcaparras). Guarde num vidro na geladeira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s