Menu semanal: de 27/04 a 01/05 de 2014

Precisei de um tempo para cuidar de mim. Tive um problema cardíaco e precisei ficar internada por uma semana e de repouso, em casa, o restante do tempo que andei sumida.

Embora o problema não tenha sido completamente resolvido, vou voltar, aos poucos, a frequentar minha cozinha, o blog e o nosso grupo no Facebook.

Faço minha reestreia com este menu semanal, que sei que faz diferença na cozinha de várias pessoas.

Vamos a ele:

Segunda: Pimentões recheados com arroz, lentilha e linguicinha

Receita

Cozinhe 1 xícara de lentilhas de maneira que os grãos fiquem al dente.

Corte 4 pimentões médios ao meio e retire as sementes e os filamentos brancos. Eles ficarão parecendo barquinhas. Reserve.

Numa panela coloque 2 xícaras de linguiça fininha cortada em rodelinhas. Quando estiverem douradas, adicione 1/2 cebola picada e 2 dentes de alho amassados. Assim que a a cebola estiver translúcida, adicione 2 xícaras de arroz cozido e 1 1/2 xícara de lentilha cozida. Mexa delicadamente para não desmanchar as lentilhas. Junte 3 colheres de cheiro verde picado, corrija o sal e reserve.

Arrume os pimentões cortados num refratário untado com óleo. Tempere a parte interna dos pimentões com um fiozinho de azeite, sal e pimenta do reino.

Recheie os pimentões com a mistura de arroz, lentilha e linguiça.

Cubra com ricota esfarelada ou muçarela ralada e leve ao forno até que o pimentão esteja macio. (entre 30 e 40 minutos de forno).

Sirva imediatamente acompanhado de uma saladinha.

Terça: Bifes de contrafilet com manteiga de gorgonzola acompanhados de purê de batata com folhas de agrião

Receita

Misture 1/2 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente com 1/2 xícara de gorgonzola esfarelado e 2 colheres de sopa de salsinha picada bem miudinho. Arrume a mistura em um filme plástico e enrole de modo que fique com o diâmetro de uma linguiça calabresa. Leve a manteiga à geladeira até voltar a ficar firme.

Faça um purê de batatas com a consistência média. Na hora de servir, adicione folhas de agrião, azeite, sal e pimenta do reino com o purê já quente.

Grelhe os bifes de contrafilet temperados apenas com sal e pimenta. Mantenha-os bem aquecidos.

Arrume o purê e o bife bem quente no prato. Corte uma fatia de aproximadamente 0,5 cm de manteiga e coloque sobre o bife para que derreta.

Sirva imediatamente.

Quarta: Filet de frango grelhado ao molho de tomate concassé acompanhado de strudel de legumes

Receitas

Faça o molho: numa panela aqueça 3 colheres de azeite. Junte 1/2 cebola picada, 3 dentes de alho amassados, refogue até que a cebola fique translúcida. Adicione 4 tomates maduros e firmes sem sementes picados. Tempere com sal e pimenta e refogue apenas até os tomates começarem a amolecer. Junte 1 colher de folhas de manjericão. Reserve.

Veja os vegetais que têm na geladeira. Pode ser brócolis cozido no vapor, milho verde, abobrinha ou berinjela grelhadas, cenoura ralada, cebola frita…. o que tiver. De modo que somem 1 1/2 a 2 xícaras. Tenha o cuidado de drenar o líquido que se formar para que não deixe o strudel empapado.

Descongele uma embalagem de massa folhada. Abra em manta, passe uma camada fina de cream cheese sobre a massa, sobre o cream cheese coloque mostarda dijon, bem pouco, e espalhe com as costas de uma colher. Arrume os vegetais sobre o cream cheese com mostarda e enrole como rocambole.

Coloque o rocambole numa forma, pincele com gema e polvilhe parmesão ralado.

Leve ao forno médio até que fique dourado e crocante (cerca de 30 minutos).

Enquanto o strudel assa, grelhe os filets de frango e aqueça o molho reservado.

Sirva o  filet de frango coberto com o molho e uma fatia do strudel de legumes.

Quinta: Espaguete com molho cremoso de cogumelos

Receita

Numa panela grande derreta 2 colheres de sopa de manteiga sem sal e 1 colher de óleo. Assim que derreter junte 4 xícaras de cogumelos variados higienizados (use um único tipo ou diferentes tipos, os que mais gostar ou os que estiverem com melhor preço, você decide. Pode ser shitake, shimeji, paris, branco, oyster….).

Assim que murcharem um pouco junte 1 cebola picada bem miudinho e logo que a cebola ficar translúcida, acrescente 1/4 de xícara de vinho branco. Logo que o vinho evaporar coloque 2 caixinhas de creme de leite, tempere com sal e pimenta e deixe ferver até engrossar um pouquinho, uns 5 minutos (caso o creme de leite esteja muito ralo, engrosse com um pouquinho de maisena.

Enquanto faz o molho cozinhe a massa. Assim que estive al dente coloque-a na panela do molho de cogumelos. Se ficar seco, adicione um pouco da água de cozimento da massa. Misture.

Adicione 1/2 xícara de cheiro verde picado, misture novamente e sirva imediatamente com muito parmesão ralado.

Sexta: Arroz oriental com camarão e abacaxi

Receita

Numa wok ou panela grande aqueça 1 colher de óleo. Adicione 1 cebola média picada, 2 dentes de alho amassados, 1 pimentão vermelho em tirinhas (opcional) e 1 colher de chá de pimenta caiena (se não quiser picante, não coloque). Deixe refogar por 1 ou 2 minutos.

Junte 1 ovo batido e mexa até que cozinhe sem ressecar (1 minutinho). Adicione 1/4 de xícara de água, 3 colheres de sopa de shoyu, 1 colher de sopa de curry em pó e deixe voltar à fervura.

Acrescente 3 xícaras de arroz cozido, 1/4 de xícara de castanha de caju picadas e refogue até aquecer.

Por fim, junte 500 gr de camarões médios limpos, 1 xícara de abacaxi em cubos e 1/2 xícara de ervilhas congeladas.

Deixe cozinhar, mexendo sempre, até os camarões ficarem cozidos (cor de rosa) e a mistura toda aquecida (entre 5 e 10 minutos). Retire a panela do fogo e decore com cebolinha picada.Sirva imediatamente.

Anúncios

7 pensamentos sobre “Menu semanal: de 27/04 a 01/05 de 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s