Menu semanal de 04 a 08/05 2015

Estou feliz com este friozinho que chegou a São Paulo. Adoro este clima. Hoje abusaremos dos pratos quentinhos e reconfortantes.

Vamos às sugestões?

Segunda: creme de cenoura ao curry

Receita

Numa panela grande aqueça 1 colher de manteiga e uma colher de azeite de oliva. Adicione 1 cebola grande picada, 1/2 colher de sopa de curry em pó, 1/2 colher de sopa de gengibre em pó, sal e pimenta do reino. Deixe refogar até que a cebola amoleça sem dourar. Coloque 4 cenouras médias ou 3 grandes picadas e refogue por 1 minuto.

Junte 4 xícaras de caldo de legumes e 3 xícaras de água. Deixe ferver em fogo baixo até que as cenouras fiquem macias.

Bata tudo com um mixer até que o creme resultante fique bem lisinho. Se precisar usar o liquidificador, deixe esfriar um pouco para que o líquido quente espirre.

Caso o creme tenha ficado muito grosso, adicione mais água. Volte a panela para o fogo, corrija o sal e deixe voltar à fervura.

Sirva com uma colherada de iogurte (de preferência grego) no meio do prato e folhinhas de coentro (opcional) por cima.

Terça: filet de bacalhau fresco ao pesto com tomatinhos assados com arroz branco

Receita

Faça o pesto: Bata no liquidificador 1 maço de manjericão, 3 colheres de sopa de parmesão, 3 colheres de sopa de nozes picadas, 1 colher de chá de alho picado e vá adicionando azeite até ficar um creminho leve. Mais fino que um patê. Experimente e veja se precisa de sal, depende do queijo. Reserve.

Tempere 500gr de fliets de bacalhau fresco com sal e pimenta do reino. Arrume-os num refratário. Cubra-os com uma camada de pesto. Arrume tomates cereja em volta dos filets de bacalhau. Tempere os tomatinhos com sal, pimenta do reino e azeite.

Leve o refratário ao forno médio e pré-aquecido. Deixe até que o peixe esteja cozido e os tomatinhos assados.

Sirva bem quente acompanhado de arroz branco.

Quarta: Arroz de forno de carne seca com banana

Receita

Dessalgue 1kg de carne seca deixando-a na geladeira de molho em água. Troque a água umas 3 vezes. Cozinhe a carne na panela de pressão coberta com água até ficar macia. (algo entre 30 e 40 minutos). Desfie a carne seca e despreze as gorduras que encontrar.

Aqueça 1 colher de óleo numa panela. Adicione a carne seca desfiada e 2 cebolas grandes cortadas em rodelas. Refogue até a cebola amolecer. Junte 1/2 xícara de cheiro verde picado. Corrija o sal, se necessário. Reserve.

Corte 6 bananas nanicas no sentido do comprimento e passe-as em frigideira untada com óleo até que fiquem bem douradas dos dois lados. Reserve.

Em um refratário faça camadas de arroz e carne seca até que a carne acabe.

Por cima, arrume as bananas fritas e, entre elas, coloque catupiry. Leve ao forno pré-aquecido até que tudo esteja bem quente e o catupiry gratinado. Sirva como prato único ou acompanhado de uma saladinha verde.

Quinta: Penne parisiense

Receita
Cozinhe o penne de acordo com as instruções da embalagem.
Faça o molho parisiense: Derreta 3 colheres de manteiga. Logo que derreter, coloque 3 colheres de sopa de farinha de trigo (coloque fazendo uma chuvinha, não jogue a farinha toda no mesmo lugar). Mexa com um fouet até que comece a ficar cheirosinho. Retire a panela do fogo e adicione 2 xícaras de leite GELADO. Mexendo vigorosamente com o fouet enquanto coloca o leite na panela. Volte a panela para o fogo baixo e mexa até que comece a ferver. Se estiver muito grosso, coloque mais leite até atingir a consistência desejada. Tempere com sal e noz moscada. Junte ao molho presunto em cubinhos, ervilha congelada e champignons em lâminas.
Sirva sobre o penne cozido com parmesão ralado por cima.

Sexta: sobrecoxas assadas ao limão com crumble de tomates

Receitas

Sobrecoxas: Tempere 750gr de sobrecoxas com óleo, sal, pimenta do reino, 3 dentes de alho picados, mel e raspas de limão. Sobre cada uma delas coloque uma fatia de limão e leve ao forno pré aquecido até que fiquem bem douradinhas. Assim que tirar do forno (devem estar bem quentes ainda), jogue um pouco de suco de limão sobre as sobrecoxas.

Crumble de tomates: Retire as sementes de 4 tomates bem vermelhinhos. Pique-os em cubinhos e coloque-os numa tigela. Tempere com 3 colheres de sopa de azeite, sal, pimenta do reino, 2 dentes de alho amassados e folhas inteiras de manjericão (se forem das pequenas, melhor. Misture bem e deixe repousar por 30 minutos para que solte bastante líquido.

Leve dois pães franceses amanhecidos e sem casca ao processador e bata até ficar uma farofa. Misture 1 xícara de parmesão ralado e 2 colheres de sopa de salsinha bem picada.

Unte um refratário com óleo. Coloque os tomates no fundo (pegue com cuidado para ir o mínimo de líquido para o refratário). Cubra todo o tomate com a mistura de pão e parmesão e leve ao forno até que a camada de pão esteja dourada e crocante.

Sirva assim que sair do forno.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s