Para fazer no Dia das Mães: filet mignon ao vinho tinto servido no pão italiano

Filet mignon ao vinho no pão italiano

Filet mignon ao vinho no pão italiano

Quando tinha restaurante, minha amiga Helene Pericaud me pediu que fizesse uma receita de filet mignon servido dentro do pão italiano. A receita original nem sei mais onde está. Na verdade nunca a fiz passo a passo. Usei de inspiração mas fiz do meu jeito. E o pessoal gostou muito, pediu que eu fizesse outras vezes e muitos encomendaram para levar para casa.

Com este clima frio que está fazendo em São Paulo e em outros lugares do país, creio que este prato lindo cairá como uma luva no almoço do Dia das Mães.

Vamos aprender a fazer? Esta receita serve de 4 a 5 pessoas.

Aqueça 2 colheres de sopa de óleo numa panela grande. Adicione aos poucos 1kg de iscas de filet mignon temperadas com sal e pimenta do reino. Refogue até dourar, repita a operação até acabar a carne. Reserve o filet. Obs. Se você colocar toda a carne junta ela vai soltar muito líquido e ela vai ficar com aquele tom acinzentado e com sabor de cozida.

Na mesma panela (sem lavá-la), derreta 1 colher de manteiga e 1 colher de óleo. Adicione 1 cebola bem picadinha e deixe-a ficar transparente. Junte cerca de 300gr de champignon paris higienizado e fatiado e deixe-o começar a suar. Tempere com sal e pimenta do reino e reserve. Caso tenha sobrado algum caldinho dos champignons na panela, deixe-o lá mesmo, não jogue fora.

Na mesma panela em que dourou a carne e refogou os champignons (sem lavá-la) junte 4 xícaras de vinho tinto e 2 xícaras de caldo de carne. Tempere com sal, pimenta do reino e 1 colher de sopa de açúcar. Deixe ferver até reduzir à metade do volume inicial. Engrosse com 1 colher de sopa de maisena diluída em um pouquinho de água fria. Corrija o sal, se necessário.

Coloque na panela do molho de vinho o filet mignon e os champignons reservados, deixe a mistura ferver novamente, desligue o fogo e mantenha aquecido.

Retire uma tampa do pão italiano, escave-o para transformá-lo em uma cumbuca (guarde o miolo retirado e faça farinha de rosca ou croutons). Deixe ainda uma camada de aproximadamente 1,5 cm do miolo no interior do pão para que absorva um pouco o molho. Pincele o interior do pão com azeite (bem pouco azeite) e leve-o ao forno pré-aquecido a 180 graus para que aqueça e seque um pouco o interior.

Retire o pão do forno, recheie-o com a carne bem quente e sirva imediatamente com um pouco de salsinha picada por cima.

Certeza que a mãe vai se emocionar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s