Menu semanal de 11 a 15/05 de 2015

Risoto de limão siciliano e queijo brie

Risoto de limão siciliano e queijo brie

Hoje resolvi fazer um menu semanal temático. Todos os pratos sugeridos são feitos com a utilização de um único utensílio. Nestes tempos de falta de água e de tempo para ficarmos na cozinha, ter opções curinga de refeições saudáveis e gostosas fazendo o mínimo de sujeira é o ideal, não é mesmo?

As sugestões são:

SEGUNDA: sobrecoxas de frango com crosta de iogurte e mostarda em cama de vegetais

Receita

No fundo de uma assadeira coloque 1 abobrinha em cubos, 2 xícaras de abóbora japonesa em cubos, 1 cebola grande em cubos e 1 pimentão grande em pedaços médios. Tempere tudo com sal, pimenta do reino e azeite. Por cima da cama de vegetais arrume 6 sobrecoxas temperadas com sal e pimenta.

Numa tigelinha a parte misture 1 copo de iogurte natural, 2 dentes de alho amassados, 2 colheres de sopa de mostarda e 1 colher de sopa de mel.

Cubra as sobrecoxas com a mistura de iogurte e mostarda e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente por 40 minutos ou até que as sobrecoxas estejam cozidas e os legumes macios. Sirva imediatamente.

TERÇA: salmão glaceado com aspargos, espinafre e fundo de alcachofras

Receita

No fundo de um refratário coloque 1 maço de aspargos frescos cortados em 3, 1 xícara de espinafre já cozido, escorrido e picado; 1 xícara de fundos de alcachofra picados (podem ser congelados ou em conserva), tempere com sal, pimenta do reino e azeite.

Por cima arrume 4 pedaços grandes de salmão sem pele e temperados com sal e pimenta.

Adicione caldo de legumes já quente até que cubra os vegetais. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 10 minutos. Retire o papel alumínio e pincele o salmão com uma mistura de 1 colher de azeite, 1 colher de suco de limão, 1 dente de alho amassado, 1/4 de xícara de geleia de damasco ou de laranja e sal. Retorne ao forno por mais 10 minutos ou até o peixe começar a dourar e ficar brilhante e o caldo quase secar.

QUARTA: arroz de linguiça, feijão e vegetais

Receita

Numa wok ou panela grande frite 2 xícaras da linguiça de sua preferência até que fique dourada (pode ser linguiça fresca ou defumada). Adicione 1 cebola média picada, 2 dentes de alho picados e refogue até que a cebola esteja tranlúcida. Junte 1 cenoura média ralada, 1/2 xícara de ervilha congelada, 1 xícara de brócolis congelado, 1/2 xícara de milho verde e 1/2 xícara de palmito picado. Junte 1 xícara de água, tampe a panela e deixe cozinhar até que o caldo seque. Acrescente 4 xícaras de arroz cozido e 3 colheres de sopa de salsinha picada e misture. Por último junte 1 xícara de queijo branco em cubinhos, misture novamente, tampe a panela e desligue o fogo.

Sirva depois de 5 minutinhos que o queijo já estará todo derretido.

QUINTA: parafuso a bolonhesa de uma panela só

Receita

Numa panela grande refogue 500 gr de carne moída. Junte 1 cebola média picada e 3 dentes de alho amassados. Refogue até a cebola ficar translúcida. Tempere com sal e pimenta do reino. Acrescente 2 xícaras de caldo de galinha, 1 xícara de água, 1 lata de tomate pelado com caldo e tudo.

Desfaça os tomates com o auxílio de 1 colher de pau. Por último coloque 500 gr de macarrão parafuso, misture, tampe e cozinhe por aproximadamente 15 minutos ou até que a massa fique al dente. Se o líquido começar a secar, acrescente mais água aos poucos.

Sirva assim que desligar o fogo com bastante parmesão ralado.

SEXTA: risoto de limão sicilliano com queijo brie

Receita

Aqueça 2 colheres de sopa de azeite numa panela grande, refogue nele 1 cebola média picada sem deixar dourar. Acrescente duas xícaras de arroz arbóreo e mexa até que o grão fique bem branco no centro mas com uma capinha transparente. Acrescente 2 xícaras de vinho branco e mexa até evaporar. Junte então suco coado de dois limões sicilianos, mexendo sempre.

Assim que o suco secar, adicione caldo de legumes aos poucos, adicionando mais caldo sempre que a mistura secar. Faça isso até que os grãos do arroz estejam al dente. Eles não podem ficar moles demais. O que deve durar de 15 a 20 minutos, dependendo do arroz.

Um pouquinho antes do arroz chegar no ponto acrescente as raspinhas dos 2 limões sicilianos utilizados e corrija o sal. Além disso, para equilibrar a acidez excessiva, acrescente também 1 colher de sopa de açúcar.

Sirva imediatamente com uma fatia generosa de queijo brie por cima.

Obs. O queijo não deve estar gelado para não esfriar o risoto.

Obs 2: Para o meu paladar, o brie combina melhor com este risoto do que o parmesão já que é mais untuoso e faz uma ótima harmonização com o azedinho do limão. Entretanto, se preferir o clássico parmesão, fica muito bom também.

Obs 3: Utilizo uma xícara de chá de arroz arbóreo cru para cada duas pessoas e 1 limão siciliano para cada xícara de arbóreo. Esta é a proporção secreta. Você pode reduzir ou aumentar a receita a vontade.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Menu semanal de 11 a 15/05 de 2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s