Sopa de cebola francesa

sopa de cebola 3

Tenho que confessar, esta é uma das poucas sopas que amo e tenho vontade de repetir. Nunca passo um inverno sem fazê-la. Ainda bem que a família também aprecia. Diga-se de passagem, eles apreciam quase tudo. rsrs

sopa de cebola 4

Vamos à receita dessa sopa linda, saborosa e perfumada?

Leve fatias de pão italiano ao forno por aproximadamente 5 minutos, apenas para que sequem e percam a macies, sem torrar.

Derreta 100 gr (meio tablete) de manteiga e 1 colher de sopa de óleo em uma panela grande. Junte 1 kg de cebolas em rodelas de espessura média (se cortar muito fininha, desaparece), 2 colheres de sopa de açúcar e 2 colheres de farinha de trigo. Mexa de vez em quando para que a farinha não empelote. Deixe no fogo até a cebola ficar bem macia e a farinha começar a querer pegar no fundo da panela. Coloque alguns ramos de tomilho fresco.

Cubra com caldo de carne (aproximadamente 1 litro) e deixe ferver até engrossar um pouco, uns 15 minutinhos. Retire do fogo e despreze os ramos de tomilho.

Na hora de servir, coloque a sopa bem quente em tigelas que possam ir ao forno, arrume uma fatia de pão italiano sobre ela e cubra com uma generosa camada que queijo gruyére ralado grosso. Leve ao forno para gratinar. Retire quando o queijo começar a dourar. Se puder acompanhá-la com um bom vinho tinto, a sua refeição ficará perfeita.

Sirva imediatamente.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Sopa de cebola francesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s