Menu semanal de 18 a 22/05 de 2015

E o friozinho permanece por aqui. O que aumenta a vontade de comidinhas mais substanciosas e reconfortantes. Por isso elaborei estas sugestões para variar o menu desta semana.

SEGUNDA: sopa creme de aspargos

Receita

Derreta 2 colheres de manteiga e 1 de azeite de oliva numa panela. Junte 3 colheres de farinha e misture vigorosamente até que a farinha cozinhe (aproximadamente 1 minuto). Junte 3 xícaras de aspargos frescos, limpos e picados, 2 batatas em cubos e 6 xícaras de caldo de legumes. Deixe ferver em fogo baixo até que a batata esteja macia. Corrija sal e pimenta do reino.
Deixe esfriar um pouco e bata a sopa no liquidificador em porções pequenas para que a tampa não pule. Deixe bem lisinho.
Volte para a panela e aqueça na hora de servir.

TERÇA: coxas de frango em crosta de parmesão, cenouras glaceadas na laranja e arroz integral

Receitas

Coxas: Tempere 1kg de coxas com sal, pimenta e alho amassado. Reserve.
Numa travessa misture1 xícara de parmesão ralado fino e 1 xícara defarinha de rosca. Se gostar, coloque também alguma erva bem picadinha (tomilho ou alecrim caem muito bem).
Numa outra travessa tempere 1 copo de iogurte natural com sal e um pingo de azeite e misture bem.
Passe as coxas de frango pelo iogurte e chacoalhe para retirar os excessos.
Leve-as à mistura de queijo e farinha de empane-as completamente.
Arrume as coxas numa assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno médio até que fiquem douradas (entre 35 e 40 minutos).

Cenoura: Fatie 4 cenouras médias em rodelas finas.
Aqueça azeite de oliva numa panela. Coloque as cenouras, tempere com sal e pimenta do reino e refogue por 3 minutinhos. Junte suco de laranja coado até que as cenouras fiquem cobertas por ele (aproximadamente 2 xícaras). Adicione 1 colher de chá de açúcar. Deixe as cenouras cozinharem com a panela aberta até que o suco se reduza a uma caldinha.

QUARTA: escalopes de filet mignon com pesto de salsinha acompanhados de purê de batata com gorgonzola

Receitas

Escalopes: Tempere aproximadamente 500gr de escalopes com sal e pimenta e grelhe-os em fogo alto em uma frigideira untada com óleo até que fiquem dourados dos dois lados. Mantenha aquecidos até servir.
Para o pesto bata 1 maço de salsinha, 2 dentes de alho picados e 1/4 de xícara de nozes no liquidificador ou num pilão e adicione azeite até que fique cremoso.
Sirva o pesto sobre os escalopes.

Purê: Faça seu purê da maneira tradicional. Quando estiver pronto, retorne-o à panela, ligue o fogo e junte gorgonzola esfarelado mexendo até que o gorgonzola suma no meio da batata. Eu costumo utilizar 1 xícara de gorgonzola esfarelado para cada quilo de batata.

QUINTA: Penne com lascas de salmão, ervilhas e limão

Receita

Comece grelhando 2 postas de salmão sem pele e temperadas com sal e pimenta e desfazendo-o em lascas. Reserve aquecidas.
Numa panela derreta 2 colheres de manteiga e 1 colher de azeite. Refogue 3 dentes de alho amassados e adicione 1 xícara de ervilhas congeladas. Tempere com sal e pimenta e refogue rapidamente as ervilhas..
Na tigela em que irá servir coloque as lascas de salmão, as ervilhas, raspas e suco de limão, 1 concha da água do cozimento da massa e o penne já cozido. Misture bem e sirva imediatamente.

SEXTA: lombo suíno na cerveja com arroz de espinafre e bacon

Receitas

Lombo: besunte 1 lombo com óleo e tempere-o com sal, pimenta, 4 dentes de alho picados e folhas de louro. Coloque numa tigela grande junto com uma garrafa grande de cerveja, tampe, leve à geladeira e deixe marinar de um dia para outro.

No dia seguinte, retire o lombo da marinada (NÃO jogue a marinada fora), e numa panela grande, doure a carne  de todos os lados. Assim que estiver bem dourada, junte 1 cebola picadinha e 1 colher de sopa de alho picado. Assim que a cebola murchar, coe a marinada e coloque na panela. Tampe a panela e deixe ferver em fogo baixo entre 1 hora e 1:30h, dependendo do tamanho do lombo. Assim que estiver cozido, retire o lombo da panela e fatie-o. Adicione 2 colheres de sopa de mel ao molho, corrija o sal e deixe-o ferver com a panela aberta por 5 minutos. Engrosse o molho com um pouquinho de maisena e sirva sobre o lombo fatiado.

Arroz:cozinhe no vapor 1 maço de espinafre (com talinhos e tudo).  Assim que esfriar, aperte bem para que o espinafre libere todo o líquido que ainda estiver nele. Pique tudo bem miudinho e reserve.

Numa panela aqueça 1 colher de sopa de azeite. Junte 1/2 xícara de bacon picado e deixe fritar até ficar dourado. Acrescente 2 dentes de alho amassados e, assim que o alho começar a dourar, adicione o espinafre preparado.

Finalize com 4 xícaras de arroz já pronto, misture bem e deixe a mistura aquecer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s