Menu semanal: de 10 a 14 de agosto de 2015

Depois de um longo tempo,  já me sinto melhor para retomar a maioria das atividades que eu exercia antes da cirurgia. Aqui em casa tenho feito receitas simples, em sua maioria pratos únicos, já que não aguento cozinhar por muito tempo e nem lavar muita louça.

Estas são sugestões que têm aparecido aqui em nossa mesa. Espero que gostem e aproveitem.

Segunda: SHAKSHUKA

Shakshuka

Shakshuka

Este é um prato sem carne, de origem tunisiana ou algeriana, não consegui uma fonte segura. Ele geralmente é picante mas, se você não gosta ou tem crianças em casa, faça sem pimenta e sirva um molho de pimenta a parte para quem gosta.

Numa panela rasa, como uma frigideira grande ou uma wok aqueça 3 colheres de sopa de óleorefogue 1 cebola grande picada juntamente com 3 dentes de alho também picados até que a cebola fique translúcida. Adicione 1 colher de chá de pimenta caiena em pó e 1/2 colher de chá de cominho. Frite por alguns instantes.

Junte 2 latas de tomate pelado com o suco. Tempere com sal. Desfaça os tomates com uma colher e deixe ferver até que o molho engrosse (uns 15 ou 20 minutos).

Abaixe o fogo e corrija o sal do molho. Em uma tigelinha quebre um ovo (cuidado para não estourar a gema) e coloque com cuidado sobre o molho, repita a operação até que tenha colocado todos os ovos (coloco, em média, 2 ovos por pessoa), tempere-os com sal e pimenta. Tampe a panela e deixe os ovos cozinharem no molho (em média de 7 a 10 minutos, depende do fogão e de como a família gosta da gema.

Desligue o fogo, polvilhe com salsinha picada e sirva com pão sírio ou arroz branco.

 

Terça: ST PETER AO MOLHO DE LARANJA COM GENGIBRE COM ARROZ DE SALSINHA

St Peter com molho de laranja e gengibre

St Peter com molho de laranja e gengibre

Prepare a marinada numa travessa. Junte 2 dentes de alho amassados, 2 colheres de chá de gengibre fresco ralado ou 1 colher de chá de gengibre em pó, raspas e suco de 2 laranjas, 3 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta do reino branca. Misture bem e arrume de 4 a 6 filets de St Peter na marinada. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por aproximadamente 1 hora.

Pré aqueça o forno em 200 graus. Coloque papel manteiga e unte-o com azeite no fundo de um refratário em que caibam os filets sem sobreposição.

Coloque a marinada sobre os filets de peixe e asse por aproximadamente 15 minutos ou até que o peixe esteja cozido.

Sirva o filet de St Peter com arroz branco misturado com salsinha picada regado com o molho que se formou na assadeira.

 

Quarta: LOMBO SUÍNO NA CERVEJA COM PURÊ DE BATATA

Besunte 1 lombo com óleo e tempere-o com sal, pimenta, alho picado e folhas de louro. Coloque numa tigela grande junto com uma garrafa grande de cerveja e deixe marinar de um dia para outro. No dia seguinte, retire o lombo da marinada (NÃO jogue a marinada fora), e numa panela grande, doure a carne  de todos os lados. Assim que estiver bem dourada, junte uma cebola picadinha e 1 colher de sopa de alho picado. Assim que a cebola murchar, coe a marinada e coloque na panela. Tampe a panela e deixe ferver em fogo baixo entre 1 hora e 1:30h, dependendo do tamanho do lombo. Vire o lombo de vez em quando. Assim que estiver cozido, retire o lombo da panela e fatie-o. Adicione 2 colheres de sopa de mel ao molho, corrija o sal e deixe-o ferver com a panela aberta por 5 minutos. Engrosse o molho com um pouquinho de maisena e sirva sobre o lombo fatiado, acompanhado de purê de batata.

 

Quinta: YAKISSOBA

Yakissoba

Yakissoba

Coloque cerca de 350 gr de iscas de carne bovina numa tigela (eu uso filet mignon ou alcatra). Tempere-as com shoyu e maisena. Mexa bem. As iscas devem ficar recobertas por um mingauzinho marrom da mistura do shoyu e da maisena. Deixe marinar por uns minutinhos.
Numa panela grande aqueça um pouco de óleo e frite uma pequena porção das iscas e reserve. Repita a operação até terminarem as iscas.
Na mesma panela coloque mais um pouco de óleo e deixe aquecer bem. Adicione 2 colheres de sopa de gengibre fresco bem picadinho, 1 xícara de cebola em cubos grandes, 1 xícara de pimentão em cubos, 1 xícara de ervilha torta, 1 xícara de shimeji limpo e 1/2 xícara de cenoura em fatias finas. Assim que começarem a tostar, coloque 1/4 de xícara de shoyu e 1/2 xícara de água. Retorne a carne para a panela e deixe ferver. Assim a maisena que a recobre engrossará o shoyu. Se o molho ficar ralo, pode engrossar com um pouco mais de maizena.
Enquanto a carne finaliza, cozinhe macarrão para yakissoba (é parecido com macarrão instantâneo mas o pacote é grande) (se não gostar ou não encontrar faça um espaguete ou sirva com arroz branco).

Assim que cozinhar a massa, coloque-a sobre a carne e misture, polvilhe cebolinha fatiada e sirva imediatamente.

Sexta: HAMBURGUER CASEIRO COM TOMATE CONCASSÉ, MANJERICÃO E MUÇARELA DE BÚFALA

Numa tigela coloque 500gr de fraldinha ou maminha moída (a carne utilizada deve ter um percentual de gordura para que o hambúrguer não fique seco), 1/2 cebola ralada ou processada, sal e pimenta do reino. Misture bem mas sem exagerar para que a carne não vire uma pasta e assim fique duro ao grelhar.
Molde os hambúrgueres utilizando um pratinho de sobremesa ou uma xícara medida para que todos fiquem iguais. Regule a altura de acordo com o gosto da sua família, quanto mais alto, mais mal passado ficará o interior do hambúrguer.
Aqueça bem uma frigideira grande e grossa, coloque um fio de óleo e grelhe os hambúrgueres.
Assim como os bifes, não use garfo, não aperte e não fique virando todo o tempo. Grelhe de 3 a 4 minutos de cada lado. No último minuto, coloque sobre o hambúrguer tomate picadinho com manjericão e muçarela de búfala fatiada. Tampe a frigideira e deixe a muçarela derreter. Sirva no meio de um pão de hamburguer besuntado com maionese e com uma folha de alface.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s