Arroz negro com lulas e vegetais

arroz negro 1

Ontem estava inspirada para fazer um jantar mais sofisticado. Queria que meu marido fosse recebido com um prato chique quando chegasse em casa. rsrs

Lembrei que tinha um arroz negro que ele havia trazido de NY achando que poderíamos encontrar aqui (mas encontramos nos supermercados, tá gente?). Resolvi fazê-lo.

Esta receita tem 3 etapas que podem ser elaboradas praticamente ao mesmo tempo. Quando todas estiverem prontas, juntamos e servimos.

Comece pelo arroz. Coloque 2 xícaras de arroz negro numa panela de pressão. Adicione 4 xícaras de água e 1 colher de sopa de óleo. Tampe e deixe cozinhar por 20 minutos (conte os 20 minutos após a panela começar a chiar). Desligue o fogo, tire a pressão e experimente a textura do arroz. Se estiver macio, mantenha a panela aberta para não continuar cozinhando.

Enquanto o arroz cozinha, em uma panela grande, tipo wok, aqueça 3 colheres de sopa de azeite de oliva. Adicione 1 cebola média picada, 3 dentes de alho picados e refogue até que a cebola fique translúcida. Junte de 1kg a 1,5kg de lulas limpas (se quiser, use só os anéis. Eu gosto dos pequenos tentáculos, fora que acho que dão charme ao prato). Deixe as lulas cozinharem por 3 minutos, tempere com sal e pimenta do reino. Adicione 2 colheres de sopa de salsinha picada e 1/4 de xícara de vinho branco. Deixe cozinhar por mais 2 minutos e desligue o fogo (provavelmente algum líquido terá se formado e ele será utilizado na preparação).

Arroz negro 2

Limpe e corte em pedaços grandes 1 bandejinha de ervilhas tortas (cerca de 200gr), lave e pique 1 abobrinha em pedaços médios. Aqueça 2 colheres de azeite numa frigideira, junte a abobrinha a deixe refogar até começar a dourar. Junte as ervilhas tortas e deixe refogar por mais uns 3 minutos (os vegetais devem ficar bem crocantes). Tempere com sal e pimenta

Assim que as 3 etapas estiverem prontas, coloque o arroz na panela com as lulas e misture delicadamente. Experimente e corrija o sal, já que o arroz foi cozido sem tempero. Junte os vegetais e misture mais uma vez. Coloque raspinhas de limão sobre o prato pronto. Sirva imediatamente.

Se não gosta de lulas, pode substituir com camarões, frango ou salmão defumado, iscas de um peixe que goste. Os vegetais podem ser substituídos pelos que você encontrar na sua geladeira. Berinjela, brócolis, couve-flor, ervilha congelada… Fica uma delícia de qualquer jeito.

E não esqueça de colocar um vinho branco na geladeira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s