Menu semanal de 17 a 21 de agosto de 2015

A semana passada passou voando e estamos nós aqui novamente. O menu ajuda a planejar, fazer compras e fazer o orçamento da semana. Selecionei algumas receitas práticas e gostosas. Espero que gostem.

Tenham todos uma semana de paz.

SEGUNDA: Tortilla assada com espinafre e calabresa

tortilla de forno 2

Numa tigela grande bata 6 ovos até ficarem homogêneos mas sem criarem muita espuma. Misture 1 xícara de leite, 1/2 xícara de parmesão ralado, 1 maço de espinafre cozido, espremido e bem picado, 1/2 xícara de calabresa picada e fritinha ou cubinhos de bacon fritinhos (opcional) e 2 batatas médias em rodelas cozidas. Coloque a mistura num refratário untado com manteiga e leve ao forno até que a superfície fique dourada (entre 30 e 40 minutos). Sirva a seguir acompanhada de uma saladinha.

TERÇA: Espetinhos de frango e vegetais com molho de tahine e arroz cabelo de anjo

  • Espetinhos: corte peito de frango em cubos grandes e tempere com sal, pimenta e alho. Coloque os cubos de frango em espetinhos de madeira alternando com pétalas de cebola e pimentão. Grelhe os espetos até que fiquem douradinhos. Dica 1: Para cozinhar a carne por inteiro sugiro dourar os espetinhos e adicionar um pouco de água na panela. Tampe e deixe a água secar. Dica 2: Para não tostar os espetos de madeira e deixa-los com cheiro ruim, deixe-os de molho em água fria por pelo menos 30 minutos antes de utilizá-los. Reserve.
  • Molho de tahine: 3 colheres de sopa de tahine, 2 colheres de sopa de azeite, 3 colheres de sopa de suco de limão. Se gostar, adicione 1 dente de alho bem picadinho. Misture bem e sirva sobre os espetinhos.
  • Arroz: numa panela aqueça 1 colher de óleo e duas colheres de manteiga.  Junte uma xícara de macarrão cabelo de anjo quebrado. Frite até que fique bem dourado. Retire o macarrão da panela, refogue ali mesmo alho e cebola e junte 2 xícaras de arroz. Frite o arroz por um minuto, retorne o macarrão para a panela, tempere com sal, misture e adicione 5 xícaras de água. Deixe cozinhar com a panela semi tampada até que o arroz esteja macio.

QUARTA: Carne de panela com batatas e arroz de brócolis

carne de panela 2

  • Carne: corte aproximadamente 1kg carne (músculo, acém, paleta – eu usei filet de costela) em pedaços grandes, tempere com sal e pimenta. Na panela de pressão aqueça 2 colheres de óleo. Doure a carne até que fique corada por todos os lados (se quiser facilitar este processo, além de sal e pimenta, salpique açúcar na carne. Junte 1 cebola grande ou 2 cebolas médias picadas e 4 dentes de alho amassados. Deixe que refoguem até que a cebola fique translúcida. adicione 1 xícara de polpa de tomate e 2 xícaras de água. Tampe a panela e leve ao fogo. Depois de 45 minutos que começar a ferver, retire a pressão e abra a panela. Espete a carne com um garfo. Se o garfo entrar na carne facilmente, ela estará cozida. Caso contrário, tampe e deixe ferver por mais 10 minutos. Assim que a carne estiver cozida, adicione de 6 a 8 batatas descascadas e cortadas pela metade se forem grandes. Deixe as batatas cozinharem sem pressão, mexendo de vez em quando. Se secar demais, adicione mais água. Mas o molho não deve ser muito aguado. Assim que as batatas cozinharem, corrija o sal e junte 2 colheres de sopa de salsinha picada. Sirva.
  • Arroz de brócolis: Aqueça 3 colheres de azeite numa panela grande. Junte 3 xícaras de brócolis cozido e bem picado, tempere com sal. Adicione 4 xícaras de arroz cozido e misture delicadamente. Reserve.

Em uma panela pequena coloque 1/2 xícara de óleo. Deixe aquecer. Junte 5 dentes de alho descascados e cortados em lâminas finas. Deixe fritar, mexendo sempre, até que atinja cor de guaraná. Retire as lâminas com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente. Sirva as lâminas de alho sobre o arroz.

QUINTA: Penne parisiense

  • Cozinhe o penne de acordo com as instruções da embalagem.
  • Faça o molho parisiense: Derreta 3 colheres de manteiga. Logo que derreter, coloque 3 colheres de sopa de farinha de trigo (coloque fazendo uma chuvinha, não jogue a farinha toda no mesmo lugar). Mexa com um fouet até que comece a ficar cheirosinho (aproximadamente 3 minutos). Retire a panela do fogo e adicione 2 xícaras de leite GELADO. Mexendo vigorosamente com o fouet enquanto coloca o leite na panela. Volte a panela para o fogo baixo e mexa até que comece a ferver. Se estiver muito grosso, coloque mais leite até atingir a consistência desejada. Tempere com sal e noz moscada. Junte ao molho presunto em cubinhos, ervilha congelada e champignons em lâminas. Sirva sobre o penne cozido com parmesão ralado por cima.

SEXTA: Filet de peixe com redução de shoyu acompanhado de batata doce com manteiga de alho e manjericão:

  • Redução de shoyu: numa panela pequena coloque 1 1/2 xícara de shoyu, 1/2 xícara de saquê, 1/2 xícara de açúcar. Mexa e leve ao fogo alto até que a mistura se reduza à metade do volume original.
  • Manteiga de alho e manjericão: deixe a manteiga em ponto de pomada, misture a ela alho micropicado e folhas de manjericão. Se a manteiga for sem sal, acrescente-o neste momento. Coloque a manteiga temperada sobre um filme plástico e enrole como um salame com diâmetro de uma moeda de R$1. Leve à geladeira e deixe endurecer.
  • Batata doce: lave as batatas e coloque cada uma delas sobre um pedaço grande de papel alumínio (um pedaço para cada batata). Tempere com sal, pimenta do reino e azeite, feche o papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente por 1h ou até que fiquem macias.
  • Grelhe os filets de peixe (pescada, st peter, robalo…)
  • Montagem: retire as batatas do papel alumínio e arrume uma em cada prato, corte ao meio (sem separar as metades) no sentido do comprimento. Corte a manteiga em fatias e coloque uma fatia da manteiga temperada sobre a abertura. Do outro lado coloque o filet de peixe, regue-o com um pouco da redução de shoyu e polvilhe com cebolinha picada. Sirva imediatamente.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s