Menu semanal: de 24 a 28 de agosto de 2015

frango ao curry

Semana se inicia com um friozinho gostoso e, pro isso, privilegiamos alguns pratos quentinhos e reconfortantes para o nosso menu.

SEGUNDA: Creme de ervilha (rápido) com pesto de hortelã

Numa panela, aqueça 2 colheres de sopa de azeite e refogue 1 cebola média cebola e 2 dentes de alho picados. Assim que a cebola ficar transparente junte 3 pacotes de ervilha congelada e 2 batatas descascadas e picadas. Refogue por 1 minuto e acrescente caldo de legumes até que o caldo ultrapasse os vegetais em 3 dedos. Deixe cozinhar até que as batatas estejam macias (cerca de 15 minutos). Depois de esfriar um pouco, bata no liquidificador ou com um mixer. Volte para a panela, corrija o sal e tempere com pimenta do reino.
Para o pesto de hortelã é só bater no liquidificador folhas de hortelã, nozes, alho picado e parmesão ralado e adicionar azeite aos poucos até atingir a consistência de creme.
Coloque a sopa no prato e uma colherada generosa de pesto no centro no momento de servir.

TERÇA: Sobrecoxas douradas com mel e mostarda, couve-flor assada e saladinha

sobrecoxa mel e mostarda 3

Arrume 6 sobrecoxas num refratário e tempere-as com sal e pimenta do reino. Numa tigela a parte misture bem 3 colheres de sopa de mostarda, 1 colher de sopa de mel, 3 dentes de alho espremidos e 1/2 xícara de vinho branco. Distribua o tempero igualmente sobre as sobrecoxas. Deixe marinar por pelo menos 1 hora.

Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 45 minutos ou até o frango ficar dourado e brilhante. Durante o tempo de forno, jogue o molho que se forma no fundo da assadeira sobres as sobrecoxas umas duas vezes.

Para a couve-flor: separe os buquês da couve-flor. Lave e arrume-os num refratário. Tempere com sal, pimenta do reino e azeite de oliva. Leve ao forno por aproximadamente 45 minutos ou até que fiquem bem dourados.

Asse os dois pratos juntos e sua refeição ficará pronta em menos tempo.

QUARTA: St Peter com crosta de parmesão com couscous marroquino ao limão

St Peter: (para 4 filets de St Peter) misture bem numa travessa rasa 3/4 de xícara de parmesão ralado fino, 1/4 de xícara de farinha de rosca, 1 colher de sopa de salsinha picada, pimenta do reino e páprica doce. Besunte os filets com azeite e pressione sobre a mistura de queijo e farinha, pressionando com os dedos para grudar bem dos dois lados. Arrume os filets numa assadeira forrada com papel manteiga e untada com óleo e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 15 minutos ou até a crosta dourar.

Couscous: numa tigela coloque o couscous marroquino cru (1 xícara serve 2 pessoas) e raspas de limão e misture. Coloque para ferver a mesma quantidade de água (se usou 1 xícara de couscous, ferva 1 xícara de água) com um fio de azeite e sal. Assim que levantar fervura, jogue sobre o couscous, mexa e tampe a tigela com um pano limpo. Deixe hidratar por 5 minutos. Tire o pano e solte o couscous com um garfo. Junte o suco de limão, um pouco mais de azeite e corrija o sal. Misture e sirva.

QUINTA: Fuzili a calabresa

fuzili calabresa Clau

Tire o plástico que envolve a linguiça e corte 2 gomos em fatias médias. Coloque as fatias numa panela já aquecida e deixe-as até dourar dos 2 lados (mexa de vez em quando). Assim que dourarem, adicione 3 dentes de alho e 1 cebola média picados. Logo que a cebola ficar translúcida coloque duas caixas de polpa de tomate ou 2 latas de tomate pelado e deixe ferver até o molho apurar. Corrija o sal com cuidado porque a calabresa é bem salgadinha. Adicione 1 colher de açúcar se o molho permanecer azedinho depois de apurado. Junte salsinha picada, mexa e sirva sobre o fuzilli.

SEXTA: Frango ao curry com maçãs

Aqueça 2 colheres de sopa de óleo numa panela e seque 700 gr de iscas de frango. Tempere com sal e pimenta do reino. Junte 3 dentes de alho e 1 cebola grande picados e, logo que a cebola ficar translúcida junte 1 colher de sobremesa de gengibre em pó e 2 colheres de sopa de curry. Mexa bem e coloque 1 garrafinha de leite de coco e 1 caixinha de creme de leite. Deixe ferver até a mistura engrossar um pouco. Corrija o sal e junte 3 maças firmes descascadas e em cubos médios. Assim que a mistura voltar a ferver, junte 1 colher de mel. Verifique a consistência do molho, se estiver muito ralo, engrosse com um pouquinho de maizena. Retire do fogo e sirva com arroz basmati ou uma mistura de arroz branco com ervilhas refogadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s