Ontem fez um dia chuvoso e frio aqui em São Paulo. Para piorar minha situação, tive que passar o dia todo fora de casa. Cheguei perto das 20:30 e tive que improvisar o jantar.
Cacei o que tinha na geladeira e encontrei 2 bandejas de abóbora em cubos e 1 embalagem de linguiça calabresa. Pluft! O jantar estaria pronto em 20 minutos.
Numa panela aqueci 3 colheres de sopa de óleo. Adicionei 1 cebola média picada, 2 dentes de alho picados, aproximadamente 750 gr de abóbora de pescoço e 2 batatas em cubos. Deixei refogar até a cebola ficar translúcida e a abóbora mudar de cor. Temperei com pimenta do reino e 1 folha de louro.
Acrescentei 2 gomos de linguiça calabresa (inteiros) e cobri tudo com água fervendo.
Em fogo baixo deixei cozinhar até a abóbora e a batata ficarem bem macias. Retirei os gomos de linguiça, descartei a folha de louro e bati o que sobrou na panela com um mixer até ficar bem lisinho. (se a mistura ficar um pouco grossa, adicione mais água aos poucos, até atingir o ponto que desejar).
Cortei a linguiça em fatias médias e voltei para a panela. Liguei o fogo e deixei ferver novamente. Experimentei o sal e corriji o necessário. (gosto de colocar o sal no final de tudo porque a linguiça é bem salgadinha e só saberemos o quanto ela adicionará de sal à mistura depois de fatiada).
Servi com parmesão ralado e torradinhas.
Aqueceu todo mundo!!!