Menu semanal: de 01 a 04 de setembro de 2015

Olá queridos. Sei que hoje é terça-feira mas ontem foi impossível publicar o menu para a semana. Peço desculpas.

Mas, mesmo começando na terça, as sugestões ainda podem dar cara nova à comidinha de todo dia.

Vamos lá?

TERÇA: escalopinhos de filet ao pesto de salsinha com purê de batatas ao gorgonzola

Tempere 500gr de escalopes de filet mignon com sal e pimenta e doure-os em uma frigideira com 1 colher de óleo aquecido.

Para o pesto, coloque no liquidificador 1 xícara de salsinha picada, 1/2 xícara de parmesão ralado, 1/4 de xícara de nozes ou a castanha que desejar, 1/2 colher de chá de alho picado e sal. Comece a bater e, enquanto isso, adicione um fio de azeite até que a mistura atinja a consistência de um creme firme. (se preferir, pode fazer o pesto num pilão).

Purê de batatas com gorgonzola: Cozinhe 4 batatas grandes descascadas e cortadas em cubos grandes. Assim que estiverem macias, despreze a água e passe pelo espremedor para fazer o purê.

Retorne o purê para a panela, adicione 2 colheres de sopa de manteiga e aproximadamente 1 xícara de gorgonzola esfarelado. Volte ao fogo e, mexendo sempre, deixe que a manteiga e o queijo derretam na mistura com a batata. Assim que estiver homogêneo, experimente e corrija o sal se for necessário.

Para a montagem ficar chique, faça um montinho de purê no fundo do prato, arrume 1 ou 2 escalopes por cima dele e, por último, com o auxílio de uma colher, deixe o pesto escorrer sobre os escalopes.

QUARTA: Espetinhos de frango e vegetais ao molho de tahine com arroz cabelo de anjo

Espetinhos: corte 500 gr de peito de frango em cubos grandes e tempere com sal, pimenta e 2 dentes de alho amassados. Coloque os cubos de frango em espetinhos de madeira alternando com pétalas de cebola e pimentão cortado em quadrados. Grelhe os espetos até que fiquem douradinhos. Reserve.

Molho de tahine: 3 colheres de sopa de tahine, 2 colheres de sopa de azeite, 3 colheres de sopa de suco de limão. Se gostar, adicione 1 dente de alho bem picadinho. Misture bem e sirva sobre os espetinhos.

Arroz: numa panela aqueça 1 colher de óleo e duas colheres de manteiga.  Junte 1 xícara de macarrão cabelo de anjo quebrado. Frite até que fique bem dourado. Retire o macarrão da panela, refogue ali mesmo 2 dentes de alho e 1 cebola média picados e junte 2 xícaras de arroz. Frite o arroz por um minuto, retorne o macarrão para a panela, tempere com sal, misture e adicione 5 xícaras de água. Deixe cozinhar com a panela semi tampada até que o arroz esteja macio.

QUINTA: Filet de peixe à fiorentina

Tempere os 4 filets de peixe com sal e pimenta do reino branca. Leve-os a uma frigideira quente untada com azeite e grelhe dos dois lados. Reserve.
Na mesma frigideira derreta 2 colheres de manteiga, acrescente 1 colher de sopa cheia de farinha de trigo e deixe a farinha cozinhar um pouco, mexendo sempre. Adicione 1 1/2 xícara de leite gelado de uma única vez e mexa vigorosamente. Junte 1 maço de espinafre cozido no vapor e muito bem picado ao molho, tempere com sal e sirva o molho sobre os filets de peixe grelhados. Sirva com arroz branco e saladinha.

SEXTA: Abobrinha recheada com carne moída, azeitonas e ovo cozido

Corte 3 abobrinhas médias ao meio, no sentido do comprimento. Escave o centro delas com uma colher pequena até que fiquem com a aparência de uma canoa. Coloque-as em água fervendo por 2 minutos, retire-as e arrume-as num refratário untado com óleo.
Para o recheio: refogue a 500 gr carne moída numa panela em 2 colheres de sopa de óleo aquecido. Junte 2 dentes de alho e 1 cebola picados, depois adicione 1/4 de xícara de azeitonas picadas, \2 colheres de sopa de cheiro verde picado, sal e pimenta. Misture bem e adicione 2 ovos cozidos picados.
Recheie as abobrinhas com a carne moída, polvilhe parmesão ralado e leve ao forno para aquecer e derreter o queijo.

Sirva com arroz integral e saladinha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s