Menu semanal: de 08 a 11 de setembro de 2015

IMGP4825

Semana que começa na terça com frio e bastante frio em São Paulo. Caprichei nas receitas mais quentinhas e substanciosas. Espero que gostem e aproveitem.

TERÇA: Sobrecoxas assadas ao limão com arroz de salsinha e parmesão

Tempere 1kg de sobrecoxas com 2 colheres de sopa de óleo, sal, pimenta do reino, 3 dentes de alho picados, 2 colheres de sopa de mel e raspas de 1 limão. Sobre cada uma delas coloque uma fatia de limão e leve ao forno pré aquecido até que fiquem bem douradinhas. Assim que tirar do forno (devem estar bem quentes ainda), jogue um pouco de suco de limão sobre as sobrecoxas e sirva.

Numa panela, misture 2 xícaras de arroz cozido com 3 colheres de sopa de salsinha picada e aqueça. Polvilhe com parmesão ralado fino e sirva imediatamente.

QUARTA: Creme de mandioquinha com iscas de filet mignon orientais

Refogue 1 cebola média e 2 dentes de alho picados em 2 colheres de sopa de óleo. Junte 500gr de mandioquinha e 3 batatas descascadas e picadas e refogue até que a mandioquinha comece a mudar de cor (amarelo mais escuro). Cubra com caldo de legumes até que o líquido fique 3 dedos acima da mandioquinha. Deixe ferver até que a mandioquinha e as batatas estejam bem macias. Bata no liquidificador ou com um mixer até que vire um creme bem lisinho. Volte para a panela, corrija o sal, tempere com pimenta do reino e reserve.
Para a carne: tempere 250gr de iscas de mignon com 2 colheres de sopa de shoyu1 dente de alho picado, 1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado, 1 colher de sopa de peanut butter (opcional) e 1 colher de chá de molho de pimenta (opcional). Deixe marinar por 30 minutos. Aqueça um pouquinho de óleo em uma wok ou panela grande e salteie as iscas aos poucos até que fiquem douradas.
Sirva tudo bem quentinho colocando um pouco de creme de mandioquinha no fundo do prato, uma porção de iscas sobre ele e salsinha picada para finalizar.
Obs. as iscas de mignon podem ser feitas com qualquer tempero.

QUINTA: Espaguete a carbonara

Corte 1 xícara de bacon em cubos. Coloque numa panela quente e deixe que frite na própria gordura até que fique crocante.

Enquanto o espaguete cozinha em água abundante, na tigela em que servirá a massa (deve ser grande) bata ligeiramente com ajuda de um garfo ou de um fouet  6 ovos, adicione 1 xícara de parmesão ralado, e o bacon em cubinhos fritinhos e crocantes. Tempere com pimenta do reino. Assim que a massa estiver cozida, adicione 1 xícara da água do cozimento misture e junte a massa cozida na tigela. Misture bem e sirva imediatamente polvilhada com parmesão.

SEXTA: Risoto de shimeji com brie

Os risotos são feitos sempre da mesma maneira, o preparo básico do arroz e a introdução dos saborizantes no final do cozimento. Por isso, esta receita pode virar um risoto de qualquer sabor. É só seguir os passos.

Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em uma panela de fundo grosso. Adicione 1 cebola média bem picadinha e refogue até ficar translúcida. Junte o arroz arbóreo (eu uso a medida de uma xícara de café de arroz arbóreo cru por pessoa, esta receita é para 4 xícaras de café de arroz cru) e refogue até que o centro de cada grão fique branco e a parte externa dele fique transparente. Cubra a mistura com 1 1/2 xícara de vinho branco e, mexendo sempre, deixe o vinho evaporar.
A partir desta etapa junte caldo de legumes aos poucos (mais ou menos 2 conchas a cada adição), mexa até que a mistura comece a secar para novamente adicionar caldo. Repita a operação até que o arroz arbóreo esteja quase cozido mas ainda fazendo um leve creck quando você o morde (mais ou menos 10 minutos de cozimento).
Quando o arroz estiver neste ponto, junte os saborizantes. Neste caso coloquei 2 bandejas de shimeji já refogado em 2 colheres de sopa de manteiga e 1/2 xícara de chá de vinho branco e temperado com sal e pimenta do reino e 1 1/2 xícara de queijo brie picado. Adicione mais caldo e continue mexendo por mais ou menos 5 minutos ou até o arroz ficar al dente.
Sirva imediatamente pois risoto não espera.
Eu polvilhei com cebolinha francesa picada e fiz um risquinho com redução de balsâmico que é agridoce e quebra um pouquinho do sabor fechado do brie.

Dicas da Clau: se quiser um risoto de frutos do mar ou só de camarão, adicione-os já pré-cozidos, no momento de adicionar os saborizantes. Experimente a combinação alho poró e iscas de filet mignon ou pera com gorgonzola, ficam deliciosos também.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s