Menu semanal: de 14 a 18 de setembro de 2015

O tempo voa e estamos novamente na segunda-feira. Aproveitem o menu e variem o cardápio do dia a dia.

Desejo a todos uma semana de paz.

SEGUNDA: Guizadinho de carne moída, ovo cozido e azeitona com arroz, feijão e saladinha

Cozinhe 2 ovos por 10 minutos (contados a partir do momento que a água ferver), deixe esfriar um pouco descasque e pique em pedaços médios.

Aqueça 2 colheres de sopa de óleo numa panela. Coloque 500gr de carne moída e, mexendo de vez em quando, deixe que seque completamente e fique soltinha e marrom. Adicione 1 cebola pequena picada e 2 dentes de alho amassados. Refogue por 2 ou 3 minutos. Tempere com sal e pimenta.

Depois que a cebola ficar translúcida junte 1/4 de xícara de azeitonas picadas e 2 colheres de sopa de salsinha picada.

Assim que a mistura voltar a ferver, adicione os ovos e mexa delicadamente para não desmanchá-los completamente. Sirva com arroz, feijão e saladinha.

TERÇA: Pescada grelhada com tomatinhos e pesto acompanhada de arroz integral e salada de cenoura com vinagrete de laranja

Pescada: tempere 750gr  filets de pescada com sal e pimenta e grelhe-os numa frigideira com 2 colheres de sopa de azeite. Reserve. Na mesma frigideira aqueça 1 colher de sopa de azeite, refogue 1/2 cebola picadinha e, assim que ela estiver transparente, junte 1 xícara de tomatinhos cereja ou sweet grape inteiros. Coloque um pouco de vinho branco, tempere com sal e pimenta do reino e deixe no fogo até o vinho evaporar e a pele dos tomatinhos começar a abrir. Sirva os tomates sobre os filets de pescada e finalize com uma colher de sopa de pesto.

Pesto: bata no liquidificador 1 maço de manjericão, 3 colheres de sopa de parmesão, 3 colheres de sopa de nozes picadas, 1 colher de chá de alho picado e vá adicionando azeite até ficar um creminho leve. Mais fino que um patê. Experimente e veja se precisa de sal, depende do queijo.

Vinagrete de laranja: coloque numa tigela suco coado de 2 laranjas, 1 colher de sopa de vinagre de maçã, 1 colher de chá de mel, 1 colher de chá de mostarda, sal, pimenta do reino e salsinha picada. Misture bem. Adicione azeite em fio, batendo sempre (movimentos de quem bate ovos para omelete) até que a mistura emulsione e fique com aparência cremosa. Sirva sobre cenoura ralada ou na salada que desejar.

QUARTA: Lombo suíno na cerveja com purê de mandioquinha e salada de brócolis

Besunte 1 lombo com 2 colheres de sopa de óleo e tempere-o com sal, pimenta do reino, 3 dentes de alho picados e 4 folhas de louro. Coloque numa tigela grande junto com 1 garrafa grande de cerveja e deixe marinar de um dia para outro, na geladeira. No dia seguinte, retire o lombo da marinada (NÃO jogue a marinada fora), e numa panela grande com 3 colheres de sopa de óleo, doure a carne  de todos os lados. Assim que estiver bem dourada, junte 1 cebola grande picadinha e 2 dentes de alho picados. Assim que a cebola murchar, coe a marinada e coloque na panela. Tampe a panela e deixe ferver em fogo baixo entre 1 hora e 1:30h, dependendo do tamanho do lombo. Assim que estiver cozido, retire o lombo da panela e fatie-o. Adicione 2 colheres de sopa de mel ao molho, corrija o sal e deixe-o ferver com a panela aberta por 5 minutos. Engrosse o molho com um pouquinho de maisena e sirva sobre o lombo fatiado. Sirva com purê de mandioquinha e salada de brócolis.

Obs. se quiser fazer na panela de pressão siga os mesmos passos, alterando apenas a quantidade de marinada. Em vez de utilizá-la toda coloque apenas metade. Depois de 20 minutos que começar a chiar, retire a pressão, abra a panela e espete a carne para ver se está macia. Caso ainda esteja rígida, repita a operação a cada 5 minutos. Caso perceba que a panela está secando, adicione mais marinada.

QUINTA: Roulet de frango ao gorgonzola com espaguete na manteiga

Cozinhe 1 emabalagem de espaguete de acordo com as instruções na embalagem. Assim que estiver al dente, escorra, volte-o para a panela do cozimento e adicione 1 colher de sopa de manteiga. Reserve.

Coloque (um de cada vez) 750gr de  filets de peito de frango entre 2 plásticos e, com um martelinho, deixe-os bem fininhos. Tempere os filets com sal (pouco porque o gorgonzola já é salgado) e pimenta. Utilize cerca de 150 gramas de gorgonzola e coloque-o esfarelado no meio dos filets e enrole como uma panqueca, prendendo com 1 ou 2 palitos. Aqueça 2 colheres de sopa de óleo numa frigideira grande ou numa panela e doure os filets de todos os lados. Retire-os da panela e reserve. Com 1/2 xícara de vinho branco, raspe o fundo da panela para soltar todos os grudadinhos que o frango deixou, junte 2 caixinhas de creme de leite ou 2 xícaras de molho branco (veja receita abaixo) e, assim que começar a ferver, volte o frango para a panela. Deixe ferver até que esteja cozido e o molho tenha engrossado (aproximadamente 20 minutos). Polvilhe 2 colheres de sopa de cheiro verde picado. (varie o recheio de acordo com os ingredientes que vc tem em casa).

Para servir, arrume o espaguete no fundo do prato, coloque 1 roulet sobre ele e adicione 1/2 concha do molho sobre o prato.

SEXTA: Lasanha de bacalhau

Refogado de bacalhau: numa panela aqueça 3 colheres de sopa de azeite. Junte 1 cebola grande picada e 3 dentes de alho amassados. Assim que a cebola ficar translúcida, adicione 350 gr de bacalhau dessalgado e desfiado e deixe refogar por 2 minutos. Junte 1/2 xícara de azeitonas picadas e 3 colheres de cheiro verde picado. Tempere com sal, se necessário. Reserve.

Molho branco: Derreta 3 colheres de manteiga. Logo que derreter, coloque 3 colheres de sopa de farinha de trigo (coloque fazendo uma chuvinha, não jogue a farinha toda no mesmo lugar). Mexa com um fouet até que comece a ficar cheirosinho. Retire a panela do fogo e adicione 2 xícaras de leite GELADO. Mexendo vigorosamente com o fouet enquanto coloca o leite na panela. Volte a panela para o fogo baixo e mexa até que comece a ferver. Se estiver muito grosso, coloque mais leite até atingir a consistência desejada. Tempere com sal e noz moscada. Reserve.

Montagem: em um refratário alterne camadas de molho branco, massa fresca para lasanha, refogado de bacalhau desfiado e muçarela. A última camada deve ser se muçarela. Leve ao forno pré-aquecido até começar a ferver e a muçarela de cima a dourar.

Sirva bem quente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s