Tagine suíno com couscous marroquino

Tagine suíno 1

Nestas noites mais frias temos vontade de comer comidas quentinhas e com algum molhinho reconfortante, não é mesmo?

No jantar da noite passada eu fiz este prato numa inspiração repentina. Ficou delicioso.

Corte aproximadamente 1kg de lombo suíno em cubos médios.

Aqueça 3 colheres de azeite em uma panela grande e adicione o lombo. Deixe no fogo alto até que os cubos estejam dourados em todos os lados. Adicione 1 cebola grande picada, 3 dentes de alho amassados e 1 colher de sopa de gengibre fresco picado (se for usar gengibre em pó, coloque 1 colher de chá). Deixe refogar até que a cebola esteja macia e a mistura bem aromática. Tempere com sal. Adicione 1/2 colher de chá de canela em pó, 1/2 colher de chá de pimenta caiena (opcional) e 1/2 colher de chá de cominho. Além disso, eu coloquei 1 colher de chá de harissa, que é uma mistura de temperos típica marroquina, mas é opcional. Se for utilizá-la, NÃO coloque a pimenta porque a harissa já é picante. Refogue por 2 minutos.

Junte 1 colher de sopa de mel2 xícaras de suco de laranja coado e 1 xícara de polpa de tomate. Reduza o fogo e deixe a panela aberta para que os líquidos reduzam. Junte 2 cenouras médias cortadas em rodelas de 0,5cm e deixe ferver até começar a amaciar. Junte 2 abobrinhas cortadas em cubos médios e 1 maçã descascada e picada em pedaços pequenos (a maçã vai sumir no molho e deixar um toque adocicado). Tampe a panela e deixe que os vegetais fiquem al dente. Adicione 3 colheres de sopa de salsinha ou coentro picado. Mexa, corrija o sal e desligue o fogo.

Os vegetais podem ser substituídos por couve-flor, brócolis, berinjela, batata, batata doce…. A carne também, você pode usar frango, carne bovina, cordeiro e até peixe.

O couscous marroquino foi feito assim: coloque no fundo de uma tigela grande 2 xícaras de brócolis cozido, 1/4 de xícara de cebolinha picada, raspas de 1 limão e 3 colheres de sopa de azeite. Tempere com sal. Sobre isso, coloque 2 xícaras de trigo para couscous cru. Ferva 2 xícaras de água e verta imediatamente sobre a mistura na tigela. Mexa bem e cubra a tigela com um pano de prato limpo. Deixe repousar por 5 minutos, retire o pano e solte o couscous com um garfo, tempere com suco de 1 limão e adicione mais sal e azeite se julgar necessário.

Coloque um pouco de couscous no fundo de um prato, arrume por cima a carne e os vegetais, complete com o molho do tagine, decore com uma azeitona preta e sirva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s