Arroz de camarão

arroz de camarão 5

Ai gente, este prato lembra muito minha infância e eu amo até hoje.

Nesta semana tinha um pouco de arroz cozido na geladeira e resolvi matar as saudades.

Para servir esta delícia, faça assim:

Cozinhe 3 ovos por 10 minutos contados a partir do momento em que a água ferver. Deixe esfriar, descasque, fatie e reserve.

Numa panela, aqueça 2 colheres de sopa de azeite. Adicione cerca de 700gr de camarões médios limpos, temperados com sal e deixe ficar rosado dos dois lados (se for usar camarão já cozido, não faça esta operação). Retire o camarão da panela juntamente com o caldo, se algum líquido de desprendeu.

Na mesma panela (sem lavar), aqueça mais 2 colheres de sopa de azeite. Adicione 1 cebola média picada e 3 dentes de alho picados. Deixe refogar até que a cebola esteja translúcida. Junte 2 caixas de polpa de tomate, 1 xícara de ervilhas congeladas, 1 xícara de milho verde congelado, 3 colheres de sopa de salsinha picada e 1/2 xícara de azeitonas picadas. Neste momento, adicione também o caldo que se formou no refogado dos camarões, se tiver. Deixe cozinhar até que o molho esteja bem apurado, mais grosso do que costumamos servir no macarrão.

arroz de camarão 4

Assim que estiver no ponto, tempere com sal e pimenta e retorne os camarões para a panela. Deixe levantar fervura e desligue o fogo.

Agora é só montar: num refratário faça camadas com arroz cozido (usei 3 xícaras de arroz cozido) e este molho grossinho de camarão. Termine com o molho de camarão e enfeite com as fatias de ovos.

Você pode servir imediatamente ou fazer um dia antes e guardar na geladeira. No dia em que for servir, deixe o refratário fora da geladeira por 15 minutos, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido até que esteja bem quentinho.

Dica: para saber se um prato está quente no centro quando você o aquece no forno, use uma faca bem fininha e espete, até o fundo, bem no centro do refratário, deixe por alguns segundos e retire. Imediatamente, encoste o dedo na lâmina da faca. Se ela estiver quente, está ok, se ela estiver fria, deixe mais um pouco para ficar bem quentinho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s